Como extrair a declaração de importação no Siscomex?
A Declaração de Importação (DI) é um documento importante para o despacho aduaneiro, uma vez que informa sobre aspectos comerciais, cambiais e fiscais do processo de importação.
É por meio desse documento que ocorre também a regularização da operação.
Em dezembro de 2021, o Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior) alterou a forma como eram compartilhados os dados relacionados à DI, e assim, foi interrompido o envio para o Banco Central.
Dessa forma, as instituições financeiras que anteriormente acessavam o site do Banco Central para verificar a correspondência entre a operação de importação realizada e o que chegou na aduana, com a mudança, não puderam acessar do mesmo modo.
Neste post, vamos te explicar mais sobre isso e também como extrair a declaração de importação após a mudança no processo com o Siscomex.
Continue acompanhando!
O que muda com a notícia?
Agora, para comprovar a situação de cada Declaração de Importação, é necessário realizar consulta no Portal Único de Comércio Exterior, informando o CNPJ, o nº da DI e o último protocolo da declaração.
Ou seja, mais trabalho manual e uma maior procura por documentos, além de aumentar o risco para falha humana já que com o aumento de etapas e a sobrecarga de documentações, isso pode ser uma consequência.
E se der algum erro com a declaração de importação? Se encontrado erro no processo de adequação, a empresa poderá ser desenquadrada do Banco Central, as operações serão consideradas irregulares, e poderá ser aplicada multa e autuação.
Mas não se preocupe, pois desde 2020 já existe uma solução para essa questão, como vamos acompanhar a seguir.
Como extrair a declaração de importação?
A B&T, desde 2020, já havia criado uma solução para a extração da Declaração de Importação (DI). A ferramenta DI Extract automatiza e regulariza o processo para o importador.
Assim, você só precisa cadastrar a B&T como despachante para que ela possa atuar no Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior) direto e extrair a DI.
Veja o passo a passo para cadastrar a B&T como despachante aduaneiro no Siscomex:
- Entre no Portal único pelo endereço: https://portalunico.siscomex.gov.br/
2. Clique em “Importador/Exportador” e depois em “Importador/Exportador/Despachante” e acesse com o seu certificado digital. Veja a imagem abaixo (Imagem 1).
3. Após essa etapa, clique em “Cadastro de Intervenientes” (Imagem 2).
4. Clique em “Representação”, depois em “Representação por Despachante” e finalize em “Incluir” (Imagem 3).
5. Preencha todas as informações com os dados da empresa e os seus e clique em “Adicionar” (Imagem 4).
- Dados do Representante: CNPJ da empresa
- Tipo de atuação: Importador/Exportador
- Dados do Despachante: CPF e nome completo
- Data final: Data de expiração da procuração
6. Após concluir o cadastro, fale com o seu Gerente na B&T para que o processo seja finalizado.
Caso ainda não tenha seu Gerente na B&T, entre em contato com a nossa equipe e saiba aqui.
O que acontece após cadastrar a B&T como despachante?
Com a etapa do cadastro concluída, a B&T consegue acessar o Portal do Siscomex e extrair todas as suas declarações de importação. Desse modo, a B&T contata o Banco Central e faz as conciliações de suas operações de câmbio, regularizando o processo.
Vale lembrar que a B&T não presta o serviço de despachante aduaneiro, apenas faz a extração de informações para suas operações de câmbio.
Agilize suas operações de importação e facilite seus negócios, clique aqui e entre em contato com a nossa equipe.