Boletim B&T Câmbio – Outubro

Por: | 13 de outubro de 2022 |

COMERCIAL

Os efeitos do aumento dos juros dos Estados Unidos mundo afora.

No último dia 21 de setembro tivemos mais uma Super Quarta – termo utilizado no mercado financeiro para as reuniões de órgãos que definem a política monetária como Comitê de Política Monetária (Copom) no Brasil, o Banco Central Europeu, na Europa, e Sistema de Reserva Federal (FED), dos Estados Unidos. A data movimentou o mercado, que estava ansioso aguardando os resultados dos Estados Unidos, se iriam aumentar mais uma vez sua taxa de juros. 

O Fed (banco central norte-americano) elevou sua taxa em 0,75 ponto percentual como medida de controle da inflação no país, que segundo o Bank of America pode fechar o ano em 6,7%. A taxa de juros norte-americana é uma ferramenta que orienta a economia e sua manutenção reflete em diversas operações de investimento e de crédito. O aumento estipulado serve para desacelerar a economia e reduzir a inflação.

Essas medidas repercutem na economia de outros países e acabam gerando uma valorização do dólar, aumentando a cotação da moeda americana frente a moedas como o real ou o yuan, moeda chinesa que também tem sofrido desvalorização.

Os efeitos no longo prazo são uma visível desaceleração da economia global como um todo, onde produtos e serviços do Brasil podem ser menos requisitados. Países da Ásia e Europa também subiram suas taxas de juros para tentar frear a inflação após decisão do Fed. O Banco Mundial espera uma desaceleração de 3,2% no crescimento mundial para 2023.

Leia o artigo do Tulio Portella, Diretor Comercial e Varejo da B&T Câmbio, sobre a moeda estrangeira como forma de acelerar empresas brasileiras.

Visão de especialista – Selic permanece em 13,75%. O que esperar dos próximos passos do Copom?

A Super Quarta também foi marcada pela decisão sobre a Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira. A Selic funciona como um regulador e opera no controle da inflação, de preços e como base para outras taxas da economia. 

O Copom (Comitê de Política Monetária) manteve a taxa Selic em 13,75% ao ano. A decisão interrompeu o ciclo de altas do Banco Central, iniciado em março de 2021, e o comitê reforçou que deve manter a Selic nesse patamar por tempo prolongado.

A Selic influencia a economia e o câmbio faz parte desta conjuntura. Se a Selic aumenta, o real tem uma tendência de se valorizar diante de outras moedas estrangeiras. Entretanto, com os juros de outros países sendo elevados, principalmente o dos Estados Unidos, não é uma certeza que a Selic possa controlar o câmbio.

Conversamos com o especialista, Felipe Steiman, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da B&T Câmbio para entender mais sobre esse assunto.

No Brasil, a decisão de manutenção não foi unânime, já que alguns membros do comitê votaram por um aumento de 0,25%. Apesar de um possível futuro aumento de juros não ter sido descartado, a ideia do nosso banco central é ver se esta continuidade na taxa Selic conseguirá controlar a inflação. Redução de juros aqui talvez seja assunto apenas para meados de 2023.

Nos EUA, a história é diferente, pois eles começaram a subir juros muito depois de nós. Com uma inflação galopante e um mercado de trabalho aquecido, fica difícil para o banco central americano não ter uma postura mais dura. Mais aumentos de juros são esperados nas próximas reuniões, o que levaria a taxa nos EUA a mais de 4%.

Apesar de a diferença ainda ser grande entre as taxas de juros do Brasil e dos EUA, em momentos de tensões econômicas globais, com uma guerra inflacionária em curso, estar posicionado na moeda mais segura e forte do mundo se torna um investimento muito atrativo, o que tem feito o índice DXY, que mede a força do dólar perante outras moedas, atingir altos níveis.

TURISMO

Turismo em alta! Quantidade de operações da Europa Câmbio até setembro de 2022 já ultrapassa o total de operações de 2021

O volume de viagens internacionais de janeiro a julho de 2022 apresentou um aumento de 43% comparado a 2021, de acordo com dados da empresa MaxMilhas, especializada em pacotes de viagem. Entre a lista dos mais buscados pelos turistas brasileiros estão destinos como Lisboa, Buenos Aires, Madri, Orlando e Nova Iorque. 

As operações de câmbio também acompanham esse crescimento do turismo internacional. Na Europa Câmbio, foram registradas 74.039 em 2021, enquanto em 2022 – até o dia 19 de setembro, o total já chega a 112.940. 

A alta demanda impactou no crescimento da rede no segundo semestre. Nos meses de outubro e agosto, foram inauguradas uma nova loja em São Paulo, no Shopping Center Norte, e outra no Aeroporto Internacional de Brasília.

De acordo com Paulo Victor, Gestor de Varejo da Rede, além de comprar o papel moeda para suas viagens, o cliente pode emitir cartões pré-pagos internacionais, contratar seguro-viagem, despachar itens via DHL Express, realizar pagamentos e recebimentos internacionais, entre outros serviços.

Cidadania portuguesa pode ser tirada pela internet? Saiba mais e veja os impactos no câmbio.

Portugal é o destino mais pesquisado por brasileiros de acordo com os dados do buscador de voos Viajala. A tendência é que esse resultado permaneça em alta já que o governo português está criando facilidades para pedir cidadania. 

De acordo com o governo de Portugal, será possível dar andamento ao processo pelo site da Justiça local, de forma online. A medida é um modo de aliviar a demanda nos cartórios portugueses e tornar o processo mais ágil. 

Segundo o Ministro da Justiça, Pedro Ferrão Tavares, essa mudança só começa a valer no final de 2022, ainda sem data definida. A solicitação de cidadania é um dos pedidos mais realizados no Instituto dos Registos e do Notariado e o Brasil ocupa uma posição de destaque no ranking. 

Dados do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) informam que o Brasil representa 29,8% da comunidade estrangeira em Portugal, a maior comunidade imigrante por lá. Em 2021, o número de brasileiros cresceu 23% comparado a 2020. Conforme os dados, há seis anos a solicitação por cidadania portuguesa só cresce: o país já tem em torno de 252 mil brasileiros em situação regular.

“Esse movimento de migração de brasileiros para Portugal vem aumentando ano após ano. Mesmo com a pandemia, percebemos uma demanda de clientes que procuram as lojas para realizar pagamentos de taxas e emolumentos consulares, especialmente para Portugal, e também para enviar documentos para cartórios ou escritórios de advocacia, com o intuito de tirar a dupla cidadania”, ressalta Paulo Victor, Gestor de Varejo da Europa Câmbio.

Desde abril de 2022, a quantidade de operações com euro na Europa Câmbio ultrapassa as operações com dólar, passando de 10.348 transações para 32.245, um aumento de 212%, fato que pode estar relacionado também a essa questão. 

Leia também: Como se preparar para uma viagem internacional?

Sobre a B&T Câmbio

Fundada em 1993, a B&T Câmbio é a maior corretora de câmbio do Brasil, com operação em volume transacionado no setor, de acordo com o ranking do Banco Central, de US$ 35,5 bilhões entre 2018 e 2021. Já atendeu mais de 1 milhão de clientes e conta com soluções como pagamentos internacionais, câmbio turismo, transferências internacionais e comércio exterior.

Possui uma rede de mais de 40 lojas de câmbio espalhadas por todas as regiões do país (próprias e de correspondentes). A B&T oferece serviços de câmbio completos aos clientes (pessoas físicas e jurídicas), sempre com agilidade nos processos, redução de custos e excelência no atendimento.  A corretora é integrante do Grupo B&T, que detém ainda as marcas Europa Câmbio, B&T Consultoria e B&T Global.

Últimos Posts

Estratégias de proteção contra a volatilidade cambial

Por: | 24 de outubro de 2024

A volatilidade cambial é um desafio constante para empresas que operam no mercado internacional, pois oscilações nas taxas de câmbio podem impactar diretamente os custos, receitas e margens de lucro. Para mitigar esses riscos, é fundamental adotar estratégias eficazes de proteção cambial. Aqui estão algumas das principais: Contratos de Hedge Cambial Uma das estratégias mais […]

Ler Matéria

Boletim B&T Câmbio – Outubro

Por: | 10 de outubro de 2024

Visão do especialista Com Diego Gardi – Gerente da B&T Câmbio e Analista de Investimentos O que esperar do câmbio no último trimestre do ano? As últimas semanas foram movimentadas nas economias globais, com decisões importantes sobre juros nos EUA, a China anunciando pacotes de estímulos e, no cenário doméstico, a reunião do Copom (Comitê […]

Ler Matéria

Tipos de intercâmbio: veja a diferença entre 4 opções existentes

Por: | 30 de setembro de 2024

Se você sonha em morar fora do país, conhecer outras culturas ou aprender novos idiomas, você precisa conhecer os principais tipos de intercâmbio que existem. Fazer um intercâmbio é uma excelente oportunidade para se desenvolver pessoal e profissionalmente. Afinal, você vai conhecer pessoas de outras culturas e vai poder vivenciar experiências diferentes que vão te […]

Ler Matéria