Sophia Kelmer com uniforme da B&T Câmbio Sophia Kelmer com uniforme da B&T Câmbio

Conheça Sophia Kelmer, a atleta paralímpica patrocinada pela B&T Câmbio

Por: | 1 de março de 2023 |

Sophia Kelmer é a atleta patrocinada pela B&T Câmbio no esporte paralímpico. A maior corretora de câmbio do país tem o histórico de apoiar e incentivar o esporte, e o Comitê Socioambiental, trouxe o patrocínio de Sophia em 2022 como mais uma ação dentro da instituição.

Para além do câmbio, a B&T é uma empresa humanizada e que valoriza atitudes com potencial de transformar o mundo. 

“É um motivo de grande orgulho para mim, trabalhar no Grupo B&T, uma empresa que tem um propósito claro, sabe onde quer chegar, e busca através de ações humanas a energia necessária para apoiar a sociedade. A B&T entende que o patrocínio é um investimento indireto em saúde, educação, cultura, inclusão, segurança e demais áreas sociais. O Grupo B&T patrocina histórias, sonhos e superação”, ressalta Luciana Montozo, Diretora de Recursos Humanos do Grupo B&T.

Sophia Kelmer mostra com sua história como o esporte pode mudar vidas e transpor barreiras, sendo um exemplo para pessoas de todas as nacionalidades.

Sophia começou no tênis de mesa como uma brincadeira na escola, e depois de tantas vitórias, encontrou seu talento. Iniciou praticando com o professor Alexandre Silva no final de 2018, e já em 2019, ganhou como campeã brasileira. O caminho da atleta paralímpica patrocinada pela B&T Câmbio, mesmo em pouco tempo, alcançou patamares históricos no tênis de mesa paralímpico.

Atualmente, Sophia é federada pelo Fluminense e lidera o ranking nacional da classe 8. Além disso, a atual tetracampeã brasileira é considerada destaque no cenário internacional. Com apenas 15 anos de idade, Sophia é a 4º melhor atleta paralímpica no ranking mundial da classificação adulta e a 1º no sub-23 geral.

Conheça a história de Sophia Kelmer

Sophia nasceu com uma deficiência chamada hemiplegia direita, decorrente de um AVC intrauterino. Depois de um tempo, após um parto prematuro e delicado, os pais de Sophia notaram que ela era diferente. No entanto, a paralisia cerebral que afetou o lado direito de seu corpo nunca a impediu de praticar esportes. 

Os pais da Sophia colaboraram e trabalharam desde o início para que ela se desenvolvesse e fosse incluída na sociedade. Seu pai sempre foi apaixonado por esportes, e inspirou Sophia. Ela chegou a fazer atletismo, skate, natação, tudo dentro de uma realidade adaptada onde pudesse vivenciar cada atividade.

Nenhum desses esportes seguiu adiante com Sophia até o encontro com o tênis de mesa. 

Na primeira escola onde estudou, não conseguia participar nos esportes coletivos. Pelas dificuldades e por não ser ouvida, mudou para uma outra escola, com melhor aceitação para suas necessidades, e onde tinha uma mesa de pingue-pongue onde os alunos se divertiam nos intervalos. 

O impeditivo nos esportes coletivos, onde ficava de lado, foi resolvido pelo tênis de mesa ser um esporte individual. Sophia conseguia participar sem depender da escolha de outras pessoas e não se incomodava pela falta de outras garotas para jogar. Acumulava vitórias na escola e passou a incomodar outros meninos. O talento levou a menina para uma vida como atleta.

A trajetória da menina prodígio do tênis de mesa paralímpico

Vale lembrar que o tênis de mesa paralímpico é um esporte dividido por níveis de deficiência e não por idade. Sophia foi classificada como classe 8, e isso foi importante para que ela pudesse participar de campeonatos no Brasil e no mundo.

A adolescente de 14 anos também faz parte do projeto Diamantes do Futuro, da CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa), e já participa de treinamentos junto à seleção principal. Com os resultados conquistados nas suas recentes participações internacionais, chegou também a primeira convocação para a seleção

brasileira, onde representou o Brasil no Aberto Paralímpico da República Tcheca, na Copa Tango na Argentina, e recentemente, no Mundial de Tênis de Mesa Paralímpico na Espanha, onde conquistou a medalha de bronze.

Sendo a melhor ranqueada das Américas na atualidade, a garota fã de Hugo Calderano, já pode sonhar em ir para Paris 2024 ao lado do ídolo. Aos 16 anos, Sophia terá tudo para ser a atleta brasileira mais jovem a participar das Paralimpíadas entre todas as modalidades, e com grandes chances de medalha.

Conheça a B&T Câmbio

B&T Câmbio é uma referência no mercado de câmbio e mantém seu compromisso na defesa de projetos que contribuem para a convivência num mundo melhor, como o patrocínio de Sophia Kelmer. 

A maior corretora de câmbio do Brasil por meio do seu Comitê de Riscos Sociais, Ambientais e Climáticos promove ações de cunho socioambiental para toda sociedade. 

Além de apoiar o esporte paralímpico, a B&T ajuda instituições que cuidam de crianças carentes e moradores de rua. Em 2021, a B&T foi certificada, mais uma vez, como uma empresa Amiga da Criança pela Fundação Abrinq – Save The Children.

Além disso, cuidamos do meio ambiente e de sua preservação a partir de produtos e serviços de câmbio otimizados para a diminuição de uso de papel.

Somos a maior corretora de câmbio do Brasil e já atendemos mais de 1 milhão de pessoas e mais de 12 mil empresas com compromisso e ética.

Por meio da atuação em produtos e serviços de câmbio comercial e turismo, a empresa cobre 189 países e oferece soluções para pessoas físicas e jurídicas com eficiência, segurança e qualidade.

Últimos Posts

Parceria B&T e CBTM completa 1 ano!

Por: | 28 de fevereiro de 2024

Em 2024 celebramos o nosso 1º ano de parceria com a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, que tem como propósito apoiar os sonhos de atletas por meio do esporte. A data é comemorada com muito orgulho e trouxe excelentes resultados nesse período, especialmente por estarmos em um ano tão importante, com os Jogos em […]

Ler Matéria

Confira 4 dicas sobre envio e recebimento de dinheiro do exterior

Por: | 16 de fevereiro de 2024

Enviar e receber dinheiro do exterior pode ser bem mais fácil do que muitos pensam. No entanto, é importante tomar alguns cuidados na hora de fazer sua operação. Neste conteúdo, vamos te dar 4 dicas para realizar suas transferências internacionais e ter uma experiência livre de preocupações. Vamos lá? Boa leitura! 1. Escolha a melhor […]

Ler Matéria

Como se planejar para uma viagem em família?

Por: | 2 de fevereiro de 2024

Planejar uma viagem em família para o exterior pode ser muito divertido, mas envolve alguns desafios. É importante pesquisar muito bem para não ter imprevistos, além de garantir a segurança e a alegria de toda a família. Nesse artigo vamos te dar 7 dicas para acertar no seu planejamento e realizar a melhor viagem de […]

Ler Matéria