Entenda o temido IOF

Por: | 14 de janeiro de 2019 |

IOF é a sigla para Imposto sobre Operações Financeiras, mas o nome completo é “Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários”.
O IOF foi implementado, da forma como está hoje, em 94, por Itamar Franco, mas já era previsto na Constituição de 88.

Esse imposto é pago tanto por pessoas físicas quanto jurídicas (empresas).

O IOF é um imposto regulatório, que além de arrecadar para a União, tem a função de regular a atividade econômica, controlando a oferta e a demanda de crédito no país.

É um imposto de fácil alteração, o que dá ao governo um pouco de poder para controlar o mercado e tornou-se também uma das ferramentas para estabilizar a inflação.

As alíquotas do IOF não são fixas. Elas variam conforme a operação efetuada. Veja os principais serviços sujeitos ao IOF e a alíquota cobrada, considerando as operações de pessoas físicas:

  • Compras internacionais com cartões: 6,38%
  • Câmbio (com pra ou venda de moeda estrangeira): 1,1%
  • Rotativo do cartão de crédito e cheque especial: 0,38% mais 0,082%/dia
  • Empréstimos e financiamentos: 0,38% mais 0,082%/dia
  • Seguros: a partir de 0,38%
  • Investimentos: de zero a 96% dos rendimentos – o investidor está sujeito ao pagamento de IOF caso retire o dinheiro menos de 30 dias após o depósito. Tesouro Direto e CDBs são investimentos sujeitos a essa tabela. A poupança, por outro lado, é isenta.

Por ser um imposto regulatório, o IOF pode ser alterado a qualquer momento, sem que essa mudança seja aprovada no Congresso Nacional.

Na B&T você encontra atendimento personalizado para te ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas. Conte com corretora nº1 em operações de câmbio no Brasil.

Fonte: uol.com.br

Últimos Posts

Confira 4 dicas sobre envio e recebimento de dinheiro do exterior

Por: | 16 de fevereiro de 2024

Enviar e receber dinheiro do exterior pode ser bem mais fácil do que muitos pensam. No entanto, é importante tomar alguns cuidados na hora de fazer sua operação. Neste conteúdo, vamos te dar 4 dicas para realizar suas transferências internacionais e ter uma experiência livre de preocupações. Vamos lá? Boa leitura! 1. Escolha a melhor […]

Ler Matéria

Como se planejar para uma viagem em família?

Por: | 2 de fevereiro de 2024

Planejar uma viagem em família para o exterior pode ser muito divertido, mas envolve alguns desafios. É importante pesquisar muito bem para não ter imprevistos, além de garantir a segurança e a alegria de toda a família. Nesse artigo vamos te dar 7 dicas para acertar no seu planejamento e realizar a melhor viagem de […]

Ler Matéria

Como obter a melhor cotação na tarifa de câmbio?

Por: | 19 de janeiro de 2024

Seja para viagens, comércio ou investimento, obter a melhor cotação na tarifa de câmbio é crucial para quem precisa realizar transações internacionais. Antes de realizar qualquer operação, é importante considerar todas as opções relevantes e escolher aquela que mais se adequa à sua realidade financeira. Nesse artigo, separamos algumas dicas que podem te ajudar a […]

Ler Matéria