8 tendências de mercado para 2022 8 tendências de mercado para 2022

8 tendências de mercado para 2022

Por: | 12 de janeiro de 2022 |

O mercado continua seu fluxo e determinados assuntos vem se destacando. Acompanhe 8 tendências de mercado para 2022.

2020 e 2021 foram anos desafiadores para milhares de empresas que precisaram se adaptar diante da pandemia e das transformações geradas a partir dela. Para 2022, a transformação digital vem como um fator cada vez mais determinante.

Com o isolamento social, a tecnologia foi usada como um artifício em modelos de trabalho, adaptando o presencial para o virtual, e mudou a forma em que lidamos com os dados, internet, vendas e relações entre humanos e máquinas.

Neste post, vamos falar sobre 8 tendências de mercado para 2022 e a importância de estar atualizado a essa nova realidade. Boa leitura!

1. Exportações

As exportações cresceram bastante em 2021. De acordo com o Governo Federal, o aumento entre janeiro e julho foi de 35,3% em relação ao mesmo período no ano anterior.

O agronegócio ganhou mais evidência e, segundo a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), teve seu maior crescimento em relação ao PIB do setor (Produto Interno Bruto). 

Tal resultado pode ser relacionado a desvalorização do real principalmente quanto ao valor da soja e do minério de ferro.

A tendência para 2022 é que as empresas devem continuar a diversificar operações internacionais e a dolarização de seu patrimônio, uma vez que é esperado que o dólar continue em alta. Assim, as exportações seguem favorecidas.

Se você deseja saber como dolarizar o seu patrimônio e ter o melhor serviço em câmbio, clique aqui.

2. Internacionalização

A Fundação Dom Cabral divulgou um estudo que apontou que empresas brasileiras estão buscando o mercado internacional. Nos últimos oito anos, a internacionalização saiu de 12,9% para 21,6%

Esse número mostra o interesse de empresários e corporações de garantir outros mercados, além do ganho em outras moedas estrangeiras como dólar, euro e libra esterlina. 

Leia também: Como você pode internacionalizar sua empresa?

Outro facilitador para essa mudança é a Lei nº 14.195, sancionada em agosto de 2021, ela tem o objetivo de simplificar a abertura de empresas no país para instituições estrangeiras que pretendem entrar no país e também para nacionais que querem buscar a internacionalização.

3. Fusões e aquisições

Fusões e aquisições crescem no país e continuam como tendência para esse ano. Em 2021, o aumento foi de 44% em relação a 2020, o que reflete uma medida por parte das companhias em unir forças e ter mais segurança nos negócios.

Veja também: Como funciona um Investimento Estrangeiro Direto?

4. Fintechs

As fintechs estão em expansão e muitas pessoas se interessam pelo mercado também como uma maneira de investimento. O Zro Bank é um exemplo de fintech que vem ganhando bastante destaque. 

Foi o vencedor da mais importante premiação do setor financeiro, o Prêmio Banking Transformation, realizado há 17 anos pela Cantarino Brasileiro. 

É a primeira fintech que vence o prêmio em um projeto envolvendo criptomoedas. A vitória chegou na 17ª edição do prêmio na categoria “Solução Tecnológica Disruptiva”, com o caso “Chatbank Multimoedas”.

5. LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados

Os nossos dados fazem parte de sites e endereços eletrônicos que acessamos, por isso, a Lei Geral de Proteção de Dados é tão necessária.

A lei tem o intuito de proteger dados pessoais e garantir normas e práticas para que essas informações sejam protegidas em meios físicos e digitais.

A B&T tem uma página em seu site dedicada a falar sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Conheça nosso trabalho de privacidade corporativa.

6. Robôs e humanos cada vez mais unidos

Computação e inteligência artificial são apostas para tarefas repetitivas e outras que ficaram ociosas pelo afastamento de pessoas em decorrência da pandemia. Então, máquinas ocupando funções é um cenário para os próximos períodos. 

A automatização, inclusive, é uma tendência para o comércio exterior. Você pode saber mais sobre o assunto nesse outro post do nosso blog. Veja aqui!

7. Governança ambiental, Social e Corporativa (ESG)

Preservar o meio-ambiente é um tema importante e com as mudanças climáticas, o mercado cobra por instituições com essa preocupação e que tomem atitudes para a proteção da natureza.

Um retrato desse panorama é que o investimento em empresas sustentáveis cresceu e o fundos ESG, empresas verdes, no mercado financeiro é cada vez mais estratégico.

Leia também: B&T é uma empresa Amiga da Criança pela Fundação Abrinq

8. Setor de vendas ainda mais preocupado com o cliente

Redes sociais são um canal de venda fundamental e o hábito de procurar uma marca ou um produto pelas redes foi um hábito que se desenvolveu bastante ultimamente. 

Então, o setor de vendas deve se aproximar ainda mais desses canais e o atendimento consultivo, para entender qual solução é necessária para o cliente. Assim, a experiência é um ponto fundamental para tornar o processo de venda o mais próximo e confortável para o usuário.

Conheça sobre a B&T

A B&T Câmbio é uma referência no mercado de câmbio e já atendeu mais de 1 milhão de clientes e mais de 12 mil empresas. Você pode efetuar e receber pagamentos internacionais, dolarizar seu patrimônio, comprar moedas estrangeiras, internacionalizar sua empresa, e muito mais.

Somos a maior corretora de câmbio do Brasil e contamos com uma economia de até 70% nos custos de câmbio se compararmos aos bancos.

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