O que é Invoice? O que é Invoice?

Invoice: o que é e para que serve?

Por: | 6 de maio de 2019 |

Invoice é o termo em inglês equivalente a uma Nota Fiscal no mercado internacional. Este é um documento comercial que formaliza uma operação de compra com uma empresa estrangeira, contendo informações sobre a pessoa/instituição tomadora do serviço, detalhes dos serviços prestados e valores pagos.

Neste post, conheça a nota fiscal usada em transações comerciais internacionais e saiba sobre sua importância e processo de emissão.

O que é uma Invoice?

A Invoice é um comprovante fiscal para formalizar uma operação financeira entre países diferentes e deve ser emitida em transações internacionais com valores acima de 3 mil dólares americanos ou valor similar em outra moeda estrangeira.

O documento é importante para a cobrança de valores entre as empresas que fizeram o acordo comercial e também regulamenta o processo dentro da lei, evitando possíveis complicações com a Receita Federal e outros órgãos.

Quando emitir uma Invoice?

A Invoice deve ser emitida em casos de relações comerciais internacionais como no caso de exportações e importações, o que pode envolver a compra e venda de produtos e serviços.

Entretanto, vale lembrar que não são todas as operações comerciais desse tipo que exigem o documento, embora ele seja indicado. Por exemplo, caso o valor da sua operação seja inferior a 3 mil dólares americanos, a emissão pode ser dispensada. No entanto, ter o Invoice é uma maneira de evitar problemas futuros com instituições reguladoras.

Quem deve emitir?

Por ser um documento de cobrança, tal como uma fatura, a Invoice deve ser emitida pelo responsável pela comercialização do produto ou do serviço.

Se você quer progredir com os seus negócios, é essencial ter atenção com esse documento e verificar o processo de emissão para a cidade que sua empresa está localizada, já que cada região possui particularidades.

Comercial Invoice e fatura proforma são a mesma coisa?

A fatura proforma é parecida com um orçamento. Durante os primeiros contatos entre futuros compradores e vendedores, são vistos os detalhes da operação de exportação que serão definidos entre 5% a 10% de diferença da realidade para a Comercial Invoice.

Por outro lado, a Comercial Invoice representa a operação comercial, ou seja, contém todas as informações iniciais que foram declaradas na fatura proforma e as demais que confirmam a realização da exportação. Ela é emitida pelo exportador em formulário próprio, preferencialmente com o texto em inglês ou no idioma do país importador, devendo ser preenchida de acordo com a regulamentação deste.

Quais dados devem ser registrados na Invoice?

Os itens que devem estar presentes em uma Invoice são:

  • Nome e endereço do exportador e do importador;
  • Tipo de transporte;
  • Locais de embarque e de desembarque;
  • Descrição completa da mercadoria;
  • Quantidade, peso bruto e líquido;
  • Moeda, preço unitário, valor total;
  • Termos ou condições de venda (INCOTERMS);
  • Assinatura do exportador;
  • Modalidade de pagamento;
  • Tipo de embalagem e número e marca de volumes;
  • Data de emissão.

Conheça o SIOP – Sistema de Informação de Ordem de Pagamento

Se você precisa realizar remessas internacionais, o SIOP te ajudará em todas as suas operações.

O Sistema de Informação de Ordem de Pagamento é uma exclusividade da B&T para eliminar a necessidade do envio de cópia do Swift (comprovante de pagamento) para identificação de transferências internacionais efetuadas.

A partir de cada operação de câmbio comercial realizada, um e-mail é gerado automaticamente para informar aos fornecedores externos sobre os pagamentos realizados pelos seus clientes no Brasil.

Para mais informações, procure um agente autorizado a realizar operações de câmbio.

Entre em contato com a B&T.

Escrito por Stefanny Souza – Comercial

Últimos Posts

Conheça o Visto EB-5 de investidor: o caminho para se tornar residente nos EUA

Por: | 7 de junho de 2024

O sonho de viver nos Estados Unidos é compartilhado por muitas pessoas ao redor do mundo. Seja pela qualidade de vida, pelas oportunidades de negócios ou pelo desejo de oferecer um futuro melhor para a família, o país continua atraindo imigrantes de todas as partes. Uma das maneiras mais eficazes e rápidas de alcançar o […]

Ler Matéria

Intercâmbio no Canadá: veja 6 motivos para escolher o país

Por: | 29 de maio de 2024

Se você pensa em fazer um intercâmbio certamente já colocou o Canadá como uma de suas opções. Seja para estudar ou trabalhar, o país é uma excelente escolha para imigrantes. Selecionamos aqui 6 motivos que vão te ajudar a decidir se o Canadá será o seu próximo destino! O Canadá é o segundo maior país […]

Ler Matéria

Receba dinheiro de qualquer lugar do mundo com o IZZI!

Por: | 24 de maio de 2024

Com a nova funcionalidade do app IZZI Transferências Internacionais é possível receber dinheiro do mundo todo, de conta para conta em até 14 moedas diferentes.  A nova função chegou para facilitar ainda mais a sua vida financeira! Com ela você pode receber dinheiro tanto de pessoa jurídica quanto de pessoa física (sendo da mesma titularidade […]

Ler Matéria