Veja como a política cambial interfere no seu dia a dia

Por: | 22 de janeiro de 2021 |

Você já deve saber que as mudanças de preços são bastante comuns em qualquer economia, mas uma instabilidade constante no mercado traz consequências negativas para o país.

Para evitar isso, o Banco Central faz o que chamamos de “política cambial”, que é um conjunto de ações que a instituição pode exercer para manter o funcionamento da economia brasileira.

Mas como ela funciona?

A política cambial tem o objetivo de manter um equilíbrio entre a entrada e a saída de moeda estrangeira no país e pode incluir ações como alterar a taxa de câmbio de forma razoável e controlar as operações cambiais.

Existem três tipos básicos de políticas cambiais:
• Câmbio fixo: a taxa fixa um valor de câmbio para a moeda local;
• Câmbio flutuante: varia de acordo com as condições de mercado, mas pode sofrer interferência dos bancos centrais quando for necessário;
• Banda cambial: define um valor mínimo e um valor máximo, e pode ser usado na transição entre o câmbio fixo e o flutuante.

Desde 1999, o Brasil adota o regime de “política cambial flutuante suja”. Nesse modelo, a taxa flutua livremente, mas o Banco Central pode realizar ações com intenção de aumentar ou reduzir o preço da moeda sempre que for necessário.

Como impacta a sua vida

Muitas pessoas podem não ficar atentas a isso, mas a variação cambial impacta diretamente a vida da população. É só parar para perceber as mudanças nos preços de produtos, sejam importados ou exportados.

Os valores dessas mercadorias são afetados pela taxa de câmbio, então se há flutuação no mercado, o preço acompanhará essas mudanças.

Quando não há um equilíbrio, o preço do mercado nacional pode aumentar, causando inflação e a perda de compra dos cidadãos. Já quando a moeda nacional está com o preço muito alto, os estrangeiros se sentem desencorajados a comprar os produtos ou investir no país.

Por isso, a política cambial é um dos fatores fundamentais para a estabilidade econômica do país e a vida das pessoas.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente:
[email protected]

Quando o assunto é a sua operação de câmbio, conte com a B&T. 💚

Últimos Posts

Confira 4 dicas sobre envio e recebimento de dinheiro do exterior

Por: | 16 de fevereiro de 2024

Enviar e receber dinheiro do exterior pode ser bem mais fácil do que muitos pensam. No entanto, é importante tomar alguns cuidados na hora de fazer sua operação. Neste conteúdo, vamos te dar 4 dicas para realizar suas transferências internacionais e ter uma experiência livre de preocupações. Vamos lá? Boa leitura! 1. Escolha a melhor […]

Ler Matéria

Como se planejar para uma viagem em família?

Por: | 2 de fevereiro de 2024

Planejar uma viagem em família para o exterior pode ser muito divertido, mas envolve alguns desafios. É importante pesquisar muito bem para não ter imprevistos, além de garantir a segurança e a alegria de toda a família. Nesse artigo vamos te dar 7 dicas para acertar no seu planejamento e realizar a melhor viagem de […]

Ler Matéria

Como obter a melhor cotação na tarifa de câmbio?

Por: | 19 de janeiro de 2024

Seja para viagens, comércio ou investimento, obter a melhor cotação na tarifa de câmbio é crucial para quem precisa realizar transações internacionais. Antes de realizar qualquer operação, é importante considerar todas as opções relevantes e escolher aquela que mais se adequa à sua realidade financeira. Nesse artigo, separamos algumas dicas que podem te ajudar a […]

Ler Matéria