O que é nômade digital? O que é nômade digital?

Nômade digital: o que é e como receber de empresas estrangeiras?

Por: | 23 de março de 2022 |

Com a abertura para novos modelos de trabalho, o convencional escritório mudou na pandemia e o nômade digital, que já existia, tomou maior proporção em vários países do mundo a partir do home office

Mas você sabe o que significa ser um nômade digital?

O nômade digital é o profissional que trabalha pela internet e que executa suas funções de casa ou de qualquer lugar que queira estar. Geralmente, o computador é a principal ferramenta necessária para as atividades.

Se você deseja saber mais sobre esse tema e as principais profissões para nômades digitais, continue a leitura.

Também vamos te mostrar uma dica valiosa para economizar ao receber salários e remunerações de outros países, visto que como nômade digital você tem a vantagem de trabalhar para empresas estrangeiras mesmo morando no Brasil.

Vamos lá?

Como ser um nômade digital?

Se a sua função exige que você execute atividades presenciais de forma constante, pode ser mais difícil para você ser um nômade digital. 

Por exemplo, se você atua na área da saúde pode ser mais complicado não estar presente para atender seus pacientes.

No entanto, tem campos de atuação onde nômades digitais ganham cada vez mais força, justamente por uma adequação natural da área ao modelo de trabalho.

Entre esses profissionais, destacam-se aqueles que trabalham na área de comunicação, marketing, atendimento, design, produtos digitais e, principalmente, da área de tecnologia e computação.

Um levantamento da B&T Câmbio, a maior corretora de câmbio do Brasil, aponta que o volume de exportação de serviços em tecnologia e desenvolvimento aumentou 72% em 2021 se comparado ao ano anterior.

Isso pode ser explicado pela desvalorização do real e também pela alta na contratação de brasileiros por empresas estrangeiras.

As contratações acontecem, em sua maioria, de forma remota. Para atrair essas oportunidades é necessário ter o conhecimento adequado, conseguir se comunicar bem em inglês, ter capacidade de autogerenciamento e flexibilidade.

Além disso, vale atualizar os perfis em redes sociais como o LinkedIn, maior rede profissional do mundo, e estar atento a sites de busca de emprego onde empresas estrangeiras estejam presentes.

Leia também: Como abrir uma conta em dólar e o que muda com o novo marco legal do câmbio?

Profissões para nômades digitais

Separamos nesta lista 20 profissões onde é possível trabalhar como nômade digital. Confira!

  • Produtor de conteúdo
  • Tradutor
  • Programador
  • Desenvolvedor Web
  • Consultor de atendimento
  • Assistente de Marketing
  • Design Gráfico 
  • Editor de vídeos
  • Gestor de Mídias Sociais
  • Professor
  • Contador
  • Engenheiro de Software
  • Analista de Sistemas
  • Revisor
  • Analista de Produtos Digitais
  • Assistente Pessoal
  • Psicólogo
  • Influenciador Digital
  • Roteirista
  • Representante Comercial

Leia também: Conheça a nova funcionalidade do EasyWay Remessas: transferência internacional de conta para conta

Como receber seu dinheiro como nômade digital?

Para receber o salário ou pagamento pelos serviços que você prestou para uma empresa estrangeira enquanto nômade digital é necessário tomar alguns cuidados.

Isso acontece porque ao converter o valor recebido em moeda estrangeira para o real, você pode perder dinheiro com taxas, tarifas de câmbio e outras impostas por instituições financeiras.

Para proteger os seus ganhos desses riscos, a B&T Câmbio preparou um passo a passo sobre como receber dinheiro do exterior com uma economia de até 70% em relação aos bancos.

  1. Acesse o site da B&T e faça o seu cadastro para receber valores do exterior. Outra opção é falar diretamente com o atendimento por este link.
  1. Após essa etapa, enviamos um canal bancário internacional para o cliente, e dessa forma, ele pode passar para o pagador dele no exterior.
  1. Ao chegar a ordem de pagamento, o cliente é avisado pelo e-mail e também pela nossa equipe.
  1. Então, enviamos a cotação para o cliente já com o IOF (Imposto de Operações Financeiras) de 0,38%.
  1. Se o cliente estiver de acordo com a cotação, nós convertemos o valor em reais na conta do cliente no mesmo dia.

Leia também: Dicas de como comprar euro mais barato

Conheça a B&T Câmbio

A B&T Câmbio é uma referência no mercado e já atendeu mais de 1 milhão de pessoas e mais de 12 mil empresas.

Por meio da atuação em produtos e serviços de câmbio comercial e turismo, a empresa cobre 189 países e oferece soluções em operações financeiras internacionais para pessoas físicas e jurídicas com eficiência, segurança e qualidade.

Somos a maior corretora de câmbio do Brasil e contamos com a tecnologia em cada produto, serviço e ferramenta.

Descubra como fazer câmbio de forma econômica e tecnológica.

Entre em contato agora mesmo.

Últimos Posts

Confira 4 dicas sobre envio e recebimento de dinheiro do exterior

Por: | 16 de fevereiro de 2024

Enviar e receber dinheiro do exterior pode ser bem mais fácil do que muitos pensam. No entanto, é importante tomar alguns cuidados na hora de fazer sua operação. Neste conteúdo, vamos te dar 4 dicas para realizar suas transferências internacionais e ter uma experiência livre de preocupações. Vamos lá? Boa leitura! 1. Escolha a melhor […]

Ler Matéria

Como se planejar para uma viagem em família?

Por: | 2 de fevereiro de 2024

Planejar uma viagem em família para o exterior pode ser muito divertido, mas envolve alguns desafios. É importante pesquisar muito bem para não ter imprevistos, além de garantir a segurança e a alegria de toda a família. Nesse artigo vamos te dar 7 dicas para acertar no seu planejamento e realizar a melhor viagem de […]

Ler Matéria

Como obter a melhor cotação na tarifa de câmbio?

Por: | 19 de janeiro de 2024

Seja para viagens, comércio ou investimento, obter a melhor cotação na tarifa de câmbio é crucial para quem precisa realizar transações internacionais. Antes de realizar qualquer operação, é importante considerar todas as opções relevantes e escolher aquela que mais se adequa à sua realidade financeira. Nesse artigo, separamos algumas dicas que podem te ajudar a […]

Ler Matéria