Notas de dólar. Notas de dólar.

Boletim B&T Câmbio – Março

Por: | 19 de março de 2023 |

COMERCIAL

Visão de especialista – Como uma reserva em dólar pode te proteger?

Apesar da alta do dólar parecer uma má notícia para muita gente, visto o aumento do valor em produtos importados e internos, essa situação também pode gerar algumas vantagens para quem investe na moeda.

Diego Costa, Head de Câmbio da B&T para as regiões Norte e Nordeste apresentou a sua visão sobre o tema e os benefícios da dolarização. Confira!

O real tem sofrido forte depreciação, nos últimos cinco anos chegou a perder 30% do seu poder de compra. A dívida pública do Brasil representa quase 80% do valor do PIB e devido à falta de políticas mais claras e robustas que garantam uma melhoria da nossa imagem no que diz respeito ao comprometimento fiscal as principais agências de avaliação de risco de crédito, como Standard & Poor’s e Moody’s, classificam o Brasil com ratings que indicam grau de investimento especulativo.

Um exemplo prático e que contribui na classificação de risco, além da expressiva dívida, é o atual conflito entre o governo e o Banco Central do Brasil. Se por um lado há defesa de mudança na meta de inflação e flexibilização nos juros, por outro a autarquia defende a manutenção do modelo atual e que um recuo nos juros somente ocorra na medida que a inflação começar a esfriar. 

O embate gera insegurança e dúvida sobre a autonomia do Bacen e se ele pode ceder a pressões políticas. Essa indefinição favorece um cenário de incertezas e afasta o investidor estrangeiro, que prefere colocar o seu capital em divisas mais seguras, mesmo que tenha um rendimento menor. Outro fator que tem causado forte oscilação é a perspectiva de uma continuidade no ciclo de alta de juros nos EUA e na Zona do Euro, que ainda lutam contra a escalada da inflação.  

Bom, agora que falamos um pouco sobre a volatilidade do real e o impacto que variáveis políticas e econômicas pelo globo podem ter em nossa moeda, vamos ao segundo passo, o que fazer para proteger o seu patrimônio!

Os Estados Unidos, divisa de origem do dólar, tem uma economia mais estável e ainda é o destino mais procurado do planeta em tempos de crise. Aqui no Brasil, o prêmio é mais elevado, porém no exterior o investidor encontra maior segurança de que não irá perder o seu dinheiro. A abertura de conta nos Estados Unidos é muito utilizada tanto por quem pretende viajar quanto para quem apenas se interessa em proteger o seu patrimônio, hoje existem várias formas para abrir contas no exterior, inclusive por aplicativos. Outras opções são compra de imóveis no exterior e investimentos de longo prazo em fundos mais seguros, atrelados a títulos públicos do governo norte-americano, conhecido como Treasuries. 

Outros ativos continuam tendo aumento relevante de demanda, como criptoativos e o ouro, este que nunca saiu de moda. O importante é realizar suas operações com quem realmente entende do assunto e identificar o tipo de investidor que você é, procurar diversificar e não deixar de proteger parte do seu patrimônio em investimentos que garantam conforto e segurança.

A modernização do Câmbio On e a renovação do mercado de câmbio

A nova lei do câmbio, de n° 14.286, já está em vigor no Brasil. A legislação é uma atualização necessária diante das transformações que aconteceram no mercado de câmbio.

As novas regras se aplicam ao mercado de câmbio brasileiro, ao capital nacional no exterior, ao montante de dinheiro que entra no país e à prestação de informações ao Banco Central do Brasil.

Segundo a instituição, ainda existe a possibilidade de novos ajustes na lei em novembro deste ano. 

Entre as mudanças já vigentes está o fato de que o cliente deve informar a finalidade e a classificação da sua operação, o que antes era feito pelas instituições financeiras. De acordo com o BC, essa medida garante mais agilidade e praticidade para quem opera câmbio.

A ideia de garantir maior independência e facilidade para o cliente é uma preocupação antiga da B&T Câmbio, que alia tecnologia com conhecimento técnico no setor. 

A ferramenta Câmbio On ilustra isso ao garantir que o cliente possa gerar relatórios com os dados das operações e consultar o histórico delas. Pela plataforma web, é possível consultar contratos, fazer o controle de cotações e ordens de pagamento. 

Além disso, quem trabalha com comércio exterior também tira benefícios com o seu uso, uma vez que a ferramenta  também possibilita a conferência se há alguma pendência com documentos aduaneiros.

Tulio Portella, Diretor Comercial e Varejo da B&T, explica sua visão da plataforma e de como ela acompanha a renovação no mercado cambial. “Entendo que é um porto seguro para os nossos clientes. Ter acesso a uma base de dados completa com todas as informações relativas aos câmbios com apenas alguns cliques é algo de extremo valor. As áreas financeiras, de contabilidade e até mesmo de auditoria passam a ter informações on-time e de forma super organizada, sem nenhum custo adicional por isso”, ressalta.

TURISMO

Quais são os produtos mais procurados na hora de viajar na Europa Câmbio?

2023 começou bem para o setor de turismo. De acordo com a pesquisa da Decolar, as buscas por viagens para o Carnaval cresceram 43% em relação ao ano anterior. Os destinos internacionais mais procurados foram Lisboa, Buenos Aires, Orlando, Santiago e Miami. 

Segundo o levantamento da Europa Câmbio, a procura por moeda estrangeira no Carnaval apresentou uma tendência de aumento de 25% em relação a 2020.  Pensando neste tema, a partir do comportamento dos clientes da rede, quais seriam os produtos mais procurados na hora de viajar?

Segundo dados da Europa, o papel-moeda segue na primeira posição como produto mais procurado. Em segundo, está a remessa MoneyGram, o que pode estar atrelado a quem permanece no Brasil, mas precisa receber ou enviar dinheiro a alguém que está fora do país de forma rápida.

Na terceira posição está o cartão pré-pago internacional, que embora ainda não tenha superado os níveis pré-pandemia, teve o dobro de operações em 2022 comparado a 2021.

Com nove feriados prolongados no Brasil este ano, tudo indica que 2023 seja um ano positivo para aqueles que vivem ou se beneficiam do turismo e também para aqueles que pensam em viajar.

Precisa enviar ou receber dinheiro? Use o IZZI, seu aplicativo de remessas internacionais 

O IZZI Remessas é uma fintech focada em remessas internacionais e seu aplicativo une dois tipos de operações para que o cliente use de acordo com a sua necessidade.

O envio e recebimento via MoneyGram permite o saque do dinheiro em espécie em um agente da MoneyGram no exterior após o envio pelo app. A operação pode ser feita para mais de 200 países e territórios.

Já a transferência entre contas bancárias, com envio para toda Europa e Estados Unidos, podem ser feitas para a própria conta ou para a conta de outra pessoa.

O IZZI Remessas ainda conta com opções de pagamento por PIX, TED e cartão de crédito. O aplicativo já está disponível para download em todas as lojas.

Últimos Posts

Confira 4 dicas sobre envio e recebimento de dinheiro do exterior

Por: | 16 de fevereiro de 2024

Enviar e receber dinheiro do exterior pode ser bem mais fácil do que muitos pensam. No entanto, é importante tomar alguns cuidados na hora de fazer sua operação. Neste conteúdo, vamos te dar 4 dicas para realizar suas transferências internacionais e ter uma experiência livre de preocupações. Vamos lá? Boa leitura! 1. Escolha a melhor […]

Ler Matéria

Como se planejar para uma viagem em família?

Por: | 2 de fevereiro de 2024

Planejar uma viagem em família para o exterior pode ser muito divertido, mas envolve alguns desafios. É importante pesquisar muito bem para não ter imprevistos, além de garantir a segurança e a alegria de toda a família. Nesse artigo vamos te dar 7 dicas para acertar no seu planejamento e realizar a melhor viagem de […]

Ler Matéria

Como obter a melhor cotação na tarifa de câmbio?

Por: | 19 de janeiro de 2024

Seja para viagens, comércio ou investimento, obter a melhor cotação na tarifa de câmbio é crucial para quem precisa realizar transações internacionais. Antes de realizar qualquer operação, é importante considerar todas as opções relevantes e escolher aquela que mais se adequa à sua realidade financeira. Nesse artigo, separamos algumas dicas que podem te ajudar a […]

Ler Matéria