Como comprar um imóvel na Itália?
Comprar uma casa na Itália é o sonho de muitas pessoas que decidem se mudar para o país ou planejam viajar para a Europa por um longo período. Há negócios para diversos tipos de orçamento e opções.
Entretanto, muitas pessoas não sabem como funciona o processo para adquirir um imóvel na Itália e como efetuar o pagamento.
Se você está buscando mais informações sobre isso, chegou no lugar certo. Acompanhe o conteúdo e boa leitura!
Os primeiros passos: como comprar uma casa na Itália
A Itália é um país com muitas opções para quem planeja comprar uma casa ou um apartamento. Em algumas cidades italianas como Calatafimi-Segesta, em Trapani, na Sicília, é possível adquirir imóveis por 1 euro.
A proposta inusitada, que chamou atenção de milhares de pessoas ao redor do mundo, foi trazida pela prefeitura da cidade com o objetivo de revitalizar a região e movimentar a economia local com a chegada de novos moradores.
Além disso, pode ter imóveis em valores diferentes e em outras condições, e isso tem relação com o que você busca. Então, o primeiro passo é definir seu objetivo de compra e também em qual região você planeja morar.
Após essa etapa, é necessário buscar informações em sites de imobiliárias na Itália e encontrar o imóvel ideal para você.
Geralmente, essa etapa pode demorar e se você estiver distante na hora do fechamento do negócio, é recomendado contar com a assessoria da imobiliária para evitar golpes.
Conheça 6 dicas para quem pretende morar no exterior.
Quanto custa comprar um imóvel na Itália?
Como vimos pode custar 1 euro, mas o valor médio de um imóvel na Itália com dois quartos e uma sala é de 130 mil euros. Vale lembrar que o valor depende também de cada região e para isso, avaliar o custo e estilo de vida daquele local é importante para evitar sustos ao viajar para o país após decisão.
Em Milão, por exemplo, um apartamento pode custar de 300 mil euros a 630 mil euros por metros quadrados em uma região central. Já em áreas mais afastadas, o valor seria de 141.300 mil euros a 270.000 mil euros.
Em Roma, uma das mais conhecidas cidades italianas, um apartamento pode custar entre 240 mil euros a 600 mil euros por metros quadrados, e fora da região central, o valor fica entre 120 mil euros a 300 mil euros.
Turim, famosa pela arquitetura, pela proximidade com os Alpes e a incrível gastronomia, também atrai turistas do mundo todo. Para comprar um apartamento no centro da cidade, é necessário desembolsar entre 180 mil euros a 270 mil euros. Em outras regiões afastadas do centro, os valores de compra ficam entre 66 mil euros a 180 mil euros.
Em Verona, palco da peça de Romeu e Julieta, escrita por William Shakespeare, para comprar um apartamento no centro da cidade, você precisa ter entre 72 mil euros a 180 mil euros. Para quem planeja sair da região central, os valores podem variar entre 60 mil euros a 108 mil euros.
Como se preparar para uma viagem internacional com a Europa Câmbio. Confira!
Uma observação é que, além do preço do imóvel, o comprador tem que arcar com os impostos e taxas de cada imóvel. No caso de uma casa ou apartamento novo acresce o valor 10% a 20%, em imóveis construídos independentemente é acrescido o valor de 4%, e no caso de imóveis antigos, o valor é de 20%.
Veja como comprar euro mais barato para sua viagem.
Quais documentos são necessários?
Se você é estrangeiro e planeja comprar um imóvel na Itália, é preciso que você tenha os seguintes documentos:
- Passaporte
- Visto de permanência
- Fazer o depósito de garantia de 10% a 30% do valor total do imóvel
- Comprovante de residência e renda
- Codice Fiscale: Identificação da pessoa física, de contribuinte do fisco. Pode ser solicitado de forma gratuita
- Ter o valor total do imóvel
Com todos os documentos apresentados é hora de formalizar a compra do imóvel com a assinatura do Rogito (escritura) frente a um notário para que tudo ocorra em conformidade com a lei.
Em alguns casos, também é recomendado que uma conta bancária seja aberta na Itália. Para esse objetivo, basta usar os mesmos documentos usados para a compra do imóvel.
Saiba como comprar uma casa na Europa neste post.
Como transferir dinheiro para a Itália?
Comprar um imóvel exige que seja enviado o dinheiro para a transação. Isso pode ser feito tanto para a sua conta bancária na Itália, como também para a conta de outra pessoa.
Muitas pessoas pensam no banco, mas a verdade é que essa operação pode sair mais cara, visto que essas instituições cobram taxas altas para esse tipo de transferência.
Na B&T Câmbio, você pode transferir o seu dinheiro com facilidade e com uma economia de até 70% considerando taxa, cotação e spread (preço de compra e venda do câmbio).
A B&T tem como prioridade o câmbio, quando você opta por fazer negócio, sem o banco, conseguimos ter controle total sobre o valor do câmbio, permitindo maior negociação e consequentemente, podemos abaixar o preço, o que é mais vantajoso para você, cliente.
Entre em contato com a nossa equipe e receba todo o suporte para a compra do seu imóvel na Itália. Somos especialistas em operações financeiras para o exterior e usamos tecnologia em nossos produtos e serviços, o que garante agilidade para você e a sua operação.
Junte-se aos mais de 1 milhão de clientes da B&T Câmbio. Acesse aqui para falar com um de nossos especialistas.