O que é e como funciona a exportação indireta?
A exportação indireta é uma modalidade de exportação usada por empresas no comércio exterior.
Se você deseja saber mais sobre esse tipo de operação, como funciona e também quais são as principais vantagens e desvantagens, continue acompanhando este conteúdo.
Boa leitura!
O que é a exportação indireta?
Imagine que uma empresa adquira produtos de uma outra companhia com o intuito de exportá-los. Esse é um caso de exportação indireta.
Geralmente, essas operações são feitas por trading companies e comerciais exportadoras que são especializadas na venda de mercadorias para vários mercados.
Já a empresa produtora não tem tanto peso no envio ou em outras partes do processo de exportação, uma vez que ela fornece o produto.
Leia também: Entenda os impactos da taxa de câmbio em importações e exportações
Como funciona?
A operação de exportação indireta ocorre da seguinte forma. Primeiro, a empresa vende seus produtos para uma outra instituição para que seja feita a exportação.
Para isso, a venda deve ser feita com uma nota fiscal de saída interna, ou seja, a remessa com fim específico de exportação, emitida com CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações).
Assim, a empresa que adquiriu os produtos faz a exportação e é responsável pela emissão da nota fiscal. Entretanto, a maior parte das vantagens tributárias ainda é da empresa produtora.
Leia também: O que é necessário para fazer um investimento no exterior?
Vantagens e desvantagens da exportação indireta
A exportação indireta possui tanto benefícios quanto desvantagens para empresas que fazem esse tipo de operação.
- A modalidade oferece uma maneira mais rápida para exportar seus produtos a partir da venda deles para outras empresas.
- A empresa produtora não tem conhecimento de como o seu produto está atingindo o público e perde o controle sobre o processo.
- Gera contato com companhias que já contam com maior estrutura para exportação, o que pode ser estratégico para pequenas e médias empresas.
- Maior dependência de empresas terceiras para a exportação.
Leia também: Declaração de importação: o que muda com a notícia do Siscomex?
Conheça a B&T Câmbio
A B&T Câmbio tem mais de 28 anos no mercado e é especializada em operações financeiras entre o Brasil e o exterior. Já atendemos mais de 12 mil empresas e somos a maior corretora de câmbio do Brasil.
Temos a garantia de um serviço otimizado feito por quem entende realmente do assunto e ainda com uma economia de até 70% nos custos de câmbio.
Contamos com diversos produtos e serviços para importadores e exportadores como pagamentos internacionais, financiamentos à importação e exportação, empréstimos externos e consultoria para assuntos cambiais, comerciais e tributários.
Nossas ferramentas são focadas em otimizar o processo de quem lida diariamente com comércio exterior. Por isso, contamos com soluções como DI Extract, que extrai a declaração de importação de forma rápida e automatizada no Siscomex.
Entre no nosso site agora mesmo e descubra a solução ideal para você e o seu negócio.