Declaração de importação: o que muda com a notícia do Siscomex? Declaração de importação: o que muda com a notícia do Siscomex?

Declaração de importação: o que muda com a notícia do Siscomex?

Por: | 26 de janeiro de 2022 |

Uma notícia chamou atenção do mercado de câmbio recentemente. No dia 20 de dezembro de 2021, o Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior) comunicou que o envio das declarações de importação para o Bacen foi descontinuado.

Dessa forma, as informações não podem mais serem consultadas de maneira direta pelo site do Bacen. Vale lembrar que a interrupção do compartilhamento de dados entre os órgãos federais não dispensa o importador de apresentar a declaração de importação para a regularizar a operação de câmbio.

Quem não apresentar a declaração estará sujeito ao desenquadramento da operação junto ao Banco Central e também a penalidades. 

Com a mudança divulgada, o processo se torna mais burocrático para importadores e também para instituições financeiras, uma vez que, agora, será necessário verificar o status de cada DI e consultar no Portal Único de Comércio Exterior informando o CNPJ, o nº da DI e o último protocolo da declaração. 

Leia também: Entenda os impactos da taxa de câmbio em importações e exportações

Como a mudança pode afetar importadores no dia a dia?

Para quem lida diariamente com importações, a mudança traz impactos operacionais, o que significa trabalho manual intenso.

Por exemplo, para uma empresa que faz milhares de importações, a partir da mudança, ela teria que localizar, extrair e enviar, manualmente, cada uma das declarações relacionadas a essas operações.

Além disso, o desdobramento do maior volume de documentos e trabalho manual são fatores que combinados aumentam o risco de falha humana.

Nesse caso, se encontrado erro no processo de adequação, a empresa poderá ser desenquadrada do Banco Central, as operações serão consideradas irregulares, e poderá ser aplicada multa e autuação.

No entanto, se você é importador e é cliente na B&T, o processo é bem mais simples e sem riscos para sua empresa. A B&T Câmbio é a primeira instituição financeira a ter uma sistema automatizado para a extração da declaração de importação.

Veja logo abaixo!

DI Extract: ferramenta automatizada da B&T para extração da declaração de importação

A importação depende de etapas importantes como a declaração de importação ou DI. Esse documento funciona como um resumo da operação com informações sobre autorizações necessárias, pagamentos de impostos e aspectos cambiais e comerciais. 

Sem esse documento, não acontece o despacho aduaneiro, ou seja, a liberação da mercadoria pela alfândega para entrada/saída no país, por isso ele é tão importante para os importadores.

Com a DI Extract, o importador ganha agilidade e escapa do processo mais demorado para a extração da declaração de importação. Mas o que é DI Extract?

É uma ferramenta exclusiva da B&T que automatiza a busca da declaração de importação, regulariza sua operação e otimiza o processo de importação sem perder tempo com a procura por documentações, como as divulgadas pela resolução do Bacen.

Assim, pela ferramenta é possível cadastrar a B&T como despachante para que ela possa atuar no Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior) para extrair a Declaração de Importação (DI) diretamente, evitando que tempo seja gasto na solicitação da documentação e contatos entre setores.

Assim, a ferramenta beneficia não só importadores, como todas as partes da negociação. Tal vantagem, que já era conhecida pelos clientes da B&T Câmbio há bastante tempo, mais do que nunca se torna essencial para quem lida com comércio exterior.

“A busca da D.I. para regularização das operações de câmbio de importação sempre foi uma dor burocrática para os clientes, por isso já havíamos desenvolvido um sistema automatizado para isso, e que o cliente faz a autorização uma única vez e nunca mais precisa se preocupar com as Declarações de Importação. O que antes era um conforto para nossos clientes, agora se tornou essencial para o negócio, afinal o novo cenário inviabiliza altos volumes por ser feito manualmente e individualizado, somente um cliente pode chegar a realizar cerca de cinco mil operações por mês. ” Afirma Tulio Portella, Diretor Comercial da B&T Câmbio.

Caso tenha interesse na ferramenta e queira agilizar suas operações e facilitar seus negócios, clique aqui e entre em contato com a nossa equipe.

Últimos Posts

Confira 4 dicas sobre envio e recebimento de dinheiro do exterior

Por: | 16 de fevereiro de 2024

Enviar e receber dinheiro do exterior pode ser bem mais fácil do que muitos pensam. No entanto, é importante tomar alguns cuidados na hora de fazer sua operação. Neste conteúdo, vamos te dar 4 dicas para realizar suas transferências internacionais e ter uma experiência livre de preocupações. Vamos lá? Boa leitura! 1. Escolha a melhor […]

Ler Matéria

Como se planejar para uma viagem em família?

Por: | 2 de fevereiro de 2024

Planejar uma viagem em família para o exterior pode ser muito divertido, mas envolve alguns desafios. É importante pesquisar muito bem para não ter imprevistos, além de garantir a segurança e a alegria de toda a família. Nesse artigo vamos te dar 7 dicas para acertar no seu planejamento e realizar a melhor viagem de […]

Ler Matéria

Como obter a melhor cotação na tarifa de câmbio?

Por: | 19 de janeiro de 2024

Seja para viagens, comércio ou investimento, obter a melhor cotação na tarifa de câmbio é crucial para quem precisa realizar transações internacionais. Antes de realizar qualquer operação, é importante considerar todas as opções relevantes e escolher aquela que mais se adequa à sua realidade financeira. Nesse artigo, separamos algumas dicas que podem te ajudar a […]

Ler Matéria