Conheça o Código Global de Câmbio e sua importância

Por: | 13 de setembro de 2019 |

A B&T Corretora opera no mercado de câmbio de acordo com padrões internacionais, seguindo os princípios fundamentais do Código Global de Conduta. Mas você sabe o que isso significa? Continue lendo para compreender melhor esse assunto e entender sua importância.

O que é o Código Global de Câmbio?

É um conjunto de princípios de boas práticas para o mercado de câmbio com o objetivo de reunir diretrizes para o funcionamento íntegro e eficiente do segmento, promovendo um mercado sólido, justo e transparente, no qual diversos participantes do mercado possam operar com confiança e eficiência, a preços competitivos e de acordo com os padrões aceitáveis de conduta.

O Código não impõe aos participantes do mercado obrigações legais ou regulatórias e também não substitui regulações e normas. Seu propósito, ao apontar boas práticas e processos aceitos globalmente, é servir como complemento às leis, normas e regulações locais.

Quais são os princípios fundamentais do Código Global?

· Ética: os participantes do mercado devem se comportar de maneira ética e profissional a fim de promover um mercado de câmbio justo e íntegro.

· Governança: estrutura de comando sólido e efetivo para identificar responsabilidades pela atividade no Mercado de Câmbio e garantir o monitoramento dessa atividade a fim de promover uma participação responsável no mercado cambial.

· Execução: o mercado de câmbio deve funcionar de maneira robusta, justa, aberta, líquida e transparente. Para isso acontecer, os participantes do mercado devem ser meticulosos ao negociar e executar bem as operações.

· Compartilhamento de Informações: a comunicação deve ser clara e precisa, a fim de que esta seja eficiente e protegida.

· Gerenciamento de Risco e Compliance: manter um ambiente de controle e de compliance robusto é fundamental para que possam identificar, gerenciar e registrar efetivamente os riscos associados à sua participação no mercado de câmbio.

· Processos de Confirmação e Liquidação: implementação de processos de pós-negociação eficientes de maneira que a liquidação de operações executadas aconteça de forma previsível e rápida.

A quem se aplica o Código Global de Câmbio?

 O Mercado de Câmbio é formado por um conjunto diversificado de participantes que se relacionam de maneiras diferentes e operam produtos de câmbio variados. Por isso, o Código Global foi escrito para ser aplicado a todos os participantes do Mercado de câmbio.

Agora que você já sabe a importância deste Código para a atuação no mercado cambial, aposte em uma empresa de confiança para realizar suas operações de câmbio. Escolha a B&T Corretora!

Últimos Posts

Tipos de intercâmbio: veja a diferença entre 4 opções existentes

Por: | 30 de setembro de 2024

Se você sonha em morar fora do país, conhecer outras culturas ou aprender novos idiomas, você precisa conhecer os principais tipos de intercâmbio que existem. Fazer um intercâmbio é uma excelente oportunidade para se desenvolver pessoal e profissionalmente. Afinal, você vai conhecer pessoas de outras culturas e vai poder vivenciar experiências diferentes que vão te […]

Ler Matéria

Boletim B&T Câmbio – Setembro

Por: | 16 de setembro de 2024

Visão do especialista Com Diego Costa – Head de Câmbio da B&T – Norte e Nordeste Qual a expectativa para a última Super Quarta do ano? Veja o que esperar. Com a última “Super Quarta” de 2024 se aproximando, o mercado financeiro aguarda ansiosamente as decisões de política monetária dos Estados Unidos e seus impactos […]

Ler Matéria

Onde investir para proteger o seu patrimônio?

Por: | 11 de setembro de 2024

Para aumentar a segurança do seu patrimônio, é fundamental que você, como investidor, tenha uma parte dos seus recursos em dólar.  O dólar é a moeda mais forte do mundo, e grande parte dos produtos que consumimos no nosso país está diretamente ligada ao preço da moeda americana.  No artigo de hoje, você vai conhecer […]

Ler Matéria