Drex: veja 6 curiosidades sobre a moeda digital do BC Drex: veja 6 curiosidades sobre a moeda digital do BC

Drex: veja 6 curiosidades sobre a moeda digital do BC

Por: | 25 de setembro de 2023 |

O nome da nova moeda digital foi divulgado e com essa notícia surgem muitas dúvidas. O que é o Drex e como ele vai funcionar? O real digital, que será controlado pelo Banco Central do Brasil, é uma CBDC e vai entrar em operação em 2024.

Confira algumas curiosidades sobre a moeda digital.

  1. O que é DREX?

É o nome da moeda brasileira em formato digital. A CBDC tem o mesmo valor do real tradicional e é regulada e emitida pelo Banco Central. Além disso, o Drex tem as mesmas garantias do real tradicional, porém depende de um banco ou de outra instituição para ser utilizado.

  1. O que é uma CBDC?

É a sigla para Central Bank Digital Currency, em português, Moeda Digital do Banco Central. É uma representação virtual da moeda de um país. A CBDC é regulamentada e fiscalizada pela autoridade monetária do país e pode ser utilizada para compra de imóveis, pagamentos, investimentos e outras operações financeiras.

  1.   O real vai deixar de existir?

Não! O objetivo da moeda digital é promover novos modelos de negócios, de forma mais segura e inteligente. Porém, ela terá o mesmo valor do real tradicional e não vai substitui-lo, pois cada um possui um meio a ser utilizado, assim como outras formas de pagamento como cheque, cartão, TED e pix.

  1.   Como o Drex vai funcionar?

‍O dinheiro será depositado na carteira virtual do cliente, em um banco ou instituição financeira, e convertido em Drex por meio da tokenização (conversão de ativo real em ativo digital). O processo não envolve taxas, por isso, ao depositar R$1 o cliente terá 1 Drex.

  1.   Como a moeda digital pode afetar o mercado?

O Drex será um grande aliado para transações financeiras de grande volume e operações mais complexas, visto que nele há um nível de segurança maior em relação às transações atuais.

  1.   O Drex pode impactar na cotação do câmbio?

Como o real digital terá o mesmo valor do real tradicional, não haverá diferença entre um e outro quando o assunto for cotação de câmbio.

Leia também: Os impactos do real digital, conheça o projeto do Banco Central do Brasil

 

Últimos Posts

Boletim B&T XP – Janeiro

Por: | 14 de janeiro de 2025

Visão do Especialista Com Diego Costa | Head de Câmbio da B&T XP – Regiões Norte e Nordeste Transforme incertezas em oportunidades neste ano O ano de 2024 começou com uma projeção otimista: dólar a R$ 5,00, Selic em 9% a.a. e IPCA em 3,9%. Um cenário favorável, sem dúvida, mas que rapidamente se desfez, […]

Ler Matéria

Como proteger a sua empresa das oscilações cambiais?

Por: | 26 de dezembro de 2024

Se você atua no mercado internacional, sabe que as variações cambiais podem trazer grandes desafios para a sua empresa. As flutuações nas taxas de câmbio podem afetar desde os custos de produção até a precificação de produtos e serviços, impactando diretamente sua lucratividade. Mas não se preocupe! Existem estratégias práticas e eficazes para proteger o […]

Ler Matéria

NDF: O que é e como funciona?

Por: | 18 de dezembro de 2024

Nas operações em que grandes volumes são movimentados, é necessário prever como as moedas estrangeiras vão se comportar em relação à moeda local. Isso acontece porque as variações no câmbio podem impactar diretamente os custos e os lucros dos produtos. O NDF é uma estratégia flexível que tem como objetivo proteger o seu patrimônio contra […]

Ler Matéria