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Boletim B&T Câmbio – Julho

Por: | 5 de julho de 2023 |

Até onde vai a valorização do real?

Por Diego Costa – Head de Câmbio da B&T para regiões Norte e Nordeste.

Nossa moeda tem se beneficiado do aumento do apetite ao risco global. Alguns fatores que têm influenciado esse cenário: a decisão do Banco Central Norte-Americano de não elevar os juros após 10 altas consecutivas; os estímulos na China à economia que reduziu as taxas de curto, médio e longo prazo; e a aprovação da nova regra fiscal aqui no Brasil, que traz maior previsibilidade para o controle das contas públicas. Além disso, a manutenção do diferencial de juros torna o real mais atraente em relação ao dólar.

É importante lembrar que o Banco Central do Brasil, por meio do Boletim Focus, começou o ano projetando um dólar acima de R$5,20, mas revisou essa estimativa para R$5,00.

A perspectiva do câmbio muda conforme novas leituras dos indicadores, como o fluxo de comércio, estabilidade política, dados do mercado de trabalho, a inflação e os juros. A sustentação para uma moeda forte é através de uma economia também fortalecida.

O que acontece no câmbio com a queda da Selic?

O câmbio é sensível não apenas às decisões de política monetária no Brasil, mas também à conjuntura global. Por isso, frequentemente discutimos sobre os juros nos EUA e na China, que são dois dos nossos principais parceiros comerciais.

Uma redução na Selic diminui o prêmio para o investidor, levando-o a buscar melhores retornos em outras moedas. Isso pode resultar em uma desvalorização da nossa moeda devido à menor oferta de dólar no mercado doméstico.

 

No entanto, é importante observar que o diferencial de juros tem sido mantido, uma vez que os bancos centrais dos Estados Unidos e da China também estão optando por manter ou reduzir suas taxas.

 

Na última reunião do Copom, realizada em 21 de junho, era esperado que não houvesse mudança na Selic, mas havia expectativa em relação a uma sinalização de corte para a próxima, em agosto. No entanto, o comunicado do BC teve um tom mais duro, com mudança de tom para um possível recuo apenas em setembro, quando teremos uma importante quarta-feira com decisões de juros tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

 

Europa Câmbio lança campanha de férias e tem expectativa de aumento nas vendas

A Europa Câmbio, empresa do Grupo B&T e uma das maiores redes de casas de câmbio do Brasil, lançou recentemente uma campanha voltada para as férias de julho. A queda do dólar frente ao real já é de aproximadamente 10% em 2023 e impulsiona as casas de câmbio nessa época.

Na Europa Câmbio, o cenário favorável já é perceptível nas três primeiras semanas de junho, quando o volume operado da moeda americana foi 50% maior do que o mesmo período de 2022. Entre os dias 1º e 21, pouco mais de R$ 7,3 milhões haviam sido trocados por dólares na corretora.

Segundo Paulo Victor Pereira, Gestor de Varejo da Europa Câmbio, é esperado que a procura neste ano pelo dólar siga a mesma tendência. “Esperamos o mesmo patamar de demanda até a primeira semana de julho porque depois disso muitas pessoas já começam a deixar o país. Foi assim em 2019 e 2022, anos em que não tivemos isolamento social”, explica.

Agora, se indica um cenário mais positivo para o turismo. A Organização Mundial do Turismo (OMC) havia revelado em um estudo no início de 2023 sobre a expectativa de que o turismo internacional ficasse entre 80% e 95% dos níveis pré-pandêmicos em 2023.

Como um incentivo a mais em sua campanha, a Europa câmbio está oferecendo descontos de R$ 0,05 na compra de dólar e euro no papel moeda e R$ 0,10 na compra de dólar e euro no cartão pré-pago com o conceito de embarcar nas férias com vantagens únicas.

Na mídia digital é possível conferir as peças da campanha e também conteúdos exclusivos com influenciadores nas redes sociais da casa de câmbio.

 

Saiba tudo sobre a Campanha do IZZI Remessas

O IZZI Remessas lançou sua nova campanha de marketing para TV aberta e fechada, mídias e redes sociais, incluindo parcerias com influenciadores. Com a proposta de apresentar um app de transferências internacionais feito por brasileiros para brasileiros, o IZZI traz uma nova experiência para quem precisa enviar e receber remessas internacionais.

As remessas utilizam a API da B&T Câmbio e podem acontecer na rede Swift ou Ripple, com os pagamentos no exterior operacionalizados pela NIUM.

A campanha tem foco em variados públicos como intercambistas, investidores, nômades digitais, pessoas que moram fora e quem precisa enviar dinheiro ao exterior.

A comunicação da campanha trabalha a facilidade e a rapidez a partir do mote “Tá na mão, é IZZI!” com uma linguagem afetiva e próxima de quem vai usar o aplicativo. 

Nas redes sociais o IZZI também está preparando conteúdos com influenciadores como Esther Melo, Ines Lafosse, Partiu Intercâmbio, Dani Passos, Isa Camargo, Apure Guria, Lee Camila e Aloiso, e Brasileiros em Portugal.

“A proposta é conversar com nosso público-alvo de formas diferentes. O momento um é a campanha em TV, a comunicação de massa. Temos uma segunda frente de eventos voltados para o segmento de fintechs, em que falamos com o mercado e mostramos nosso produto, rodando feiras nacionais e internacionais com o aplicativo”, resume Sabrina Loiola, Diretora de Marketing do IZZI.

O setor de marketing do IZZI Remessas reservou um orçamento de R$ 15 milhões para os próximos 3 anos para investimento em mídias on e offline.

O IZZI está disponível para download na Google Play Store e na Apple Store. A plataforma está em plena operação desde fevereiro de 2023, com proposta centrada em uma jornada simples e próxima do público brasileiro.

 

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