O que é e como funciona a exportação indireta? O que é e como funciona a exportação indireta?

O que é e como funciona a exportação indireta?

Por: | 7 de fevereiro de 2022 |

A exportação indireta é uma modalidade de exportação usada por empresas no comércio exterior.

Se você deseja saber mais sobre esse tipo de operação, como funciona e também quais são as principais vantagens e desvantagens, continue acompanhando este conteúdo.

Boa leitura!

O que é a exportação indireta?

Imagine que uma empresa adquira produtos de uma outra companhia com o intuito de exportá-los. Esse é um caso de exportação indireta.

Geralmente, essas operações são feitas por trading companies e comerciais exportadoras que são especializadas na venda de mercadorias para vários mercados.

Já a empresa produtora não tem tanto peso no envio ou em outras partes do processo de exportação, uma vez que ela fornece o produto.

Leia também: Entenda os impactos da taxa de câmbio em importações e exportações

Como funciona? 

A operação de exportação indireta ocorre da seguinte forma. Primeiro, a empresa vende seus produtos para uma outra instituição para que seja feita a exportação. 

Para isso, a venda deve ser feita com uma nota fiscal de saída interna, ou seja, a remessa com fim específico de exportação, emitida com CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações).

Assim, a empresa que adquiriu os produtos faz a exportação e é responsável pela emissão da nota fiscal. Entretanto, a maior parte das vantagens tributárias ainda é da empresa produtora.

Leia também: O que é necessário para fazer um investimento no exterior?

Vantagens e desvantagens da exportação indireta

A exportação indireta possui tanto benefícios quanto desvantagens para empresas que fazem esse tipo de operação.

  • A modalidade oferece uma maneira mais rápida para exportar seus produtos a partir da venda deles para outras empresas.
  • A empresa produtora não tem conhecimento de como o seu produto está atingindo o público e perde o controle sobre o processo.
  • Gera contato com companhias que já contam com maior estrutura para exportação, o que pode ser estratégico para pequenas e médias empresas.
  • Maior dependência de empresas terceiras para a exportação.

Leia também: Declaração de importação: o que muda com a notícia do Siscomex?

Conheça a B&T Câmbio

A B&T Câmbio tem mais de 28 anos no mercado e é especializada em operações financeiras entre o Brasil e o exterior. Já atendemos mais de 12 mil empresas e somos a maior corretora de câmbio do Brasil.

Temos a garantia de um serviço otimizado feito por quem entende realmente do assunto e ainda com uma economia de até 70% nos custos de câmbio.

Contamos com diversos produtos e serviços para importadores e exportadores como pagamentos internacionais, financiamentos à importação e exportação, empréstimos externos e consultoria para assuntos cambiais, comerciais e tributários.

Nossas ferramentas são focadas em otimizar o processo de quem lida diariamente com comércio exterior. Por isso, contamos com soluções como DI Extract, que extrai a declaração de importação de forma rápida e automatizada no Siscomex.

Entre no nosso site agora mesmo e descubra a solução ideal para você e o seu negócio.

Últimos Posts

Tipos de intercâmbio: veja a diferença entre 4 opções existentes

Por: | 30 de setembro de 2024

Se você sonha em morar fora do país, conhecer outras culturas ou aprender novos idiomas, você precisa conhecer os principais tipos de intercâmbio que existem. Fazer um intercâmbio é uma excelente oportunidade para se desenvolver pessoal e profissionalmente. Afinal, você vai conhecer pessoas de outras culturas e vai poder vivenciar experiências diferentes que vão te […]

Ler Matéria

Boletim B&T Câmbio – Setembro

Por: | 16 de setembro de 2024

Visão do especialista Com Diego Costa – Head de Câmbio da B&T – Norte e Nordeste Qual a expectativa para a última Super Quarta do ano? Veja o que esperar. Com a última “Super Quarta” de 2024 se aproximando, o mercado financeiro aguarda ansiosamente as decisões de política monetária dos Estados Unidos e seus impactos […]

Ler Matéria

Onde investir para proteger o seu patrimônio?

Por: | 11 de setembro de 2024

Para aumentar a segurança do seu patrimônio, é fundamental que você, como investidor, tenha uma parte dos seus recursos em dólar.  O dólar é a moeda mais forte do mundo, e grande parte dos produtos que consumimos no nosso país está diretamente ligada ao preço da moeda americana.  No artigo de hoje, você vai conhecer […]

Ler Matéria