Conheça as principais operações de câmbio e os termos utilizados nesse mercado
As funções das operações de câmbio podem parecer confusas para pessoas que não têm contato direto ou constante com o assunto, mas é sempre bom conhecer os pontos principais. Isso vai permitir entender a variação de preço de determinados produtos, saber como comprar uma moeda para realizar uma viagem ao exterior, receber uma transferência ou enviar dinheiro para alguém que está em outro país.
⠀⠀
É assim que as operações de câmbio fazem parte de um mercado importante para o sistema financeiro. E cada serviço oferecido facilita tanto a rotina de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas.
⠀⠀
Abaixo, tire suas dúvidas, saiba os tipos de operações de câmbio e veja as informações necessárias para que você fique mais tranquilo ao realizar uma transação ou lidar com essa área.
Tipos de operações de Câmbio
⠀⠀
Compra e venda de moeda estrangeira
Vai viajar para o exterior? Então esse serviço é fundamental. É por meio dele que será possível comprar a moeda do país de destino. Geralmente, esse produto é bastante popular em casas de câmbio e é comercializado pelo valor do câmbio turismo.
A taxa de câmbio fica responsável pelo valor da conversão da moeda nacional para a estrangeira e muda constantemente, já que é afetada pelo mercado financeiro e econômico. Por isso, o planejamento é vital para quem planeja comprar moedas em espécie. Veja aqui como fazer isso com economia.
Remessas internacionais – envios
A transferência de dinheiro para o exterior é uma modalidade bastante comum e procurada principalmente por quem tem filho fazendo intercâmbio e algum parente ou amigo em outro país. Essa operação é feita por uma instituição financeira autorizada e permite o envio do valor em moeda estrangeira.
O que muitas pessoas não sabem é que envios de até USD 3.000 (três mil dólares americanos) podem ser feitos por aplicativo e não precisam de documentação comprobatória como o IR (Imposto de Renda). No entanto, se o seu envio superar esse valor, é necessário contar com a ajuda de uma corretora de câmbio, por exemplo.
Remessas internacionais – recebimento
Receber dinheiro do exterior também é uma prática recorrente. Em alguns casos, há familiares trabalhando em outro país e enviando uma ajuda de custo, pessoas que estão viajando e precisam fazer a remessa para alguém que ficou no Brasil, etc. Essa é uma solução simples que facilita a rotina de seus usuários.
Só tenha atenção sobre cobranças no recebimento, visto que algumas instituições financeiras cobram taxas altas sobre o valor para receber uma transferência internacional.
Escrevemos um post falando mais sobre como enviar e receber dinheiro para/do exterior e informamos mais detalhadamente sobre taxas e impostos. Confira aqui.
Cartão pré-pago internacional
Voltando ao assunto de viagens internacionais, o cartão pré-pago internacional é uma opção que funciona como um cartão de débito em que é possível recarregar em mais de uma moeda estrangeira e usar o dinheiro para fazer compras e saques.
Além disso, não é necessário ter conta corrente em nenhum banco para obter o cartão e ainda, você tem proteção para variação cambial, uma vez que leva em consideração a taxa de câmbio do dia da recarga.
Termos do mercado de câmbio
Quem já está acostumado a viajar para o exterior ou tem certa proximidade com o mercado financeiro encontra familiaridade em alguns termos de câmbio. Mas quem é leigo no assunto pode encontrar dificuldade para entender alguns tipos de operações de câmbio e nomes, o que pode acabar influenciando nas escolhas e na compreensão de uma oportunidade.
⠀⠀
Para ajudar, listamos nomes que são comuns nessa área:
⠀
• Taxa de câmbio
Essa taxa existe a partir da relação entre duas moedas de diferentes países. Para saber qual a taxa de câmbio, é necessário medir em unidade ou centavos o preço da moeda estrangeira para a moeda nacional. Assim é possível saber com quanto de uma poderá ser obtido a outra. Lembrando que a variação ocorre diariamente.
⠀⠀
• Câmbio fixo
Essa é uma política cambial que tem muitas vezes como objetivo conter a inflação. Nela, como o próprio nome diz, o valor de uma moeda é fixado em relação a uma moeda estrangeira. O câmbio fixo está presente na economia de alguns países.
⠀
• Câmbio flutuante
Presente na maior parte do mundo, o câmbio flutuante acontece quando o Banco Central controla a taxa básica de juros e a base monetária. Essa modalidade, que é adotada pelo Brasil, faz com que o mercado financeiro tenha autonomia e regule as cotações, dando mais liberdade e atualizando de acordo com a oferta e demanda no mercado.
⠀
• Câmbio ou dólar turismo
É a cotação aplicada na compra e venda de moeda estrangeira e em algumas transferências internacionais de menor quantia. Seus valores e características tendem a se diferenciar por conta de custos administrativos e financeiros que fazem parte dessa estrutura, o que faz o câmbio turismo ser mais caro do que o comercial.
⠀⠀
• Câmbio ou dólar comercial
Para transferências financeiras, negociação de serviços, exportação ou importação, câmbio comercial é a cotação utilizada. De forma resumida, o termo é relacionado ao mercado internacional e às movimentações comerciais entre empresas. A taxa de conversão é definida pela oferta do mercado e procura da moeda.
Conheça sobre a B&T Câmbio
A B&T é uma corretora de câmbio com 28 anos no mercado e já atendeu mais de 1 milhão de clientes e mais de 12 mil empresas. A instituição é conhecida pela alta taxa de recomendação entre quem opta pelo seus produtos e serviços que abrangem câmbio turismo e comercial.
Somos a maior corretora de câmbio do Brasil e contamos com uma rede de 200 lojas de câmbio espalhadas por todas as regiões do país, próprias e de correspondentes. Oferecemos soluções para pessoas físicas e jurídicas com eficiência, segurança e qualidade.
Analise as taxas e os custos das operações e veja como a B&T Câmbio pode proporcionar um serviço rápido e qualificado. Aqui, você ainda pode parcelar o seu câmbio em até 36x no cartão de crédito!