Drex: veja 6 curiosidades sobre a moeda digital do BC Drex: veja 6 curiosidades sobre a moeda digital do BC

Drex: veja 6 curiosidades sobre a moeda digital do BC

Por: | 25 de setembro de 2023 |

O nome da nova moeda digital foi divulgado e com essa notícia surgem muitas dúvidas. O que é o Drex e como ele vai funcionar? O real digital, que será controlado pelo Banco Central do Brasil, é uma CBDC e vai entrar em operação em 2024.

Confira algumas curiosidades sobre a moeda digital.

  1. O que é DREX?

É o nome da moeda brasileira em formato digital. A CBDC tem o mesmo valor do real tradicional e é regulada e emitida pelo Banco Central. Além disso, o Drex tem as mesmas garantias do real tradicional, porém depende de um banco ou de outra instituição para ser utilizado.

  1. O que é uma CBDC?

É a sigla para Central Bank Digital Currency, em português, Moeda Digital do Banco Central. É uma representação virtual da moeda de um país. A CBDC é regulamentada e fiscalizada pela autoridade monetária do país e pode ser utilizada para compra de imóveis, pagamentos, investimentos e outras operações financeiras.

  1.   O real vai deixar de existir?

Não! O objetivo da moeda digital é promover novos modelos de negócios, de forma mais segura e inteligente. Porém, ela terá o mesmo valor do real tradicional e não vai substitui-lo, pois cada um possui um meio a ser utilizado, assim como outras formas de pagamento como cheque, cartão, TED e pix.

  1.   Como o Drex vai funcionar?

‍O dinheiro será depositado na carteira virtual do cliente, em um banco ou instituição financeira, e convertido em Drex por meio da tokenização (conversão de ativo real em ativo digital). O processo não envolve taxas, por isso, ao depositar R$1 o cliente terá 1 Drex.

  1.   Como a moeda digital pode afetar o mercado?

O Drex será um grande aliado para transações financeiras de grande volume e operações mais complexas, visto que nele há um nível de segurança maior em relação às transações atuais.

  1.   O Drex pode impactar na cotação do câmbio?

Como o real digital terá o mesmo valor do real tradicional, não haverá diferença entre um e outro quando o assunto for cotação de câmbio.

Leia também: Os impactos do real digital, conheça o projeto do Banco Central do Brasil

 

Últimos Posts

Conheça o Visto EB-5 de investidor: o caminho para se tornar residente nos EUA

Por: | 7 de junho de 2024

O sonho de viver nos Estados Unidos é compartilhado por muitas pessoas ao redor do mundo. Seja pela qualidade de vida, pelas oportunidades de negócios ou pelo desejo de oferecer um futuro melhor para a família, o país continua atraindo imigrantes de todas as partes. Uma das maneiras mais eficazes e rápidas de alcançar o […]

Ler Matéria

Intercâmbio no Canadá: veja 6 motivos para escolher o país

Por: | 29 de maio de 2024

Se você pensa em fazer um intercâmbio certamente já colocou o Canadá como uma de suas opções. Seja para estudar ou trabalhar, o país é uma excelente escolha para imigrantes. Selecionamos aqui 6 motivos que vão te ajudar a decidir se o Canadá será o seu próximo destino! O Canadá é o segundo maior país […]

Ler Matéria

Receba dinheiro de qualquer lugar do mundo com o IZZI!

Por: | 24 de maio de 2024

Com a nova funcionalidade do app IZZI Transferências Internacionais é possível receber dinheiro do mundo todo, de conta para conta em até 14 moedas diferentes.  A nova função chegou para facilitar ainda mais a sua vida financeira! Com ela você pode receber dinheiro tanto de pessoa jurídica quanto de pessoa física (sendo da mesma titularidade […]

Ler Matéria