Por que o dólar que eu compro é sempre mais caro que o divulgado na mídia?

Por: | 10 de dezembro de 2018 |

Por que existe essa diferença? Essa é uma pergunta muito comum.

A explicação é simples:

O dólar comercial – que é usualmente divulgado nos meios de comunicação – é utilizado em operações comerciais, principalmente por empresas para exportação e importação de produtos ou serviços. A mídia normalmente divulga o dólar comercial com a taxa PTAX, que é a cotação oficial divulgada diariamente pelo Banco Central do Brasil e que é mais baixa por conta de um maior fluxo de caixa.

Já a venda individual da moeda em espécie é baseada na taxa do dólar turismo, que é um pouco mais caro devido a tarifas existentes como custo do papel moeda, logística de transporte nacional/internacional e segurança incorridos às instituições financeiras autorizadas a operar câmbio no país.

Além do preço diferente entre o dólar comercial e o turismo, existe também uma cotação diferente entre a taxa de compra e a taxa de venda de qualquer moeda estrangeira. Essa diferença é o spread de resultado da instituição que negocia a moeda. Por isso, elas compram mais barato e vendem mais caro.

Se você vai viajar e precisa de dólar, vai pagar o preço de venda. Agora, se você voltou de viagem cheio de dólares e quer vendê-los, vai receber o preço de compra.

Na B&T Corretora você encontra atendimento personalizado para te ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas. Conte com a corretora nº1 em operações de câmbio no Brasil.

Últimos Posts

Boletim B&T XP – Fevereiro

Por: | 6 de março de 2025

Visão do Especialista Com Diego Costa – Head de Câmbio da B&T XP Juros altos no Brasil e incertezas no cenário dos EUA A recente elevação da Selic para 13,25% reforça a posição do Brasil como o país com o maior juro real do mundo, ampliando o diferencial de taxas em relação a outras economias. […]

Ler Matéria

Boletim B&T XP – Janeiro

Por: | 14 de janeiro de 2025

Visão do Especialista Com Diego Costa | Head de Câmbio da B&T XP – Regiões Norte e Nordeste Transforme incertezas em oportunidades neste ano O ano de 2024 começou com uma projeção otimista: dólar a R$ 5,00, Selic em 9% a.a. e IPCA em 3,9%. Um cenário favorável, sem dúvida, mas que rapidamente se desfez, […]

Ler Matéria

Como proteger a sua empresa das oscilações cambiais?

Por: | 26 de dezembro de 2024

Se você atua no mercado internacional, sabe que as variações cambiais podem trazer grandes desafios para a sua empresa. As flutuações nas taxas de câmbio podem afetar desde os custos de produção até a precificação de produtos e serviços, impactando diretamente sua lucratividade. Mas não se preocupe! Existem estratégias práticas e eficazes para proteger o […]

Ler Matéria