Viagens internacionais pós-pandemia: veja como se preparar
Viagens internacionais voltam aos poucos e linhas aéreas já passaram a aumentar o número de voos de forma gradativa para diversos países. Entretanto, ainda é cedo para afirmar quando voltaremos a viajar sem restrições, e isso fica mais evidente com o surgimento de novas variantes, o que torna esse processo imprevisível.
No entanto, com o aumento da vacinação ao redor do mundo, o momento atual é ideal para o planejamento da viagem e uma oportunidade para contar com melhores preços, já que o setor ainda não retomou o ritmo de antes da pandemia.
Acompanhe neste post como se preparar para viagens internacionais no pós-pandemia e veja quais serão as tendências para o turismo e para o câmbio até lá.
O impacto da pandemia no câmbio e turismo
No final de 2020, a Organização Mundial do Turismo (OMT) divulgou informações sobre o panorama do setor após o primeiro ano de pandemia. Segundo o estudo, o turismo perdeu 900 milhões de viajantes internacionais, e calcula-se um prejuízo de US$ 935 bilhões.
No Brasil, houve uma redução de 59% quanto a receita de faturamento no segmento, é o que aponta o Ministério do Turismo.
Em relação ao câmbio, parte essencial em viagens internacionais para pagamentos e na compra de moedas estrangeiras, de acordo com Tulio Portella, Diretor Comercial da B&T, a corretora teve uma queda de 90% na época de auge da pandemia nas transações de câmbio turismo em comparação ao ano de 2019.
Já em relação a 2021, um levantamento da B&T Câmbio, maior corretora de câmbio do país, mostrou que de maio a novembro deste ano a procura por dólar turismo na instituição cresceu 119%. Ao mesmo tempo que em maio o volume de vendas foi de 3,2 milhões de dólares, em novembro, a instituição atingiu os 7 milhões de dólares.
A busca já fez com que outubro assinalasse o primeiro mês de lucro desde o início da pandemia nas lojas Europa Câmbio, parte varejista do Grupo B&T.
Sobre a retomada do turismo, Tulio retrata também um ponto de alerta quanto a forte demanda de câmbio turismo com a volta de viagens internacionais, já que o Brasil exporta moeda estrangeira e esse mercado havia sumido. Quanto a isso, ações foram tomadas para diminuir riscos.
“As pessoas venderam seus dólares para as casas de câmbio, que fizeram o mesmo até que os bancos nacionais passaram a exportar essa moeda para bancos estrangeiros, em uma medida para mitigar custos de logística e segurança”, explica Tulio. “O agravante é que já temos conhecimento de falta de dólar americano em praças grandes como o Rio de Janeiro, o que indica que em outras regiões do país a situação pode ser pior”, completa.
Tal aspecto reforça a importância do planejamento para viagens internacionais com o intuito de escapar de momentos onde a procura por esses serviços poderá ser ainda maior.
Tendências para viagens internacionais pós-pandemia
Uma pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas) estima que o turismo internacional deve demorar dois anos até voltar ao cenário do ano de 2019.
Isso não significa que viagens internacionais não vão ocorrer até esse tempo passar, mas sim, que o turismo mudou e que também podemos esperar um retorno mais lento para deslocamentos ao exterior.
Enquanto isso, protocolos de segurança como testes negativos para Covid-19, barreiras protetoras, máscaras, passaportes sanitários e quarentenas, além de restrições temporárias em alguns países por conta do risco de contaminação com variantes podem acontecer.
Nesses casos, seguros de viagem com cobertura para cancelamentos de voos e proteção para Covid-19 têm sido bastante procurados por turistas de todo o mundo como forma de prevenção.
Como se preparar?
Planejamento é a regra principal para viagens internacionais pós-pandemia. Pesquise sobre pacotes de viagem e acompanhe a taxa de câmbio como rotina para começar a fazer compra de moedas em espécie.
Nada de esperar para adquirir sua moeda estrangeira próximo da viagem, veja onde comprar e se você vai precisar contar com outros meios de pagamento como cartão pré-pago internacional e formas de parcelamento.
Como abordamos antes, ter um bom seguro viagem é fundamental e em países como Alemanha, Portugal, Espanha e Reino Unido já é um requisito para entrada de turistas.
Veja 6 dicas para quem pretende morar no exterior.
Conte com a B&T
A B&T é especializada em câmbio e já atendeu mais de 1 milhão de clientes e mais de 12 mil empresas. Contamos com uma rede de 200 lojas de câmbio espalhadas por todas as regiões do país, próprias e de correspondentes com soluções para pessoas físicas e jurídicas.
Realizamos transferências internacionais, abertura de conta no exterior e compra de papel moeda como euro e dólar, além de muitos outros serviços e produtos em câmbio comercial e turismo.
Na Europa Câmbio, empresa do Grupo, você ainda conta com o parcelamento em até 36 vezes do câmbio, o que garante maior flexibilidade na hora do pagamento.
Entre em contato agora mesmo e comece a planejar o pagamento da sua viagem.