De Open Banking para Open Finance novidades para o mercado de câmbio De Open Banking para Open Finance novidades para o mercado de câmbio

De Open Banking para Open Finance: novidades para o mercado de câmbio

Por: | 14 de abril de 2022 |

No dia 24 de março de 2022, o antigo Open Banking deu início a uma nova etapa como Open Finance. A mudança foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

O Open Finance tem a proposta de expandir a forma como são compartilhados dados com instituições financeiras, o que irá permitir maior troca de informações entre clientes e as empresas envolvidas nas operações.

Vale lembrar que o Open Banking era mais voltado para uma abertura do sistema financeiro em serviços e dados em bancos, com uma iniciativa mais tradicional. Já o Open Finance, amplia essa estratégia e atinge outras áreas como o câmbio, investimentos, credenciamento, seguros e previdência.

No Open Banking também era possível para o cliente levar suas informações para outra instituição, sem que o processo tivesse que partir do início.

Se você quer saber mais sobre o tema, continue acompanhando este conteúdo.

O que muda com o Open Finance?

Como principal diferença, o Open Finance abre o compartilhamento de informações com outras instituições financeiras, para além das instituições bancárias, o que inclui corretoras de câmbio, como a B&T.

Em dezembro de 2021 já tinha a possibilidade de compartilhar taxas de câmbio, o Valor Efetivo Total (VET), a moeda estrangeira, modo de entrega da moeda e natureza da transação. Com a fase 4 do Open Banking que teve início em 15 de dezembro, uma nova fase foi estabelecida caminhando para além dos serviços bancários, o que marca a mudança para o Open Finance.

A ideia principal do sistema é estimular a competição e garantir propostas mais vantajosas para os clientes.

Para fazer parte do Open Finance é necessário ser uma instituição autorizada pelo Banco Central e seguir as normas exigidas pelo órgão regulador.

Importante destacar também que a estrutura definitiva de governança do Open Finance ainda está sendo viabilizada pelo Banco Central com data prevista para até 30 de junho deste ano.

Tal estrutura fará parte do monitoramento do sistema no compartilhamento de informações e serviços, e também estabelecerá como serão as punições para instituições que descumprirem as regras. 

Além disso, o Banco Central em conjunto com o Conselho Monetário Nacional estabeleceu nas regulamentações outros instrumentos como políticas de controles internos, administração, gestão de riscos, auditoria, políticas de comunicação e transparência.

Leia também: Decreto presidencial: veja o que muda quanto ao IOF

Conheça a B&T Câmbio

A B&T Câmbio é uma referência no mercado e já atendeu mais de 1 milhão de pessoas e mais de 12 mil empresas. Somos a maior corretora de câmbio do Brasil e temos mais de 40 lojas espalhadas pelo país, próprias e de correspondentes.

Atuamos com produtos e serviços de câmbio comercial e turismo como remessas e pagamentos internacionais, compra e venda de moedas em espécie e comércio exterior. 

Com operações em mais de 189 países e soluções até 70% mais econômicas do que nos bancos, além de um atendimento especializado para sua operação.

Acesse nosso site e facilite ao máximo sua operação de câmbio.

Últimos Posts

Conheça o Visto EB-5 de investidor: o caminho para se tornar residente nos EUA

Por: | 7 de junho de 2024

O sonho de viver nos Estados Unidos é compartilhado por muitas pessoas ao redor do mundo. Seja pela qualidade de vida, pelas oportunidades de negócios ou pelo desejo de oferecer um futuro melhor para a família, o país continua atraindo imigrantes de todas as partes. Uma das maneiras mais eficazes e rápidas de alcançar o […]

Ler Matéria

Intercâmbio no Canadá: veja 6 motivos para escolher o país

Por: | 29 de maio de 2024

Se você pensa em fazer um intercâmbio certamente já colocou o Canadá como uma de suas opções. Seja para estudar ou trabalhar, o país é uma excelente escolha para imigrantes. Selecionamos aqui 6 motivos que vão te ajudar a decidir se o Canadá será o seu próximo destino! O Canadá é o segundo maior país […]

Ler Matéria

Receba dinheiro de qualquer lugar do mundo com o IZZI!

Por: | 24 de maio de 2024

Com a nova funcionalidade do app IZZI Transferências Internacionais é possível receber dinheiro do mundo todo, de conta para conta em até 14 moedas diferentes.  A nova função chegou para facilitar ainda mais a sua vida financeira! Com ela você pode receber dinheiro tanto de pessoa jurídica quanto de pessoa física (sendo da mesma titularidade […]

Ler Matéria