Por que o dólar que eu compro é sempre mais caro que o divulgado na mídia?

Por: | 10 de dezembro de 2018 |

Por que existe essa diferença? Essa é uma pergunta muito comum.

A explicação é simples:

O dólar comercial – que é usualmente divulgado nos meios de comunicação – é utilizado em operações comerciais, principalmente por empresas para exportação e importação de produtos ou serviços. A mídia normalmente divulga o dólar comercial com a taxa PTAX, que é a cotação oficial divulgada diariamente pelo Banco Central do Brasil e que é mais baixa por conta de um maior fluxo de caixa.

Já a venda individual da moeda em espécie é baseada na taxa do dólar turismo, que é um pouco mais caro devido a tarifas existentes como custo do papel moeda, logística de transporte nacional/internacional e segurança incorridos às instituições financeiras autorizadas a operar câmbio no país.

Além do preço diferente entre o dólar comercial e o turismo, existe também uma cotação diferente entre a taxa de compra e a taxa de venda de qualquer moeda estrangeira. Essa diferença é o spread de resultado da instituição que negocia a moeda. Por isso, elas compram mais barato e vendem mais caro.

Se você vai viajar e precisa de dólar, vai pagar o preço de venda. Agora, se você voltou de viagem cheio de dólares e quer vendê-los, vai receber o preço de compra.

Na B&T Corretora você encontra atendimento personalizado para te ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas. Conte com a corretora nº1 em operações de câmbio no Brasil.

Últimos Posts

Boletim B&T Câmbio – Julho

Por: | 15 de julho de 2024

Visão de Especialista Com Tulio Portella – Diretor Comercial da B&T B&T e XP: parceria transformadora para o mercado de câmbio. A união entre as marcas B&T Câmbio e XP Inc. representa um marco no mercado de câmbio brasileiro e vai beneficiar a todos: os clientes, o mercado e o país como um todo. Esta […]

Ler Matéria

Veja 4 vantagens ao internacionalizar a sua empresa

Por: | 8 de julho de 2024

Existem muitos motivos que levam um empresário à internacionalização de sua empresa. A necessidade de manter o negócio competitivo no mercado e alcançar um crescimento sustentável tem sido um grande motivo para levar as empresas para o exterior. Sabemos que expandir para fora do país pode parecer desafiador, mas existem muitas vantagens também. Neste artigo, […]

Ler Matéria

Contratar um seguro-viagem é obrigatório?

Por: | 1 de julho de 2024

Viajar é uma das melhores experiências que podemos ter. Conhecer novos lugares, culturas e pessoas amplia nossos horizontes e nos proporciona momentos inesquecíveis. Porém, sabemos que imprevistos podem acontecer, e é aí que entra a importância do seguro-viagem. Mas, afinal, o seguro-viagem é obrigatório? A resposta é: depende do destino e do tipo de viagem. […]

Ler Matéria