O feriado de Martin Luther King Day e seu impacto no câmbio
O feriado nacional estadunidense de Martin Luther King Day é comemorado na terceira segunda-feira do mês de janeiro e celebra um dos maiores líderes da história norte-americana.
A data foi oficializada em 1983 e o período foi escolhido por se aproximar do aniversário de Martin Luther King, que lutou contra a discriminação racial na legislação americana, levando multidões em protesto pelo país.
Neste conteúdo, vamos explicar sobre a história deste feriado e como é celebrado nos Estados Unidos. Também iremos analisar essa data sob a perspectiva econômica e como ela pode impactar as operações de câmbio.
Boa leitura!
Quem foi Martin Luther King Jr
Martin Luther King Jr nasceu no dia 15 de janeiro de 1929 e se consolidou como um dos líderes mais importantes da história. Pastor de origem humilde, lutou contra o preconceito e a discriminação racial, e também reivindicava melhores condições de trabalho para a população negra e direitos para as mulheres.
Um dos momentos que mais marcaram a trajetória deste ativista foi quando Rosa Parks, uma mulher negra, foi presa por não ceder o seu lugar no ônibus para uma mulher branca. Martin Luther King liderou o boicote ao transporte público na cidade de Montgomery, em 1955, em defesa de Rosa e de toda população oprimida. O ato resultou na vitória do movimento e tornou ilegal a discriminação dentro de transportes coletivos.
Sua frase mais lendária foi “I have a dream” (Eu tenho um sonho), proclamada diante do Monumento a Lincoln, para mais de 250 mil pessoas, em 1963. Seu discurso neste dia marcou uma época e defendia um futuro com união e paz entre as raças. A manifestação civil que realizou em prol de causas e direitos igualitários para a população negra dos Estados Unidos percorreu o país em 13 anos de militância.
Como é comemorado o Dia de Martin Luther King?
A ideia do feriado dedicado a Martin Luther King foi proposta após o seu assassinato, em 1968. O representante democrata, John Conyers, e o senador republicano, Edward Brooke, apresentaram o projeto para que a data se tornasse um feriado nacional.
Martin Luther King é uma referência negra até os dias atuais e seu feriado é celebrado com cerimônias religiosas, marchas e celebrações públicas nos Estados Unidos. A televisão exibe documentários e filmes sobre o ativista e as escolas realizam programas específicos para a data.
Leia também: Ano-Novo Chinês: a importância de programar suas operações de Comex
Programe suas operações de câmbio antes do Martin Luther King Day
O feriado de Martin Luther King por ser um feriado nacional acarreta o fechamento dos mercados. Isso tem impacto direto em operações de câmbio como transferências e pagamentos internacionais com o dólar americano.
Por isso, é importante programar suas operações para antes da data do feriado, pois na segunda-feira, no dia 16 de janeiro, data do feriado em 2023, não terá a liquidação das transações – ou seja, a finalização do pagamento/transferência do montante. Essa situação se aplica caso realize operações com a moeda americana.
Logo, se você faz operações com esse país, comece a programar suas operações.
Conheça a B&T Câmbio
A B&T Câmbio tem mais de 29 anos no mercado e é especializada em operações financeiras entre o Brasil e o exterior. Já atendemos mais de 1 milhão de clientes e somos uma das maiores corretoras de câmbio do Brasil.
Temos a garantia de um serviço otimizado, feito por quem entende realmente do assunto e ainda com uma economia de até 70% nos custos de câmbio comparado aos grandes bancos.
Contamos com diversos produtos e serviços como pagamentos internacionais, transferências de dinheiro para diversos países, compra de papel-moeda, financiamentos à importação e exportação, empréstimos externos e consultoria para assuntos cambiais, comerciais e tributários.
Entre em contato com a nossa equipe e economize tempo e dinheiro, conte com a B&T Câmbio.