Como a taxa de câmbio afeta importações e exportações?
O dólar é a moeda mais utilizada no mundo e portanto, seu valor é um assunto importante para a economia de um país. O valor varia devido à lei da oferta e da demanda, sendo que a taxa de câmbio é a diferença em relação a outras moedas.
Entretanto, como isso afeta importações e exportações? Neste post, iremos falar da lei da oferta e da demanda, explicar tudo o que você precisa saber sobre a taxa de câmbio e como ela afeta as empresas e suas operações.
A lei da oferta e da demanda determina os preços e a quantidade sobre a produção de determinado bem ou produto.
A demanda está envolvida com o comportamento do consumidor. Por exemplo, se certo produto fica mais barato, o poder de compra do consumidor aumenta consequentemente. Assim como quando a demanda supera a oferta de um bem ou produto, seu preço tende a subir.
Estar atento à demanda e à oferta é essencial para quem faz operações de câmbio, seja importando ou exportando, pois em ambos os casos, lidam-se com taxas de câmbio e outros fatores, o que abre brecha para pensar se tal negociação vale a pena.
O que é taxa de câmbio?
Como dito antes, a taxa de câmbio é a relação de valor entre moedas estrangeiras. O valor de uma moeda é baseado no valor da moeda nacional, no caso brasileiro, o real e a taxa de câmbio é aplicada quando ocorre compra e venda de moedas de outros países.
No dia que está sendo publicado esse texto, a taxa de câmbio para a comprar a moeda americana é de R$ 5,03.
Vale lembrar que toda moeda, seja ela qual for, possui sua taxa de câmbio específica.
O que determina a taxa de câmbio?
Lembra da oferta e da demanda? Moedas são consideradas bens e por isso, são influenciadas por esses fatores. Voltando ao exemplo do dólar, a moeda americana é considerada forte por ser base para milhares de transações ao redor do mundo.
Além disso, outros aspectos podem fazer com que uma moeda se torne mais forte ou mais fraca.
No Brasil, o real é bastante afetado pelo o que acontece no exterior, uma vez que o país depende de investimentos internacionais para a captação de dólares.
Devido ao contexto da pandemia e o cenário de instabilidade econômica, os investimentos em países emergentes como o Brasil diminuem justamente por conta do risco.
Nos últimos meses, empresas de capital estrangeiro fizeram sua retirada do país, como a Ford. E, com menos dólares em casa, o preço sobe.
Outro regulador de peso para a política cambial é o Banco Central do Brasil, visto que ele pode comprar dólares, o que diminui a oferta e valoriza a moeda estrangeira. Como também pode vender dólares, o que aumenta a oferta e desvaloriza a moeda estrangeira.
No último ano de 2020, por exemplo, o Banco Central do Brasil vendeu em torno US$ 25 bilhões das reservas internacionais brasileiras para segurar a taxa de câmbio no país, evitando que o dólar subisse ainda mais.
Como afeta empresas que fazem importação e exportação?
No caso do câmbio de importação, realizar uma operação no mercado internacional com o dólar em alta, acaba não sendo tão interessante.
O mais vantajoso acontece quando o dólar está em baixa, pois assim, os produtos que chegam apresentam preços competitivos frente aos nacionais.
Quanto à exportação, o momento atual se mostra ideal para esse tipo de operação já que o dólar está em alta. Da mesma forma que o importador precisa pagar em dólar, o exportador recebe o valor na mesma moeda, portanto, é essencial que ele receba o valor sem ser taxado excessivamente.
Diante das flutuações e mudanças constantes no mercado de câmbio, o melhor negócio para sua operação de importação e exportação é confiar na B&T Corretora.
Ao contrário dos bancos, a B&T Corretora tem como prioridade o câmbio. Quando você opta por fazer negócio, sem o banco, conseguimos ter controle total sobre o valor do câmbio e do spread (diferença entre o preço de venda e compra do câmbio), permitindo maior negociação e consequentemente, podemos abaixar o preço, o que é mais vantajoso para você, cliente B&T.
Você economiza até 70% em relação aos custos de câmbio, sendo muito melhor do que fazer operação pelo banco.
Os bancos, além de cobrarem muito caro pelo serviço, não dão garantia de quando irão te atender, já que o câmbio é mais um serviço dentro de vários outros, ou seja, não é uma prioridade deles.
Na B&T, você encontra agilidade, facilidade, qualidade do serviço e ainda sem perder dinheiro. Bem melhor que banco.
Interessado em saber mais sobre a B&T? Entre agora em contato. 💚