Não faça câmbio com o banco Não faça câmbio com o banco

Por que você não deve fazer câmbio com o banco?

Por: | 3 de setembro de 2021 |

Muitas pessoas realizam suas operações de câmbio em bancos. Entretanto, o câmbio não é uma prioridade enquanto produto para essas instituições, e logo, pode se tornar uma dor de cabeça. Por isso, não faça câmbio com o banco.

Neste post, saiba os problemas que você pode evitar ao escolher a opção certa para suas operações de câmbio.

Operação de câmbio com o banco: por que evitar?

É possível ver ao navegar por sites como o Reclame Aqui, um número crescente de clientes insatisfeitos com suas operações de câmbio em bancos.

As situações variam e afetam tanto operações para pessoas físicas quanto jurídicas. Vamos abordar aqui algumas dessas reclamações e seus motivos.

Um caso é o de quem decide abrir uma conta PJ (Pessoa Jurídica) por ter conta como pessoa física no banco e acaba por ter problemas após o volume transacionado na operação de câmbio superar o volume previamente indicado no cadastro. 

Então, ao buscar o gerente e a agência para resolver o impasse, ou o cliente ficava restrito ao horário bancário, ou não conseguia ter uma resposta do que fazer.

Desse modo, algo que poderia ser visto e adequado dentro das normas, demorava mais do que deveria, prejudicando o negócio do cliente, assim como o planejamento financeiro

Pessoas Físicas (PF) também saem prejudicadas em suas operações de câmbio nos bancos, na maioria dos casos, ao precisar enviar dinheiro para ajudar familiares no exterior.

Alguns bancos solicitam até as últimas declarações do Imposto de Renda para aprovar uma transferência internacional.

O ciclo então se repete com o cliente recorrendo aos canais de atendimento e a transferência permanecendo parada, sem chegar ao seu destino.

Falta de conhecimento sobre a operação de câmbio

Além disso, outro problema bastante comum nessas reclamações é a falta de conhecimento técnico sobre a operação de câmbio.

O cliente, então, vê a solicitação de documentos desnecessários para o fechamento de câmbio, o que faz com que a operação não siga, pois novas documentações são pedidas e muitas vezes, sem necessidade.

Tal situação pode acarretar, inclusive, na devolução do valor ao pagador por conta do tempo de atraso do banco.

Custo-benefício da operação de câmbio

O custo-benefício também é alvo da insatisfação dos clientes. Em alguns bancos, você paga o valor do câmbio determinado pela instituição (sem negociação), o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e mais uma taxa operacional.

Com tantas taxas, você imaginaria um bom serviço, não é? Entretanto, é comum não ser feito no prazo ou ter o período de 5 dias úteis para a operação ser concluída.

Nesse sentido, a ineficácia dessas instituições de fazer a transferência na data combinada e o longo tempo de espera podem acarretar perdas não só devido à volatilidade do dólar, como também podem gerar multa contratual no exterior por falta de pagamento, já que o montante fica paralisado e indisponível até a operação ser de fato finalizada.

Bem melhor que banco

Com 28 anos de história, a B&T Câmbio é uma referência no mercado, sendo não só reconhecida pelas soluções tecnológicas em seus produtos e serviços, como também por ter o melhor atendimento.

Na B&T, você não perde tempo, pois sabemos exatamente os passos necessários para cada operação de câmbio. 

O cadastro fica pronto em até 24h e não é necessário abrir uma conta. Você também conta com flexibilidade no horário de atendimento (livre de horário bancário) e um serviço personalizado para a sua operação.

Nosso atendimento é reconhecido pela qualidade e atende ao que você precisa. A B&T é recomendada pela maioria dos seus clientes, ou seja, um resultado classificado na área de excelência em atendimento, em que mensura-se a lealdade dos clientes.

Quanto aos custos de suas operações, você economiza até 70% nos custos de câmbio se compararmos com os bancos e outras opções conhecidas.

A B&T tem como prioridade o câmbio, quando você opta por fazer negócio, sem o banco, conseguimos ter controle total sobre o valor do câmbio e do spread (diferença entre o preço de venda e compra do câmbio), permitindo maior negociação e consequentemente, podemos abaixar o preço, o que é mais vantajoso para você, cliente B&T.

Você também pode realizar remessas internacionais (de até 3.000 USD) por meio do nosso aplicativo, o EasyWay Remessas. Você economiza ao fazer suas transferências internacionais e pode enviar e receber dinheiro de e para vários países.

Deixe a B&T mostrar como é incomparável para você. 

Acesse nosso site.

Últimos Posts

Estratégias de proteção contra a volatilidade cambial

Por: | 24 de outubro de 2024

A volatilidade cambial é um desafio constante para empresas que operam no mercado internacional, pois oscilações nas taxas de câmbio podem impactar diretamente os custos, receitas e margens de lucro. Para mitigar esses riscos, é fundamental adotar estratégias eficazes de proteção cambial. Aqui estão algumas das principais: Contratos de Hedge Cambial Uma das estratégias mais […]

Ler Matéria

Boletim B&T Câmbio – Outubro

Por: | 10 de outubro de 2024

Visão do especialista Com Diego Gardi – Gerente da B&T Câmbio e Analista de Investimentos O que esperar do câmbio no último trimestre do ano? As últimas semanas foram movimentadas nas economias globais, com decisões importantes sobre juros nos EUA, a China anunciando pacotes de estímulos e, no cenário doméstico, a reunião do Copom (Comitê […]

Ler Matéria

Tipos de intercâmbio: veja a diferença entre 4 opções existentes

Por: | 30 de setembro de 2024

Se você sonha em morar fora do país, conhecer outras culturas ou aprender novos idiomas, você precisa conhecer os principais tipos de intercâmbio que existem. Fazer um intercâmbio é uma excelente oportunidade para se desenvolver pessoal e profissionalmente. Afinal, você vai conhecer pessoas de outras culturas e vai poder vivenciar experiências diferentes que vão te […]

Ler Matéria