

O IOF será zerado até 2029? Entenda tudo aqui!
O Brasil recebeu o convite para fazer parte da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e um dos requisitos obrigatórios foi o corte do IOF, o Imposto de Operações Financeiras, que será reduzido de maneira gradual até ser completamente zerado em 2029.
A redução do imposto deve começar em 2022 pelas operações de entrada e saída de recursos financeiros de curto prazo (de até 180 dias).
Gradualmente, outras operações serão contempladas pelo corte do imposto. Até então o segundo grupo com as operações de câmbio de cartões de crédito, débito, cheques de viagem e cartões pré-pago. O terceiro grupo com operações de câmbio de compra de moeda estrangeira e transferência de recursos para conta no exterior. O último grupo engloba demais operações cambiais.
Vale lembrar que o cronograma detalhado ainda está sendo organizado pelo governo, mas o objetivo é concretizar o corte em todas as operações até 2029.
O que é a OCDE?
A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) é um grupo internacional com as potências econômicas mais industrializadas do mundo. No final de janeiro de 2022, a organização oficializou o convite, embora o processo de adequação do Brasil ainda deve durar algum tempo até ser finalizado.
Qual o objetivo de zerar o IOF?
Ao zerar o IOF nas operações financeiras ao exterior, o governo tem o intuito de acabar com os câmbios múltiplos. Isso é, quando cada operação tem a aplicação de uma taxa diferente.
Por exemplo, atualmente, o cartão pré-pago internacional tem o IOF de 6,38% e a aquisição de moeda estrangeira tem outra taxa de IOF de 1,1%.
Segundo o Ministério da Economia, essa variação de taxas favorece algumas operações e prejudica a entrada de agentes econômicos que pretendem atuar no país.
Ainda de acordo com informações do governo, o Brasil segue avançando no processo de convergência com a OCDE e dos 251 instrumentos normativos, já aderiu a 104.
Conheça a B&T Câmbio
A B&T é a maior corretora de câmbio do Brasil e o cliente pode realizar operações de câmbio para diversos países, repatriar ativos e valores em instituições financeiras, ou qualquer valor que tenha no exterior.
Nós cuidamos do câmbio da sua viagem com cartão pré-pago internacional, compra de moedas estrangeiras em espécie e ainda com aplicativo de remessas internacionais, o EasyWay Remessas, para trazer ainda mais facilidade para você.
A B&T Câmbio oferece atendimento especializado com uma consultoria preparada para buscar soluções e dar o suporte necessário para operações financeiras no exterior ou no Brasil.
Com base nos normativos do Banco Central e da Receita Federal, cada cliente conta com adequação às leis e auxílio quanto às documentações, economizando até 70% em relação aos custos de câmbio, sendo muito melhor do que fazer operações pelo banco.
Na B&T, nossa prioridade é cuidar da sua operação. Você encontra agilidade, facilidade, tecnologia avançada e atendimento de excelência.