Boletim B&T Câmbio - Setembro Boletim B&T Câmbio - Setembro

Boletim B&T Câmbio – Setembro

Por: | 8 de setembro de 2023 |

Super Quarta e a situação econômica brasileira nos Estados Unidos e na China. 

Confira a análise do Head de Câmbio da B&T, Diego Costa.

A economia brasileira vem demonstrando sinais positivos de recuperação, como evidenciado pela última leitura do PIB, que superou as expectativas ao apresentar um crescimento de 0,9% no segundo trimestre. Esse desempenho é um bom sinal, considerando os desafios econômicos enfrentados após a recessão de 2020.

O andamento das pautas fiscais no Congresso Nacional tem contribuído para melhorar a imagem do Brasil aos olhos dos investidores estrangeiros. A redução do déficit fiscal é fundamental para atrair esses investimentos. No entanto, ainda existem incertezas sobre os mecanismos que o governo utilizará para alcançar a receita de R$168 bilhões necessária para eliminar o déficit até 2024. Essas incertezas podem afetar a confiança dos investidores.

O Boletim Focus tem mantido as perspectivas de inflação e Selic estáveis, com exceção de 2024, onde a previsão do IPCA foi elevada para 3,87%. Isso sugere que o Banco Central tem cumprido bem a missão de controlar a inflação.

Nos Estados Unidos, a inflação ainda se mantém resistente, apesar dos aumentos nas taxas de juros realizados nos últimos meses pelo Fed. Os preços dos alimentos e da energia continuam a subir, sugerindo uma possível pressão inflacionária persistente que poderia levar a autoridade monetária a aumentar as taxas de juros novamente este ano. Para a próxima reunião, ainda neste mês, é esperado que o Fed mantenha a taxa básica de juros na faixa entre 5,25% e 5,5%, indicando que está avaliando cuidadosamente a situação econômica antes de tomar novas medidas.

O calendário de decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos inclui três reuniões este ano, todas coincidindo em datas. A “Super Quarta” é um evento de grande relevância para os mercados financeiros, pois pode ter um impacto substancial nos preços dos ativos. Portanto, é essencial estar atento às decisões do Fed e do Banco Central do Brasil, bem como às projeções divulgadas neste dia.

Comércio exterior

Vale destacar que o Brasil é altamente dependente de exportações, e a situação econômica dos seus principais parceiros comerciais, os Estados Unidos e a China, tem impacto direto em nossa moeda. A crescente dívida do governo americano e os desafios no mercado imobiliário da China reduziram o apetite dos investidores por ativos de risco. No entanto, a recente ação da China, que cortou as taxas de hipotecas e intensificou o suporte aos bancos, trouxe perspectivas mais otimistas para os mercados emergentes. Espera-se que esse estímulo econômico impulsione o crescimento do país e beneficie o câmbio brasileiro.

Diante desse cenário, o dólar tem se mantido abaixo dos R$5,00. A moeda brasileira tem sido beneficiada pelas melhores perspectivas no exterior, como abordamos, o que reduz o risco de uma maior queda no diferencial de taxas de juros de outras economias com o Brasil.

B&T Câmbio completa 30 anos

Em agosto, a B&T completou 30 anos de história e estamos muito felizes com os nossos resultados até aqui.

Fundada em 1993 por dois profissionais da área de finanças, a B&T surgiu do desejo de inovar e com o objetivo de prestar um serviço de excelência para o mercado. “Aos 19 anos eu já trabalhava em banco, na área de câmbio. Na década de 80, fui convidado a me juntar a um empresário do ramo para montar a corretora dele. Depois de quatro anos, tive a ideia de montar a minha própria corretora. Chamei o Benjamin, que trabalhava comigo há um tempo, para montarmos juntos, e assim nasceu a B&T”, relembra Tulio Santos – Sócio Fundador da B&T Câmbio.

Para Tulio, olhar a trajetória da B&T ao longo desses 30 anos e ver os resultados é muito gratificante. “Valeu a pena todo o esforço, coragem e disposição para inovar”, comemora.

Atualmente o Grupo B&T é composto pelas marcas B&T Câmbio, Europa Câmbio, B&T Global, B&T Serviços Financeiros e IZZI Remessas Internacionais. Veja nossos resultados.

Nossa operação

  • Escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e nos Estados Unidos, em Miami;
  • Mais de 40 lojas espalhadas pelo Brasil, próprias e de correspondentes;
  • Mais de 200 funcionários;
  • Proprietária da rede de casas de câmbio Europa Câmbio;
  • Criadora da Fintech e aplicativo IZZI Remessas Internacionais;
  • Mais de 1 milhão de clientes atendidos ao longo de mais de 30 anos de história;
  • USD 9 bilhões em operações de câmbio em 2022;
  • USD 7,6 bilhões de operações de câmbio comercial intermediadas pela B&T Câmbio com os maiores bancos em 2022;
  • USD 1,4 bilhão de operações de câmbio contratadas em 2022 em posição própria na B&T Câmbio.

O mês de agosto foi celebrado com comemorações muito especiais nos escritórios do Rio de Janeiro e de São Paulo, além de ser marcado por lembranças e histórias emocionantes sobre o início de tudo, assim como projeções para os próximos 30 anos da empresa.

Estamos muito felizes por chegar até aqui, tendo clientes que nos acompanham ao longo de toda essa trajetória. Vamos juntos fazer mais história nos próximos anos!

A gente faz câmbio & você faz história.

A pesquisa é a alma do negócio! Veja como não ser pego de surpresa em sua próxima viagem.

Ao planejar uma viagem internacional, a primeira preocupação do viajante são os custos em geral. Mas é importante estar atento, existem muitos cuidados a serem tomados antes de fechar todos os serviços necessários e isso envolve muita pesquisa e um fator que pode mudar tudo: a antecedência.

Em entrevista ao E-investidor, nosso diretor comercial e de varejo, Tulio Portella, afirma que, nem sempre o menor valor é a melhor opção para ser escolhida. Veja algumas dicas abaixo.

Para manter a segurança do seu dinheiro e garantir a sua viagem, sem preocupações, é importante ter organização e planejamento financeiro, antes de qualquer passo. Dessa forma você economiza e ainda tem margem para possíveis imprevistos e mudança de planos.

Ter flexibilidade de datas também pode ser um grande diferencial, levando em consideração que o preço das passagens e hospedagens podem mudar significativamente com a diferença de um ou dois dias.

Outro ponto de destaque é a pesquisa. Utilize plataformas de comparação de preços, busque referências e tenha empresas de confiança em seu radar. Além disso, para fazer suas operações de câmbio, procure por uma corretora com credibilidade no mercado. Para isso, conte com a B&T Câmbio.

Com os cuidados certos e um bom planejamento você garante a sua segurança e a de seus bens.

Confira a matéria na íntegra.

Argentina em alta como destino entre os turistas

Com as recentes desvalorizações do peso frente ao real, muitos brasileiros deixaram a Europa e os EUA como segunda opção e escolheram a Argentina como destino para a próxima viagem internacional.

De acordo com Paulo Victor Pereira, gerente de Varejo da B&T, essa mudança de destino para a Argentina vem ocorrendo desde o ano passado. “Esse movimento de brasileiros a turismo para o país, vem crescendo consideravelmente desde o ano de 2022, impulsionado pelo relaxamento das restrições para viagens e o poder de compra do real e dólar frente à economia Argentina”, explica.

Mas é importante saber que existe uma diferença de precificação entre dólar e peso, no país. Há setores voltados para o turismo como hotéis ou passeios, que são avaliados em dólar, e outros serviços como restaurantes ou lojas de roupas, que são precificados em peso.

Como no país existem mais de um tipo de dólar, uma dica para não ser pego de surpresa é buscar informações sobre as cotações atuais e optar pelo pagamento no débito, crédito ou cartões pré-pagos internacionais.

 

Últimos Posts

Confira 4 dicas sobre envio e recebimento de dinheiro do exterior

Por: | 16 de fevereiro de 2024

Enviar e receber dinheiro do exterior pode ser bem mais fácil do que muitos pensam. No entanto, é importante tomar alguns cuidados na hora de fazer sua operação. Neste conteúdo, vamos te dar 4 dicas para realizar suas transferências internacionais e ter uma experiência livre de preocupações. Vamos lá? Boa leitura! 1. Escolha a melhor […]

Ler Matéria

Como se planejar para uma viagem em família?

Por: | 2 de fevereiro de 2024

Planejar uma viagem em família para o exterior pode ser muito divertido, mas envolve alguns desafios. É importante pesquisar muito bem para não ter imprevistos, além de garantir a segurança e a alegria de toda a família. Nesse artigo vamos te dar 7 dicas para acertar no seu planejamento e realizar a melhor viagem de […]

Ler Matéria

Como obter a melhor cotação na tarifa de câmbio?

Por: | 19 de janeiro de 2024

Seja para viagens, comércio ou investimento, obter a melhor cotação na tarifa de câmbio é crucial para quem precisa realizar transações internacionais. Antes de realizar qualquer operação, é importante considerar todas as opções relevantes e escolher aquela que mais se adequa à sua realidade financeira. Nesse artigo, separamos algumas dicas que podem te ajudar a […]

Ler Matéria