Estátua de Martin Luther King Jr Estátua de Martin Luther King Jr

O feriado de Martin Luther King Day e seu impacto no câmbio 

Por: | 16 de janeiro de 2023 |

O feriado nacional estadunidense de Martin Luther King Day é comemorado na terceira segunda-feira do mês de janeiro e celebra um dos maiores líderes da história norte-americana.

A data foi oficializada em 1983 e o período foi escolhido por se aproximar do aniversário de Martin Luther King, que lutou contra a discriminação racial na legislação americana, levando multidões em protesto pelo país.

Neste conteúdo, vamos explicar sobre a história deste feriado e como é celebrado nos Estados Unidos. Também iremos analisar essa data sob a perspectiva econômica e como ela pode impactar as operações de câmbio.

Boa leitura!

Quem foi Martin Luther King Jr

Martin Luther King Jr nasceu no dia 15 de janeiro de 1929 e se consolidou como um dos líderes mais importantes da história. Pastor de origem humilde, lutou contra o preconceito e a discriminação racial, e também reivindicava melhores condições de trabalho para a população negra e direitos para as mulheres.

Um dos momentos que mais marcaram a trajetória deste ativista foi quando Rosa Parks, uma mulher negra, foi presa por não ceder o seu lugar no ônibus para uma mulher branca. Martin Luther King liderou o boicote ao transporte público na cidade de Montgomery, em 1955, em defesa de Rosa e de toda população oprimida. O ato resultou na vitória do movimento e tornou ilegal a discriminação dentro de transportes coletivos. 

Sua frase mais lendária foi “I have a dream” (Eu tenho um sonho), proclamada diante do Monumento a Lincoln, para mais de 250 mil pessoas, em 1963. Seu discurso neste dia marcou uma época e defendia um futuro com união e paz entre as raças. A manifestação civil que realizou em prol de causas e direitos igualitários para a população negra dos Estados Unidos percorreu o país em 13 anos de militância.

Como é comemorado o Dia de Martin Luther King?

A ideia do feriado dedicado a Martin Luther King foi proposta após o seu assassinato, em 1968. O representante democrata, John Conyers, e o senador republicano, Edward Brooke, apresentaram o projeto para que a data se tornasse um feriado nacional.

Martin Luther King é uma referência negra até os dias atuais e seu feriado é celebrado com cerimônias religiosas, marchas e celebrações públicas nos Estados Unidos. A televisão exibe documentários e filmes sobre o ativista e as escolas realizam programas específicos para a data.

Leia também: Ano-Novo Chinês: a importância de programar suas operações de Comex

Programe suas operações de câmbio antes do Martin Luther King Day

O feriado de Martin Luther King por ser um feriado nacional acarreta o fechamento dos mercados. Isso tem impacto direto em operações de câmbio como transferências e pagamentos internacionais com o dólar americano.

Por isso, é importante programar suas operações para antes da data do feriado, pois na segunda-feira, no dia 16 de janeiro, data do feriado em 2023, não terá a liquidação das transações  – ou seja, a finalização do pagamento/transferência do montante. Essa situação se aplica caso realize operações com a moeda americana.

Logo, se você faz operações com esse país, comece a programar suas operações.

Conheça a B&T Câmbio

A B&T Câmbio tem mais de 29 anos no mercado e é especializada em operações financeiras entre o Brasil e o exterior. Já atendemos mais de 1 milhão de clientes e somos uma das maiores corretoras de câmbio do Brasil.

Temos a garantia de um serviço otimizado, feito por quem entende realmente do assunto e ainda com uma economia de até 70% nos custos de câmbio comparado aos grandes bancos.

Contamos com diversos produtos e serviços como pagamentos internacionais, transferências de dinheiro para diversos países, compra de papel-moeda, financiamentos à importação e exportação, empréstimos externos e consultoria para assuntos cambiais, comerciais e tributários.

Entre em contato com a nossa equipe e economize tempo e dinheiro, conte com a B&T Câmbio.

Últimos Posts

Boletim B&T Câmbio – Junho

Por: | 13 de junho de 2024

Visão de Especialista Com Diego Costa – Head de Câmbio da B&T – Norte e Nordeste Juros nos EUA e mercados globais: perspectivas para o Dólar no final do primeiro semestre A perspectiva de flexibilização da política monetária nos Estados Unidos impulsiona o otimismo nos mercados globais. No entanto, na reta final de maio, apesar […]

Ler Matéria

Conheça o Visto EB-5 de investidor: o caminho para se tornar residente nos EUA

Por: | 7 de junho de 2024

O sonho de viver nos Estados Unidos é compartilhado por muitas pessoas ao redor do mundo. Seja pela qualidade de vida, pelas oportunidades de negócios ou pelo desejo de oferecer um futuro melhor para a família, o país continua atraindo imigrantes de todas as partes. Uma das maneiras mais eficazes e rápidas de alcançar o […]

Ler Matéria

Intercâmbio no Canadá: veja 6 motivos para escolher o país

Por: | 29 de maio de 2024

Se você pensa em fazer um intercâmbio certamente já colocou o Canadá como uma de suas opções. Seja para estudar ou trabalhar, o país é uma excelente escolha para imigrantes. Selecionamos aqui 6 motivos que vão te ajudar a decidir se o Canadá será o seu próximo destino! O Canadá é o segundo maior país […]

Ler Matéria