Eleição nos Estados Unidos. Saiba como funciona o sistema eleitoral americano. Eleição nos Estados Unidos. Saiba como funciona o sistema eleitoral americano.

Eleição nos Estados Unidos. Saiba como funciona o sistema eleitoral americano.

Por: | 6 de novembro de 2020 |

A eleição norte-americana está finalmente entrando em sua reta final, e logo já se saberá quem será o próximo presidente dos Estados Unidos. 🇺🇸

Apesar de ser uma república presidencialista, assim como o Brasil, a eleição dos Estados Unidos é bastante diferente da nossa, como dá para perceber ao acompanhar o processo de apuração de votos – que já dura mais de dois dias.

Mas você sabe como funciona o sistema eleitoral por lá?

Diferente do Brasil, a eleição presidencial dos EUA não é decidida pela maioria dos votos diretos. Ou seja, o que pode acontecer (como já aconteceu) é que um candidato tenha mais votos individuais, mas que isso não seja suficiente para elegê-lo para o cargo.

Isso acontece porque os norte-americanos adotam um sistema chamado de Colégio Eleitoral, em que cada um dos 50 estados ganha um certo número de delegados de acordo com o tamanho de sua população e representação no Congresso. Dessa forma, para se tornar presidente, o candidato precisa conquistar 270 dos 538 delegados em disputa.

O peso dos estados
A Califórnia, por exemplo, é o estado americano mais populoso, com quase 40 milhões de habitantes, o que faz ele ter um peso consideravelmente maior com 55 delegados. Os outros estados de maior peso são o Texas, com 38 delegados; Nova York e Flórida, com 29; Illinois e Pensilvânia, com 20.

Outro fator importante para a eleição é que, com exceção de Maine e Nebraska, os outros estados adotam um sistema de “winner take all”, onde o candidato que ganha a maioria dos votos em um estado leva todos os seus delegados. E é exatamente isso que permite que um candidato seja o mais votado, mas não o eleito.

Existem estados que são tradicionalmente democratas, como é caso da Califórnia e Nova York, e outros que são republicanos, como o Texas. Por isso, a disputa fica bastante concentrada nos chamados “estados-pêndulos” (ou “swing states”), que podem mudar de lado dependendo da eleição.

Tempo de apuração
O que também vale destacar é que o voto na eleição norte-americana não é obrigatório, não é feito de forma eletrônica e permite que o eleitor envie o seu voto através do correio. Ou seja, toda a contagem é feita manualmente.

Outra diferença é que cada estado tem suas próprias regras de votação e apuração, além de ser permitido pedidos de interrupção ou recontagem das cédulas.

Por esses fatores, o período de apuração varia bastante de um estado para o outro, o que permite que o resultado geral possa demorar dias ou até semanas para sair.

Apesar de muitas diferenças com o processo eleitoral brasileiro, é muito importante ficar de olho no resultado da eleição norte-americana porque ela tem impacto direto em diversas questões de contexto mundial.

Então, fique ligado na B&T, que a gente te atualiza sobre todas essas questões importantes! 💚

Últimos Posts

Tipos de intercâmbio: veja a diferença entre 4 opções existentes

Por: | 30 de setembro de 2024

Se você sonha em morar fora do país, conhecer outras culturas ou aprender novos idiomas, você precisa conhecer os principais tipos de intercâmbio que existem. Fazer um intercâmbio é uma excelente oportunidade para se desenvolver pessoal e profissionalmente. Afinal, você vai conhecer pessoas de outras culturas e vai poder vivenciar experiências diferentes que vão te […]

Ler Matéria

Boletim B&T Câmbio – Setembro

Por: | 16 de setembro de 2024

Visão do especialista Com Diego Costa – Head de Câmbio da B&T – Norte e Nordeste Qual a expectativa para a última Super Quarta do ano? Veja o que esperar. Com a última “Super Quarta” de 2024 se aproximando, o mercado financeiro aguarda ansiosamente as decisões de política monetária dos Estados Unidos e seus impactos […]

Ler Matéria

Onde investir para proteger o seu patrimônio?

Por: | 11 de setembro de 2024

Para aumentar a segurança do seu patrimônio, é fundamental que você, como investidor, tenha uma parte dos seus recursos em dólar.  O dólar é a moeda mais forte do mundo, e grande parte dos produtos que consumimos no nosso país está diretamente ligada ao preço da moeda americana.  No artigo de hoje, você vai conhecer […]

Ler Matéria