O que é e como funciona a exportação indireta? O que é e como funciona a exportação indireta?

O que é e como funciona a exportação indireta?

Por: | 7 de fevereiro de 2022 |

A exportação indireta é uma modalidade de exportação usada por empresas no comércio exterior.

Se você deseja saber mais sobre esse tipo de operação, como funciona e também quais são as principais vantagens e desvantagens, continue acompanhando este conteúdo.

Boa leitura!

O que é a exportação indireta?

Imagine que uma empresa adquira produtos de uma outra companhia com o intuito de exportá-los. Esse é um caso de exportação indireta.

Geralmente, essas operações são feitas por trading companies e comerciais exportadoras que são especializadas na venda de mercadorias para vários mercados.

Já a empresa produtora não tem tanto peso no envio ou em outras partes do processo de exportação, uma vez que ela fornece o produto.

Leia também: Entenda os impactos da taxa de câmbio em importações e exportações

Como funciona? 

A operação de exportação indireta ocorre da seguinte forma. Primeiro, a empresa vende seus produtos para uma outra instituição para que seja feita a exportação. 

Para isso, a venda deve ser feita com uma nota fiscal de saída interna, ou seja, a remessa com fim específico de exportação, emitida com CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações).

Assim, a empresa que adquiriu os produtos faz a exportação e é responsável pela emissão da nota fiscal. Entretanto, a maior parte das vantagens tributárias ainda é da empresa produtora.

Leia também: O que é necessário para fazer um investimento no exterior?

Vantagens e desvantagens da exportação indireta

A exportação indireta possui tanto benefícios quanto desvantagens para empresas que fazem esse tipo de operação.

  • A modalidade oferece uma maneira mais rápida para exportar seus produtos a partir da venda deles para outras empresas.
  • A empresa produtora não tem conhecimento de como o seu produto está atingindo o público e perde o controle sobre o processo.
  • Gera contato com companhias que já contam com maior estrutura para exportação, o que pode ser estratégico para pequenas e médias empresas.
  • Maior dependência de empresas terceiras para a exportação.

Leia também: Declaração de importação: o que muda com a notícia do Siscomex?

Conheça a B&T Câmbio

A B&T Câmbio tem mais de 28 anos no mercado e é especializada em operações financeiras entre o Brasil e o exterior. Já atendemos mais de 12 mil empresas e somos a maior corretora de câmbio do Brasil.

Temos a garantia de um serviço otimizado feito por quem entende realmente do assunto e ainda com uma economia de até 70% nos custos de câmbio.

Contamos com diversos produtos e serviços para importadores e exportadores como pagamentos internacionais, financiamentos à importação e exportação, empréstimos externos e consultoria para assuntos cambiais, comerciais e tributários.

Nossas ferramentas são focadas em otimizar o processo de quem lida diariamente com comércio exterior. Por isso, contamos com soluções como DI Extract, que extrai a declaração de importação de forma rápida e automatizada no Siscomex.

Entre no nosso site agora mesmo e descubra a solução ideal para você e o seu negócio.

Últimos Posts

Confira 4 dicas sobre envio e recebimento de dinheiro do exterior

Por: | 16 de fevereiro de 2024

Enviar e receber dinheiro do exterior pode ser bem mais fácil do que muitos pensam. No entanto, é importante tomar alguns cuidados na hora de fazer sua operação. Neste conteúdo, vamos te dar 4 dicas para realizar suas transferências internacionais e ter uma experiência livre de preocupações. Vamos lá? Boa leitura! 1. Escolha a melhor […]

Ler Matéria

Como se planejar para uma viagem em família?

Por: | 2 de fevereiro de 2024

Planejar uma viagem em família para o exterior pode ser muito divertido, mas envolve alguns desafios. É importante pesquisar muito bem para não ter imprevistos, além de garantir a segurança e a alegria de toda a família. Nesse artigo vamos te dar 7 dicas para acertar no seu planejamento e realizar a melhor viagem de […]

Ler Matéria

Como obter a melhor cotação na tarifa de câmbio?

Por: | 19 de janeiro de 2024

Seja para viagens, comércio ou investimento, obter a melhor cotação na tarifa de câmbio é crucial para quem precisa realizar transações internacionais. Antes de realizar qualquer operação, é importante considerar todas as opções relevantes e escolher aquela que mais se adequa à sua realidade financeira. Nesse artigo, separamos algumas dicas que podem te ajudar a […]

Ler Matéria