8 tendências de mercado para 2022
O mercado continua seu fluxo e determinados assuntos vem se destacando. Acompanhe 8 tendências de mercado para 2022.
2020 e 2021 foram anos desafiadores para milhares de empresas que precisaram se adaptar diante da pandemia e das transformações geradas a partir dela. Para 2022, a transformação digital vem como um fator cada vez mais determinante.
Com o isolamento social, a tecnologia foi usada como um artifício em modelos de trabalho, adaptando o presencial para o virtual, e mudou a forma em que lidamos com os dados, internet, vendas e relações entre humanos e máquinas.
Neste post, vamos falar sobre 8 tendências de mercado para 2022 e a importância de estar atualizado a essa nova realidade. Boa leitura!
1. Exportações
As exportações cresceram bastante em 2021. De acordo com o Governo Federal, o aumento entre janeiro e julho foi de 35,3% em relação ao mesmo período no ano anterior.
O agronegócio ganhou mais evidência e, segundo a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), teve seu maior crescimento em relação ao PIB do setor (Produto Interno Bruto).
Tal resultado pode ser relacionado a desvalorização do real principalmente quanto ao valor da soja e do minério de ferro.
A tendência para 2022 é que as empresas devem continuar a diversificar operações internacionais e a dolarização de seu patrimônio, uma vez que é esperado que o dólar continue em alta. Assim, as exportações seguem favorecidas.
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2. Internacionalização
A Fundação Dom Cabral divulgou um estudo que apontou que empresas brasileiras estão buscando o mercado internacional. Nos últimos oito anos, a internacionalização saiu de 12,9% para 21,6%.
Esse número mostra o interesse de empresários e corporações de garantir outros mercados, além do ganho em outras moedas estrangeiras como dólar, euro e libra esterlina.
Leia também: Como você pode internacionalizar sua empresa?
Outro facilitador para essa mudança é a Lei nº 14.195, sancionada em agosto de 2021, ela tem o objetivo de simplificar a abertura de empresas no país para instituições estrangeiras que pretendem entrar no país e também para nacionais que querem buscar a internacionalização.
3. Fusões e aquisições
Fusões e aquisições crescem no país e continuam como tendência para esse ano. Em 2021, o aumento foi de 44% em relação a 2020, o que reflete uma medida por parte das companhias em unir forças e ter mais segurança nos negócios.
Veja também: Como funciona um Investimento Estrangeiro Direto?
4. Fintechs
As fintechs estão em expansão e muitas pessoas se interessam pelo mercado também como uma maneira de investimento. O Zro Bank é um exemplo de fintech que vem ganhando bastante destaque.
Foi o vencedor da mais importante premiação do setor financeiro, o Prêmio Banking Transformation, realizado há 17 anos pela Cantarino Brasileiro.
É a primeira fintech que vence o prêmio em um projeto envolvendo criptomoedas. A vitória chegou na 17ª edição do prêmio na categoria “Solução Tecnológica Disruptiva”, com o caso “Chatbank Multimoedas”.
5. LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados
Os nossos dados fazem parte de sites e endereços eletrônicos que acessamos, por isso, a Lei Geral de Proteção de Dados é tão necessária.
A lei tem o intuito de proteger dados pessoais e garantir normas e práticas para que essas informações sejam protegidas em meios físicos e digitais.
A B&T tem uma página em seu site dedicada a falar sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Conheça nosso trabalho de privacidade corporativa.
6. Robôs e humanos cada vez mais unidos
Computação e inteligência artificial são apostas para tarefas repetitivas e outras que ficaram ociosas pelo afastamento de pessoas em decorrência da pandemia. Então, máquinas ocupando funções é um cenário para os próximos períodos.
A automatização, inclusive, é uma tendência para o comércio exterior. Você pode saber mais sobre o assunto nesse outro post do nosso blog. Veja aqui!
7. Governança ambiental, Social e Corporativa (ESG)
Preservar o meio-ambiente é um tema importante e com as mudanças climáticas, o mercado cobra por instituições com essa preocupação e que tomem atitudes para a proteção da natureza.
Um retrato desse panorama é que o investimento em empresas sustentáveis cresceu e o fundos ESG, empresas verdes, no mercado financeiro é cada vez mais estratégico.
Leia também: B&T é uma empresa Amiga da Criança pela Fundação Abrinq
8. Setor de vendas ainda mais preocupado com o cliente
Redes sociais são um canal de venda fundamental e o hábito de procurar uma marca ou um produto pelas redes foi um hábito que se desenvolveu bastante ultimamente.
Então, o setor de vendas deve se aproximar ainda mais desses canais e o atendimento consultivo, para entender qual solução é necessária para o cliente. Assim, a experiência é um ponto fundamental para tornar o processo de venda o mais próximo e confortável para o usuário.
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