Boletim B&T Câmbio – Outubro
COMERCIAL
Os efeitos do aumento dos juros dos Estados Unidos mundo afora.
No último dia 21 de setembro tivemos mais uma Super Quarta – termo utilizado no mercado financeiro para as reuniões de órgãos que definem a política monetária como Comitê de Política Monetária (Copom) no Brasil, o Banco Central Europeu, na Europa, e Sistema de Reserva Federal (FED), dos Estados Unidos. A data movimentou o mercado, que estava ansioso aguardando os resultados dos Estados Unidos, se iriam aumentar mais uma vez sua taxa de juros.
O Fed (banco central norte-americano) elevou sua taxa em 0,75 ponto percentual como medida de controle da inflação no país, que segundo o Bank of America pode fechar o ano em 6,7%. A taxa de juros norte-americana é uma ferramenta que orienta a economia e sua manutenção reflete em diversas operações de investimento e de crédito. O aumento estipulado serve para desacelerar a economia e reduzir a inflação.
Essas medidas repercutem na economia de outros países e acabam gerando uma valorização do dólar, aumentando a cotação da moeda americana frente a moedas como o real ou o yuan, moeda chinesa que também tem sofrido desvalorização.
Os efeitos no longo prazo são uma visível desaceleração da economia global como um todo, onde produtos e serviços do Brasil podem ser menos requisitados. Países da Ásia e Europa também subiram suas taxas de juros para tentar frear a inflação após decisão do Fed. O Banco Mundial espera uma desaceleração de 3,2% no crescimento mundial para 2023.
Visão de especialista – Selic permanece em 13,75%. O que esperar dos próximos passos do Copom?
A Super Quarta também foi marcada pela decisão sobre a Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira. A Selic funciona como um regulador e opera no controle da inflação, de preços e como base para outras taxas da economia.
O Copom (Comitê de Política Monetária) manteve a taxa Selic em 13,75% ao ano. A decisão interrompeu o ciclo de altas do Banco Central, iniciado em março de 2021, e o comitê reforçou que deve manter a Selic nesse patamar por tempo prolongado.
A Selic influencia a economia e o câmbio faz parte desta conjuntura. Se a Selic aumenta, o real tem uma tendência de se valorizar diante de outras moedas estrangeiras. Entretanto, com os juros de outros países sendo elevados, principalmente o dos Estados Unidos, não é uma certeza que a Selic possa controlar o câmbio.
Conversamos com o especialista, Felipe Steiman, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da B&T Câmbio para entender mais sobre esse assunto.
No Brasil, a decisão de manutenção não foi unânime, já que alguns membros do comitê votaram por um aumento de 0,25%. Apesar de um possível futuro aumento de juros não ter sido descartado, a ideia do nosso banco central é ver se esta continuidade na taxa Selic conseguirá controlar a inflação. Redução de juros aqui talvez seja assunto apenas para meados de 2023.
Nos EUA, a história é diferente, pois eles começaram a subir juros muito depois de nós. Com uma inflação galopante e um mercado de trabalho aquecido, fica difícil para o banco central americano não ter uma postura mais dura. Mais aumentos de juros são esperados nas próximas reuniões, o que levaria a taxa nos EUA a mais de 4%.
Apesar de a diferença ainda ser grande entre as taxas de juros do Brasil e dos EUA, em momentos de tensões econômicas globais, com uma guerra inflacionária em curso, estar posicionado na moeda mais segura e forte do mundo se torna um investimento muito atrativo, o que tem feito o índice DXY, que mede a força do dólar perante outras moedas, atingir altos níveis.
TURISMO
Turismo em alta! Quantidade de operações da Europa Câmbio até setembro de 2022 já ultrapassa o total de operações de 2021
O volume de viagens internacionais de janeiro a julho de 2022 apresentou um aumento de 43% comparado a 2021, de acordo com dados da empresa MaxMilhas, especializada em pacotes de viagem. Entre a lista dos mais buscados pelos turistas brasileiros estão destinos como Lisboa, Buenos Aires, Madri, Orlando e Nova Iorque.
As operações de câmbio também acompanham esse crescimento do turismo internacional. Na Europa Câmbio, foram registradas 74.039 em 2021, enquanto em 2022 – até o dia 19 de setembro, o total já chega a 112.940.
A alta demanda impactou no crescimento da rede no segundo semestre. Nos meses de outubro e agosto, foram inauguradas uma nova loja em São Paulo, no Shopping Center Norte, e outra no Aeroporto Internacional de Brasília.
De acordo com Paulo Victor, Gestor de Varejo da Rede, além de comprar o papel moeda para suas viagens, o cliente pode emitir cartões pré-pagos internacionais, contratar seguro-viagem, despachar itens via DHL Express, realizar pagamentos e recebimentos internacionais, entre outros serviços.
Cidadania portuguesa pode ser tirada pela internet? Saiba mais e veja os impactos no câmbio.
Portugal é o destino mais pesquisado por brasileiros de acordo com os dados do buscador de voos Viajala. A tendência é que esse resultado permaneça em alta já que o governo português está criando facilidades para pedir cidadania.
De acordo com o governo de Portugal, será possível dar andamento ao processo pelo site da Justiça local, de forma online. A medida é um modo de aliviar a demanda nos cartórios portugueses e tornar o processo mais ágil.
Segundo o Ministro da Justiça, Pedro Ferrão Tavares, essa mudança só começa a valer no final de 2022, ainda sem data definida. A solicitação de cidadania é um dos pedidos mais realizados no Instituto dos Registos e do Notariado e o Brasil ocupa uma posição de destaque no ranking.
Dados do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) informam que o Brasil representa 29,8% da comunidade estrangeira em Portugal, a maior comunidade imigrante por lá. Em 2021, o número de brasileiros cresceu 23% comparado a 2020. Conforme os dados, há seis anos a solicitação por cidadania portuguesa só cresce: o país já tem em torno de 252 mil brasileiros em situação regular.
“Esse movimento de migração de brasileiros para Portugal vem aumentando ano após ano. Mesmo com a pandemia, percebemos uma demanda de clientes que procuram as lojas para realizar pagamentos de taxas e emolumentos consulares, especialmente para Portugal, e também para enviar documentos para cartórios ou escritórios de advocacia, com o intuito de tirar a dupla cidadania”, ressalta Paulo Victor, Gestor de Varejo da Europa Câmbio.
Desde abril de 2022, a quantidade de operações com euro na Europa Câmbio ultrapassa as operações com dólar, passando de 10.348 transações para 32.245, um aumento de 212%, fato que pode estar relacionado também a essa questão.
Leia também: Como se preparar para uma viagem internacional?
Sobre a B&T Câmbio
Fundada em 1993, a B&T Câmbio é a maior corretora de câmbio do Brasil, com operação em volume transacionado no setor, de acordo com o ranking do Banco Central, de US$ 35,5 bilhões entre 2018 e 2021. Já atendeu mais de 1 milhão de clientes e conta com soluções como pagamentos internacionais, câmbio turismo, transferências internacionais e comércio exterior.
Possui uma rede de mais de 40 lojas de câmbio espalhadas por todas as regiões do país (próprias e de correspondentes). A B&T oferece serviços de câmbio completos aos clientes (pessoas físicas e jurídicas), sempre com agilidade nos processos, redução de custos e excelência no atendimento. A corretora é integrante do Grupo B&T, que detém ainda as marcas Europa Câmbio, B&T Consultoria e B&T Global.