Veja como a política cambial interfere no seu dia a dia

Por: | 22 de janeiro de 2021 |

Você já deve saber que as mudanças de preços são bastante comuns em qualquer economia, mas uma instabilidade constante no mercado traz consequências negativas para o país.

Para evitar isso, o Banco Central faz o que chamamos de “política cambial”, que é um conjunto de ações que a instituição pode exercer para manter o funcionamento da economia brasileira.

Mas como ela funciona?

A política cambial tem o objetivo de manter um equilíbrio entre a entrada e a saída de moeda estrangeira no país e pode incluir ações como alterar a taxa de câmbio de forma razoável e controlar as operações cambiais.

Existem três tipos básicos de políticas cambiais:
• Câmbio fixo: a taxa fixa um valor de câmbio para a moeda local;
• Câmbio flutuante: varia de acordo com as condições de mercado, mas pode sofrer interferência dos bancos centrais quando for necessário;
• Banda cambial: define um valor mínimo e um valor máximo, e pode ser usado na transição entre o câmbio fixo e o flutuante.

Desde 1999, o Brasil adota o regime de “política cambial flutuante suja”. Nesse modelo, a taxa flutua livremente, mas o Banco Central pode realizar ações com intenção de aumentar ou reduzir o preço da moeda sempre que for necessário.

Como impacta a sua vida

Muitas pessoas podem não ficar atentas a isso, mas a variação cambial impacta diretamente a vida da população. É só parar para perceber as mudanças nos preços de produtos, sejam importados ou exportados.

Os valores dessas mercadorias são afetados pela taxa de câmbio, então se há flutuação no mercado, o preço acompanhará essas mudanças.

Quando não há um equilíbrio, o preço do mercado nacional pode aumentar, causando inflação e a perda de compra dos cidadãos. Já quando a moeda nacional está com o preço muito alto, os estrangeiros se sentem desencorajados a comprar os produtos ou investir no país.

Por isso, a política cambial é um dos fatores fundamentais para a estabilidade econômica do país e a vida das pessoas.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente:
[email protected]

Quando o assunto é a sua operação de câmbio, conte com a B&T. 💚

Últimos Posts

Boletim B&T XP – Janeiro

Por: | 14 de janeiro de 2025

Visão do Especialista Com Diego Costa | Head de Câmbio da B&T XP – Regiões Norte e Nordeste Transforme incertezas em oportunidades neste ano O ano de 2024 começou com uma projeção otimista: dólar a R$ 5,00, Selic em 9% a.a. e IPCA em 3,9%. Um cenário favorável, sem dúvida, mas que rapidamente se desfez, […]

Ler Matéria

Como proteger a sua empresa das oscilações cambiais?

Por: | 26 de dezembro de 2024

Se você atua no mercado internacional, sabe que as variações cambiais podem trazer grandes desafios para a sua empresa. As flutuações nas taxas de câmbio podem afetar desde os custos de produção até a precificação de produtos e serviços, impactando diretamente sua lucratividade. Mas não se preocupe! Existem estratégias práticas e eficazes para proteger o […]

Ler Matéria

NDF: O que é e como funciona?

Por: | 18 de dezembro de 2024

Nas operações em que grandes volumes são movimentados, é necessário prever como as moedas estrangeiras vão se comportar em relação à moeda local. Isso acontece porque as variações no câmbio podem impactar diretamente os custos e os lucros dos produtos. O NDF é uma estratégia flexível que tem como objetivo proteger o seu patrimônio contra […]

Ler Matéria