universidades excelentes para estudar fora universidades excelentes para estudar fora

6 países com universidades excelentes para estudar fora

Por: | 28 de janeiro de 2022 |

Para estudar fora do país é preciso pesquisar bastante sobre seu campo de atuação e também quais universidades você tem interesse. Esse passo é essencial uma vez que o processo envolve testes de aplicação e etapas que variam de instituição para instituição.

Além disso, é preciso considerar fatores como custo de vida e quanto você tem disponível para gastar com a faculdade, já que muitas universidades no exterior cobram mensalidades. 

E em outro país há despesas com moradia, alimentação e transporte que também são importantes para considerar. 

Neste post, vamos abordar sobre as melhores universidades para estudar fora considerando os custos de cada país e possibilidades de bolsas de estudo. 

Continue acompanhando e boa leitura!

Estudar na Alemanha

Quem tem interesse em estudar na Alemanha conta com chances em muitas universidades. A Alemanha tem uma oportunidade chamada Development-Related Postgraduate Courses (Cursos de Pós-Graduação Relacionados ao Desenvolvimento – em tradução para o português), são 800 programas de pós-graduação ministrados em inglês e coordenados pela DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst)

Para alunos de graduação não é cobrado nenhum tipo de anuidade, enquanto que estudantes de mestrado precisam pagar um pequeno valor que varia entre os estados. No caso de quem faz PhD, o valor cobrado fica em torno de 150 a 200 euros por mês, mas a maioria dos estudantes contam com bolsas remuneradas. Além disso, a Alemanha não é um país excessivamente caro para estudantes, assim, em média, o custo de vida é de 500 a 700 euros mensais.

Algumas universidades que fazem parte do programa:

Estudar em Portugal

Estudar em Portugal é uma boa alternativa para estudantes brasileiros por conta da proximidade da língua, o que já facilita na aplicação para essas universidades. Entretanto, não há tantas bolsas para estudantes de graduação e os descontos para elas são de até 50% com as taxas cobradas na universidade. A Universidade de Aveiro e o Politécnico de Leiria oferecem bolsas, e no caso da primeira, a bolsa pode ser integral para estudantes internacionais, e pode ser mantida se o aluno mantiver a excelência em suas notas.  

Vale lembrar que existem diversas possibilidades para estudantes de doutorado e mestrado estudarem no país. O programa Erasmus Mundus e o programa da Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) também permitem que alunos de mestrado e doutorado façam seus cursos em terras lusófonas. 

Já o custo de vida em Portugal é de 750 a 1000 euros para uma pessoa, o que pode variar dependendo da cidade escolhida.

Leia também: 4 passos para alugar uma casa no exterior

Estudar na Finlândia

Se você tem interesse em estudar sobre cultura e comunicação, a Universidade de Vaasa na Finlândia possui um programa de dois anos para estudantes internacionais. Dessa forma, você passa a morar na região e aprende durante o mestrado como as identidades culturais foram criadas. O estudante tem que pagar 142 euros por ano para a União de Estudantes, mas fora isso, a bolsa é integral. O custo para morar na Finlândia como estudante pode variar entre 600 a 700 euros por mês.

Estudar na Nova Zelândia

A Nova Zelândia é um país desenvolvido e cheio de possibilidades para estudantes estrangeiros. Para brasileiros, o programa é voltado para desenvolvimento de agricultura e estudos de energias renováveis. O programa inclui descontos para mestrado e doutorado. Outra alternativa é o programa da Universidade de Canterbury que conta com bolsas de estudo de até 20 mil dólares. O custo de vida médio na Nova Zelândia pode chegar a 1.200 dólares neozelandeses mensais, o que também depende da cidade. 

Leia também: Europa Câmbio: como se preparar para sua viagem internacional?

Estudar no Reino Unido

O Reino Unido tem bolsas de estudo Chevening para estudantes estrangeiros e pode ser para variadas áreas de conhecimento. Universidades como Oxford, Cambridge, Durham e Exeter participam do programa e o valor da bolsa é de 13 mil libras esterlinas. O custo de vida no Reino Unido varia de cidade. Para viver em Londres, por exemplo, o custo de vida médio (sem aluguel) é de 845 euros.

Estudar no Canadá

O Canadá atrai estudantes estrangeiros do mundo inteiro, além de ser um país com potencial tecnológico e com qualidade de vida. Nesse país são disponibilizados dois tipos de programa: Scholarships for non-Canadians e Emerging Leaders in American Program.

O primeiro programa é voltado para quem quer iniciar pesquisas ou uma pós-graduação. Enquanto o segundo programa é de curta duração e se estende para graduação e pós-graduação.

Também podem ser encontradas bolsas integrais no país. Por exemplo, a Universidade British Columbia e Humber College oferecem descontos de 100% para os estudantes

Já o custo de vida médio para uma pessoa no Canadá é de 1.125 dólares canadenses.

Leia também: 6 maneiras de ganhar em dólar na internet

Estudar na Austrália

As bolsas de estudo na Austrália são oferecidas pelo governo, e também por instituições públicas e particulares do país. As bolsas são baseadas no desempenho do aluno. A Monash University propicia descontos a partir do mérito acadêmico do estudante e cobra apenas um valor anual para o estudante. Sobre os custos de vida, um estudante pode gastar aproximadamente 1.754 dólares australianos por mês. 

Vai estudar fora? Faça seu câmbio na B&T!

A B&T é especializada em câmbio e já atendeu mais de 1 milhão de clientes e mais de 12 mil empresas. Com serviços como remessas internacionais, abertura de conta no exterior e pagamentos internacionais, também é possível fazer todo o câmbio da sua viagem e converter o seu patrimônio para o país de destino.

Além disso, oferece uma economia de 70% nos custos de câmbio se compararmos aos bancos, onde a operação é mais cara e pode demorar até cinco dias úteis. Aqui, a operação é feita no mesmo dia e com atendimento personalizado.

Acesse aqui e fale agora mesmo com a nossa equipe.

Últimos Posts

Confira 4 dicas sobre envio e recebimento de dinheiro do exterior

Por: | 16 de fevereiro de 2024

Enviar e receber dinheiro do exterior pode ser bem mais fácil do que muitos pensam. No entanto, é importante tomar alguns cuidados na hora de fazer sua operação. Neste conteúdo, vamos te dar 4 dicas para realizar suas transferências internacionais e ter uma experiência livre de preocupações. Vamos lá? Boa leitura! 1. Escolha a melhor […]

Ler Matéria

Como se planejar para uma viagem em família?

Por: | 2 de fevereiro de 2024

Planejar uma viagem em família para o exterior pode ser muito divertido, mas envolve alguns desafios. É importante pesquisar muito bem para não ter imprevistos, além de garantir a segurança e a alegria de toda a família. Nesse artigo vamos te dar 7 dicas para acertar no seu planejamento e realizar a melhor viagem de […]

Ler Matéria

Como obter a melhor cotação na tarifa de câmbio?

Por: | 19 de janeiro de 2024

Seja para viagens, comércio ou investimento, obter a melhor cotação na tarifa de câmbio é crucial para quem precisa realizar transações internacionais. Antes de realizar qualquer operação, é importante considerar todas as opções relevantes e escolher aquela que mais se adequa à sua realidade financeira. Nesse artigo, separamos algumas dicas que podem te ajudar a […]

Ler Matéria