Entenda o temido IOF

Por: | 14 de janeiro de 2019 |

IOF é a sigla para Imposto sobre Operações Financeiras, mas o nome completo é “Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários”.
O IOF foi implementado, da forma como está hoje, em 94, por Itamar Franco, mas já era previsto na Constituição de 88.

Esse imposto é pago tanto por pessoas físicas quanto jurídicas (empresas).

O IOF é um imposto regulatório, que além de arrecadar para a União, tem a função de regular a atividade econômica, controlando a oferta e a demanda de crédito no país.

É um imposto de fácil alteração, o que dá ao governo um pouco de poder para controlar o mercado e tornou-se também uma das ferramentas para estabilizar a inflação.

As alíquotas do IOF não são fixas. Elas variam conforme a operação efetuada. Veja os principais serviços sujeitos ao IOF e a alíquota cobrada, considerando as operações de pessoas físicas:

  • Compras internacionais com cartões: 6,38%
  • Câmbio (com pra ou venda de moeda estrangeira): 1,1%
  • Rotativo do cartão de crédito e cheque especial: 0,38% mais 0,082%/dia
  • Empréstimos e financiamentos: 0,38% mais 0,082%/dia
  • Seguros: a partir de 0,38%
  • Investimentos: de zero a 96% dos rendimentos – o investidor está sujeito ao pagamento de IOF caso retire o dinheiro menos de 30 dias após o depósito. Tesouro Direto e CDBs são investimentos sujeitos a essa tabela. A poupança, por outro lado, é isenta.

Por ser um imposto regulatório, o IOF pode ser alterado a qualquer momento, sem que essa mudança seja aprovada no Congresso Nacional.

Na B&T você encontra atendimento personalizado para te ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas. Conte com corretora nº1 em operações de câmbio no Brasil.

Fonte: uol.com.br

Últimos Posts

Estratégias de proteção contra a volatilidade cambial

Por: | 24 de outubro de 2024

A volatilidade cambial é um desafio constante para empresas que operam no mercado internacional, pois oscilações nas taxas de câmbio podem impactar diretamente os custos, receitas e margens de lucro. Para mitigar esses riscos, é fundamental adotar estratégias eficazes de proteção cambial. Aqui estão algumas das principais: Contratos de Hedge Cambial Uma das estratégias mais […]

Ler Matéria

Boletim B&T Câmbio – Outubro

Por: | 10 de outubro de 2024

Visão do especialista Com Diego Gardi – Gerente da B&T Câmbio e Analista de Investimentos O que esperar do câmbio no último trimestre do ano? As últimas semanas foram movimentadas nas economias globais, com decisões importantes sobre juros nos EUA, a China anunciando pacotes de estímulos e, no cenário doméstico, a reunião do Copom (Comitê […]

Ler Matéria

Tipos de intercâmbio: veja a diferença entre 4 opções existentes

Por: | 30 de setembro de 2024

Se você sonha em morar fora do país, conhecer outras culturas ou aprender novos idiomas, você precisa conhecer os principais tipos de intercâmbio que existem. Fazer um intercâmbio é uma excelente oportunidade para se desenvolver pessoal e profissionalmente. Afinal, você vai conhecer pessoas de outras culturas e vai poder vivenciar experiências diferentes que vão te […]

Ler Matéria