O que é a taxa Selic e para que serve? O que é a taxa Selic e para que serve?

O que é a taxa Selic e para que serve?

Por: | 9 de fevereiro de 2022 |

A taxa básica de juros conhecida como Taxa Selic é um dos assuntos mais importantes dentro da economia brasileira. 

Isso se deve pelo impacto que causa no setor financeiro, em importações e exportações, nos preços de alimentos e em investimentos. A Selic tem grande influência nos assuntos que regem a economia.

Mas o que é a taxa Selic e como ela se aplica? Se você quiser saber mais sobre o tema, continue acompanhando este post.

O que é a taxa Selic?

A Selic significa a taxa de juros básica e todas as taxas de juros são atingidas por ela. Como, por exemplo, o valor de um empréstimo ou até mesmo o valor cobrado por moedas estrangeiras como o dólar.

O nome da taxa é originado do Sistema Especial de Liquidação e Custódia, com gestão do Banco Central. Por lá, são comercializados os títulos públicos federais. As operações são efetuadas nesse sistema e a partir disso é calculada a taxa média: a Selic.

Leia também: Declaração de importação: o que muda com a notícia do Siscomex?

As operações tratam-se de empréstimos com vencimento de apenas um dia e são feitas entre as instituições financeiras. Nesse caso, os títulos federais entram como garantia na negociação.

Dessa forma, são apontados algumas diferenciações entre a taxa. Uma delas é a taxa Selic “efetiva”, a taxa média calculada no dia a dia das operações realizadas, o que está sendo colocado no mercado de fato. Já a Selic “meta”, é aquela divulgada e se refere como a taxa básica da economia do país.

Para que serve?

A Selic tem um papel fundamental na estratégia monetária do Brasil, isso porque ela faz parte de um sistema de metas para o controle da inflação. O objetivo então é manter a inflação dentro do que é estabelecido de tempos em tempos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Leia também: Como dolarizar e se proteger das variações cambiais?

Nesse sentido, o foco é cuidar da estabilidade econômica e não propiciar descontroles em preços de produtos, serviços e em outros alicerces da economia. 

Atualmente, a taxa Selic pode ser encontrada pelo valor de 10,75% ao ano e foi determinada no dia 02 de fevereiro de 2022 pelo Copom (Comitê de Política Monetária). Se você quiser saber sobre a taxa em outros anos, acesse aqui.

Conheça a B&T

A B&T Câmbio tem 28 anos de trajetória no mercado de câmbio e já atendeu mais de 12 mil empresas. Aqui, enviar e receber dinheiro do exterior é simples, rápido e econômico.

Não é necessário abrir uma conta e a sua operação é feita no mesmo dia com uma economia de até 70% nos custos de câmbio, já que na B&T você tem poder de negociação sobre o spread (diferença entre o preço de venda e compra do câmbio) ao contrário dos bancos, onde você paga mais caro.

Com serviços e produtos para importações e exportações, pagamentos internacionais e remessas internacionais, usamos também a tecnologia em todos os nossos processos.

Descubra o melhor do câmbio com atendimento personalizado para você!

Entre em contato conosco aqui.

Últimos Posts

Boletim B&T XP – Junho/25

Por: | 9 de junho de 2025

Apresentamos o B&T InvestBack: um produto que faz o seu dinheiro render enquanto aguarda a liquidação. Quem é cliente B&T XP sabe que estamos sempre em busca de inovação! Por isso criamos o B&T InvestBack, um produto que vai mudar o jeito de fazer câmbio futuro. Com ele é possível programar a remessa de câmbio […]

Ler Matéria

Boletim B&T XP – Maio/25

Por: | 6 de maio de 2025

Visão do especialista Com Bruno Nascimento – Gerente de Relacionamento B&T XP Abril termina com dólar em queda e mercados atentos à guerra comercial e política monetária. O mês de abril começou com apreensão entre os investidores, diante da implementação de tarifas comerciais recíprocas pelos Estados Unidos — ação denominada pelo presidente Donald Trump como […]

Ler Matéria

Boletim B&T XP – Abril

Por: | 29 de abril de 2025

Visão do Especialista Com Diego Costa – Head de Câmbio da B&T XP O câmbio ainda não encontrou paz e não deve encontrar tão cedo. A inflação brasileira continua resistente, com pressões que dificultam a convergência para a meta. A taxa Selic deve voltar a subir, o que expõe a dificuldade em calibrar a política […]

Ler Matéria