Várias notas de cem e cinquenta reais numa superfície plana. Várias notas de cem e cinquenta reais numa superfície plana.

Boletim B&T Câmbio – Dezembro

Por: | 14 de dezembro de 2022 |

COMERCIAL

Giro do câmbio – Previsões sobre os principais eventos recentes do setor

De acordo com as últimas medidas que foram divulgadas pelo Boletim Focus do Banco Central, a inflação para 2022 e 2023 segue acima da meta. Já para o fim de 2022, o mercado espera que a Selic – a taxa básica de juros da economia – permaneça em 13,75% pela 22º semana. A reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) vai ocorrer entre os dias 12 e 13 de dezembro, e decidirá sobre os rumos de 2023. 

Até o dia 18 de novembro, o Brasil registrou fluxo cambial positivo de US$ 3,841 bilhões, conforme os dados do Banco Central. O segmento reúne os investimentos estrangeiros diretos e em carteira, remessas de lucro e pagamento de juros, entre outras operações. O resultado é calculado a partir da diferença entre o volume de moedas estrangeiras que ficaram e aquelas que saíram do país. No próximo dia 15 de dezembro sai um novo balanço.

O que muda com o novo marco cambial?

A partir do dia 31 de dezembro, entrará em vigor no país o Novo Marco Legal do Mercado de Câmbio Brasileiro, com a publicação da Lei n. 14.286 de 29 de dezembro de 2021.

As mudanças da nova lei propõem a desburocratização das operações financeiras internacionais no país e a forma como são fornecidas informações ao Banco Central (BC). A meta é reduzir o número de códigos de naturezas cambiais a partir de uma proposta mais dinâmica no registro das operações. Atualmente, são mais de 200 em vigor. 

Para quem atua no setor cambial, as mudanças previstas estão sendo vistas com otimismo. Embora ainda existam questões regulatórias, de documentações e compliance da nova lei passíveis de dúvidas, o Novo Marco simplifica e renova um mercado consolidado no Brasil. 

Para Tulio Portella, Diretor Comercial e Varejo da B&T Câmbio, o impacto da nova regulamentação para o mercado é positivo. “Acredito que no médio e longo prazo as mudanças serão muito bem-vindas para a nossa área. O setor de câmbio ficou por muito tempo esquecido, é só ver de qual época eram as regulamentações. O mundo evoluiu e o câmbio também. As transferências internacionais fazem parte de uma realidade cada vez mais presente na vida dos brasileiros. É importante essa modernização da regulamentação, atendendo novos mercados, novas opções de negócios, e principalmente, a desburocratização e a redução de custos para os clientes finais”, analisa o executivo.

As novas regras se aplicam para todas as operações com moeda estrangeira e transferências internacionais de reais realizadas por pessoas físicas e jurídicas, importadores, exportadores e instituições financeiras. 

Outra mudança é que pessoas físicas terão aumento no limite do valor de dinheiro em espécie para entrada ou saída do país. Dessa forma, viajantes estarão dispensados de declarar valores de até US$ 10 mil ou o equivalente em outra moeda.

“Este mercado ainda é muito concentrado nos grandes bancos. Isso não é positivo nem para o segmento, nem para os clientes. Eu enxergo algumas oportunidades interessantes com essas mudanças que estão por vir”, finaliza.

TURISMO

Especial Copa do Mundo – Acompanhe o movimento de compra do rial catariano na Europa Câmbio 

A Copa do Mundo do Catar começou no dia 20 de novembro e, de acordo com uma análise da Forward Keys, as reservas de voos para o Catar já são dez vezes maiores do que na época pré-pandemia. Em relação à compra do rial catariano, moeda do Catar, a Europa Câmbio registrou crescimento de 120% na quantidade de operações e de aumento em 118% no volume em novembro em comparação a outubro de 2022. 

As compras de moedas às vésperas da Copa não são novidade. Em 2018, na Copa da Rússia, as compras de rublo russo cresceram 1.780% no mês da competição, o que mostrou que não houve uma preparação por parte do consumidor nos meses anteriores. Agora na Copa do Catar, as buscas pela moeda subiram semanas antes do evento.

Para quem já está com as passagens compradas e ainda planeja assistir algum jogo no Catar, a B&T e Europa Câmbio possuem rial catariano para compra em todas as unidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Recife.

IZZI Remessas: Grupo B&T lança aplicativo de transferências internacionais

O Grupo B&T, da qual faz parte a B&T Câmbio, Europa Câmbio, B&T Global e B&T Consultoria, está lançando sua nova fintech: o IZZI Remessas, uma empresa focada em remessas internacionais que tem como objetivo descomplicar as transferências entre países. 

No aplicativo é possível fazer dois tipos de operações: o envio e recebimento via MoneyGram, onde o cliente pode sacar o dinheiro em espécie, disponível para mais de 200 países; e as transferências entre contas bancárias de mesma titularidade e titularidades diferentes, com envio para Europa e Estados Unidos.

O IZZI Remessas ainda conta com opções de pagamento por PIX, TED e em até 12x no cartão de crédito. O aplicativo em breve estará disponível para download em todas as lojas de aplicativos.

 

Últimos Posts

Tipos de intercâmbio: veja a diferença entre 4 opções existentes

Por: | 30 de setembro de 2024

Se você sonha em morar fora do país, conhecer outras culturas ou aprender novos idiomas, você precisa conhecer os principais tipos de intercâmbio que existem. Fazer um intercâmbio é uma excelente oportunidade para se desenvolver pessoal e profissionalmente. Afinal, você vai conhecer pessoas de outras culturas e vai poder vivenciar experiências diferentes que vão te […]

Ler Matéria

Boletim B&T Câmbio – Setembro

Por: | 16 de setembro de 2024

Visão do especialista Com Diego Costa – Head de Câmbio da B&T – Norte e Nordeste Qual a expectativa para a última Super Quarta do ano? Veja o que esperar. Com a última “Super Quarta” de 2024 se aproximando, o mercado financeiro aguarda ansiosamente as decisões de política monetária dos Estados Unidos e seus impactos […]

Ler Matéria

Onde investir para proteger o seu patrimônio?

Por: | 11 de setembro de 2024

Para aumentar a segurança do seu patrimônio, é fundamental que você, como investidor, tenha uma parte dos seus recursos em dólar.  O dólar é a moeda mais forte do mundo, e grande parte dos produtos que consumimos no nosso país está diretamente ligada ao preço da moeda americana.  No artigo de hoje, você vai conhecer […]

Ler Matéria