Boletim B&T Câmbio – Agosto

Por: | 23 de setembro de 2022 |

TURISMO

Copa do Mundo: quando começa a busca pela moeda? Uma análise pensando na Copa do Qatar.

A Copa do Mundo do Qatar vai ocorrer do dia 21 de novembro até o dia 18 de dezembro de 2022. Como a moeda do Qatar é o rial catariano, perguntas sobre o câmbio vem surgindo. Qual seria a moeda mais indicada para levar?

Para a Copa de 2022 é indicado levar o dinheiro em dólar e depois trocar a moeda para o rial catariano. Isso é o mais indicado, visto que o rial do Qatar não é fácil de ser encontrado no Brasil e a cotação pode não ser favorável. 

Por isso, vale acompanhar de perto como a Copa do Mundo pode influenciar a procura por moedas estrangeiras. Vejamos como foi o comportamento do consumidor na última Copa do Mundo.

A B&T Câmbio avaliou a procura pelo rublo russo na Copa do Mundo da Rússia em 2018 na busca por respostas de um possível cenário para o Qatar.

No ano de 2018, a procura começou bem próxima ao evento, tendo início em maio, mês em que observamos um aumento de 460% na procura pelo rublo russo. Esse aumento se intensificou em junho, apresentando 1.780% de crescimento na busca em relação à procura média dos meses anteriores.

Considerando que a Copa do Mundo de 2022 acontecerá no mesmo período das eleições do Brasil, deixar a compra para última hora, conforme aconteceu em 2018, pode afetar diretamente nos gastos com câmbio, visto que a corrida eleitoral pode trazer volatilidade às moedas estrangeiras.

Por isso, se ainda não começou, clique aqui e compre sua moeda estrangeira com os melhores preços.

De olho no câmbio turismo: houve retorno aos patamares pré-pandemia?

Com a retomada de viagens internacionais e a queda do dólar no primeiro trimestre de 2022, o câmbio turismo ganhou fôlego, além de outras transações com moedas estrangeiras.

Mas será que os dados reafirmam esse cenário? Será que podemos ter a perspectiva de um retorno aos patamares pré-pandemia?

Acompanhe pela perspectiva da Europa Câmbio, empresa do Grupo B&T, uma das maiores redes de casas de câmbio do Brasil.

A Europa Câmbio viu a quantidade de operações de câmbio turismo saltar de 15,5 mil no primeiro semestre de 2021 para 70,7 mil no mesmo período deste ano. Isso representa um crescimento de 4,5 vezes, sinalizando a retomada aos patamares pré-pandemia, quando nos seis primeiros meses de 2019 a empresa registrou 89 mil operações.

A expectativa de Tulio Portella, diretor comercial do Grupo B&T, é que a Europa Câmbio supere, em 2022, as 180 mil operações de câmbio turismo realizadas em 2019, último ano antes dos lockdowns e fechamentos de fronteiras causados pelo novo coronavírus. 

A alta demanda já justifica investimentos em novas lojas físicas, onde os clientes podem, além de comprar o papel moeda para suas viagens, emitir cartões pré-pagos internacionais, contratar seguro-viagem, despachar itens via DHL Express, realizar pagamentos e recebimentos internacionais, entre outros serviços. Para o segundo semestre estão previstas a abertura de duas lojas Europa Câmbio, uma no Aeroporto Internacional de Brasília e outra no Shopping Center Norte, em São Paulo. Em junho deste ano a empresa inaugurou sua primeira loja no Aeroporto de Brasília.

COMERCIAL

Coreia do Sul aparece, pela primeira vez, como um dos cinco países com os quais o Brasil realizou importações. Saiba o porquê. 

Desde a série histórica passada pela B&T Câmbio, a Coreia do Sul apareceu, pela primeira vez, como um dos cinco principais países com os quais o Brasil realizou importações.

Tal resultado trouxe questionamentos: quais tipos de produtos os brasileiros estão consumindo do país? Há relação com a tecnologia, já que a Coreia é uma das nações mais fortes neste setor? E por que a entrada da Coreia do Sul neste ranking?

Vamos para algumas respostas. 

Na verdade, a Coreia do Sul atinge a quinta posição devido ao crescimento fraco na importação da Índia (3,6%), enquanto os demais países do ranking, como China, Estados Unidos, Argentina e Alemanha, cresceram em média 14,8%. 

Os principais produtos importados pelo Brasil da Coreia do Sul fazem parte da indústria de transformação, e não do setor de tecnologia. Os principais países de tecnologia são China, Estados Unidos e Hong Kong.

Valor de exportações para a China tem aumento de mais de 100% no 1º trimestre de 2022

De janeiro a março de 2022 houve o aumento de 110,4% no valor das exportações para a China, que saltou dos 4,35 bilhões de dólares para 9,17 bilhões, respectivamente. 

O acentuado volume é decorrente do aumento de exportação de carne bovina para a China e pela alta do preço dos produtos.

Sobre a B&T Câmbio

Fundada em 1993, a B&T Câmbio é a maior corretora de câmbio do Brasil, com operação em volume transacionado no setor, de acordo com o ranking do Banco Central, de US$ 35,5 bilhões entre 2018 e 2021. Já atendeu mais de 1 milhão de clientes e conta com soluções como pagamentos internacionais, câmbio turismo, transferências internacionais e comércio exterior.

Possui uma rede de mais de 40 lojas de câmbio espalhadas por todas as regiões do país (próprias e de correspondentes). A B&T oferece serviços de câmbio completos aos clientes (pessoas físicas e jurídicas), sempre com agilidade nos processos, redução de custos e excelência no atendimento.  A corretora é integrante do Grupo B&T, que detém ainda as marcas Europa Câmbio, B&T Consultoria e B&T Global.

Últimos Posts

Parceria B&T e CBTM completa 1 ano!

Por: | 28 de fevereiro de 2024

Em 2024 celebramos o nosso 1º ano de parceria com a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, que tem como propósito apoiar os sonhos de atletas por meio do esporte. A data é comemorada com muito orgulho e trouxe excelentes resultados nesse período, especialmente por estarmos em um ano tão importante, com os Jogos em […]

Ler Matéria

Confira 4 dicas sobre envio e recebimento de dinheiro do exterior

Por: | 16 de fevereiro de 2024

Enviar e receber dinheiro do exterior pode ser bem mais fácil do que muitos pensam. No entanto, é importante tomar alguns cuidados na hora de fazer sua operação. Neste conteúdo, vamos te dar 4 dicas para realizar suas transferências internacionais e ter uma experiência livre de preocupações. Vamos lá? Boa leitura! 1. Escolha a melhor […]

Ler Matéria

Como se planejar para uma viagem em família?

Por: | 2 de fevereiro de 2024

Planejar uma viagem em família para o exterior pode ser muito divertido, mas envolve alguns desafios. É importante pesquisar muito bem para não ter imprevistos, além de garantir a segurança e a alegria de toda a família. Nesse artigo vamos te dar 7 dicas para acertar no seu planejamento e realizar a melhor viagem de […]

Ler Matéria