Imagem de uma mapa com o recorte da China e notas de dólar Imagem de uma mapa com o recorte da China e notas de dólar

Ano-Novo Chinês: a importância de programar suas operações de Comex

Por: | 17 de janeiro de 2023 |

O Ano-Novo Chinês é o feriado mais importante na China e mobiliza todo o país em uma série de festividades. Se você realiza importações com esse país é fundamental se atentar aos prazos e impactos deste período. 

Em 2023, o feriado irá ocorrer no dia 22 de janeiro e o coelho é o símbolo deste ano. 

O evento é a confraternização mais popular da cultura chinesa e apesar de oficialmente durar três dias, o período pode se estender por uma semana ou até mais.

Fábricas também interrompem suas atividades por conta das celebrações, o que pode afetar linhas de produção, assim como o processo aduaneiro.

A China é o maior parceiro comercial do Brasil e tem grande influência no comércio internacional, visto que é o país que mais realiza exportações no mundo. Por isso, é essencial se programar.

Neste conteúdo, separamos as principais informações sobre este feriado, como se preparar para ele e também as principais dicas para realizar suas operações sem prejuízos ou atrasos.

Boa leitura!

O que é o Ano-Novo Chinês? 

O Ano-Novo Chinês comemora a passagem do ano a partir do calendário lunar, ou seja, após a orbitação dos 12 ciclos da lua. Desse modo, a primeira lua nova depois do solstício de inverno marca a virada do ano.

Vale lembrar que a China não segue o calendário gregoriano, adotado no Brasil e em muitos países ocidentais. Neste caso, o ano no calendário chinês dura 354 dias, e por não seguir as estações do ano como o gregoriano, a cada três anos é acrescentado um mês.

A Semana Dourada – nome pelo qual o feriado também é conhecido – começa uma semana a partir da véspera da virada. Empresas, fábricas e comércios fecham durante o período.

Leia também: Como funciona o financiamento para importação e exportação?

Quando será comemorado o feriado chinês em 2023?

Em 2023, o Ano-Novo Chinês começa no dia 22 de janeiro. A confraternização é uma das mais populares da cultura chinesa. A passagem do ano chinês acontece na primeira lua nova, entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro.

Quais são os principais impactos do Ano-Novo Chinês para o comércio exterior?

Negociar com outros países também inclui acompanhar festividades que podem afetar prazos. No caso do Ano-Novo Chinês, o gigante asiático só costuma aceitar pedidos que podem ser entregues antes do início do feriado.

A produção chinesa paralisa completamente na Semana Dourada e só retorna após o período de hiato. Além disso, alguns fabricantes podem ficar mais tempo em pausa, o que pode aumentar a previsão de entrega

Para fugir dos riscos de ficar sem as mercadorias durante o período de feriado, muitos importadores antecipam os pedidos, fazendo com que o país exportador acelere o ritmo de produção e envios. 

Lembre-se de levar em conta não só o ciclo de produção dos itens, mas também o tempo de trânsito desde a saída da fábrica de origem até o embarque e chegada no porto/aeroporto de destino.

Como se preparar para o Ano-Novo Chinês sem prejuízos? 

Se você trabalha no ramo de comércio exterior e tem negócios com a China é válido tomar alguns cuidados para não prejudicar suas operações. Nesse sentido, confira quatro dicas essenciais para o Ano-Novo Chinês.

Programação de compra antecipada

Com a pausa na produção de bens e outros produtos, você deve programar as importações, uma vez que muitas empresas irão antecipar seus pedidos e o ciclo de produção irá aumentar.

Ao antecipar suas operações, o trabalho pode aumentar no cuidado com documentações, neste conteúdo, explicamos sobre o principal documento, a declaração de importação com dicas valiosas para a extração. 

Planejamento e controle de estoque

Por conta do feriado suceder feriados brasileiros, a redução da demanda temporária pode mascarar as necessidades de estoque. Dessa forma, verifique a quantidade de mercadoria disponível antes do feriado chinês.

Leia também: Como funciona o câmbio na importação?

Dificuldade logística

Os transportes rodoviários aos terminais e portos ficam difíceis de contratação e os armazéns têm dificuldade na estufagem dos contêineres. Como apontamos ao longo do conteúdo, a Semana Dourada mobiliza todo o país, o que inclui sua logística. 

Aumento no valor do frete internacional

Pelo aumento da demanda, visto que vários países antecipam suas operações, o valor do frete internacional aumenta. Então, já sabe, isso deve estar no seu planejamento orçamentário. A B&T conta com vários serviços de Trade Finance que ajudam o importador e exportador em pagamentos, acesse aqui para conferir.

Conte com a B&T Câmbio

A B&T Câmbio tem mais de 29 anos no mercado e é especializada em operações financeiras entre o Brasil e o exterior. Já atendemos mais de 12 mil empresas e somos uma das maiores corretoras de câmbio do Brasil.

Temos a garantia de um serviço otimizado, feito por quem entende realmente do assunto e ainda com uma economia de até 70% nos custos de câmbio.

Contamos com diversos produtos e serviços para importadores e exportadores como pagamentos internacionais, financiamentos à importação e exportação, empréstimos externos e consultoria para assuntos cambiais, comerciais e tributários.

Nossas ferramentas são focadas em otimizar o processo de quem lida diariamente com comércio exterior. Por isso, contamos com soluções como DI Extract, que extrai a declaração de importação de forma rápida e automatizada no Siscomex.

Entre em contato com a nossa equipe e economize tempo e dinheiro, conte com a B&T Câmbio.

Últimos Posts

Boletim B&T XP – Março

Por: | 3 de abril de 2025

Visão do Especialista Com Diego Costa – Head de Câmbio da B&T XP Payroll reforça sinais de desaquecimento nos EUA e alimenta apostas em um possível corte de juros. O mês de março começa com o mercado de câmbio ainda altamente sensível às incertezas globais. Os dados mais recentes do mercado de trabalho nos Estados […]

Ler Matéria

Boletim B&T XP – Fevereiro

Por: | 6 de março de 2025

Visão do Especialista Com Diego Costa – Head de Câmbio da B&T XP Juros altos no Brasil e incertezas no cenário dos EUA A recente elevação da Selic para 13,25% reforça a posição do Brasil como o país com o maior juro real do mundo, ampliando o diferencial de taxas em relação a outras economias. […]

Ler Matéria

Boletim B&T XP – Janeiro

Por: | 14 de janeiro de 2025

Visão do Especialista Com Diego Costa | Head de Câmbio da B&T XP – Regiões Norte e Nordeste Transforme incertezas em oportunidades neste ano O ano de 2024 começou com uma projeção otimista: dólar a R$ 5,00, Selic em 9% a.a. e IPCA em 3,9%. Um cenário favorável, sem dúvida, mas que rapidamente se desfez, […]

Ler Matéria