O que é IOF? Tire suas dúvidas sobre o imposto!

Por: | 17 de janeiro de 2024 |

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é um tributo federal aplicado sobre operações que envolvem cartão de crédito, câmbio, seguros e títulos imobiliários. Esse imposto está presente diariamente em nossas transações, tanto de empresas quanto de pessoas físicas.

Aqui vamos te explicar como o IOF funciona, quando ele é cobrado e muito mais. Continue a leitura e confira!

Qual a função do IOF?

Além de ser uma fonte de arrecadação do governo, esse imposto também é usado para regular a economia do país. Ou seja, com o IOF, o governo pode calcular como está a oferta e a demanda de crédito no Brasil. Quanto maior a arrecadação de IOF, mais operações financeiras ocorreram naquele período. E assim é possível realizar ajustes de taxas para controlar a economia, se necessário.

Quando o IOF é cobrado?

Existem algumas situações em que essa cobrança é realizada. Veja abaixo:

  • Compras com cartão de crédito fora do país (online ou presencialmente);
  • Compra ou venda de moeda estrangeira;
  • Saques usando o cartão de crédito; 
  • Empréstimo ou financiamento (exceto financiamento de imóveis residenciais);
  • Cheque especial ou crédito rotativo;
  • Resgate de investimentos;
  • Seguro.

É importante dizer que o tributo pode ser cobrado todo de uma só vez (como nas compras internacionais) ou sobre os dias da operação (como na utilização do cheque especial), tudo depende do tipo de operação financeira.

As alíquotas e forma de cálculo do tributo dependerão do tipo de operação financeira realizada. Veja abaixo alguns casos:

IOF para compras internacionais no cartão

Para este tipo de transação, é  cobrado 4,38% de IOF sobre o valor de compras e saques realizados no exterior com o cartão de crédito ou pré-pago.

A mesma cobrança também vale para compras feitas no Brasil em sites do exterior. As compras com o cartão de crédito dentro do país não pagam IOF.

IOF para compra de moeda estrangeira

Para compra de moedas estrangeiras em espécie, é cobrado 0,38% de IOF pela operação de câmbio. 

IOF para transferências internacionais

Para enviar dinheiro para o exterior, o valor do IOF é de 0,38% para terceiros e 1,1% para contas de mesma titularidade. Caso queira receber uma transferência internacional, o valor é de 0,38%.

IOF para investimentos

Para alguns investimentos, o valor do IOF varia de acordo com o tempo entre a aplicação e o resgate, indo de zero a 96% dos rendimentos. 

IOF para seguros

Neste caso, o valor do IOF varia entre 0,38% e 25% e pode ser aplicado sobre o prêmio ou o valor pago (à vista ou em parcelas) à seguradora. 

No seguro de vida, por exemplo, o imposto é de 0,38% sobre o prêmio do seguro. Já para o seguro de carros, o valor do IOF é de 7,38% sobre o montante pago.

Como pagar um IOF menor em transferências internacionais?

Reduzir o IOF legalmente pode ser desafiador, pois as taxas são determinadas pelo governo e são aplicadas de acordo com a legislação vigente. Mas, listamos algumas  dicas que podem ajudar a minimizar os custos:

Escolha uma modalidade de transferência mais vantajosa:

Dependendo do método escolhido para a transferência, as taxas podem variar. Bancos, corretoras de câmbio e serviços de transferência online têm diferentes políticas e custos associados. A nossa dica é que busque uma assessoria especializada em um corretora de câmbio para ter acesso à forma de transferência internacional ideal para você, evitando possíveis prejuízos com transações erradas.

Use serviços de transferência online:

Os impostos cobrados para as instituições são os mesmos, sendo assim, para ter uma economia que vale a pena, escolha uma empresa com melhores as tarifas.  As plataformas e aplicativos online oferecem tarifas mais competitivas em comparação com os bancos tradicionais. Pesquise diferentes serviços e compare antes de escolher a melhor opção. Para isso, conte com o IZZI Tranferências Internacionais.

Faça transferências em lotes:

Algumas instituições financeiras oferecem descontos para transferências maiores. Se possível, agrupe várias transferências em uma única transação para reduzir as tarifas proporcionais.

Use empresas de câmbio especializadas:

Empresas especializadas em câmbio muitas vezes oferecem taxas mais favoráveis do que os bancos tradicionais. Elas podem oferecer cotações mais competitivas e menor margem de lucro. A B&T Câmbio tem especialistas que podem esclarecer todas as suas dúvidas sobre a melhor cotação para você.

Evite o uso de cartões de crédito:

Transferências internacionais por meio de cartões de crédito podem gerar tarifas adicionais e geralmente possuem valores mais altos de IOF, além da impossibilidade de negociação do câmbio.

Esteja ciente das isenções:

Certas transações, como aquelas destinadas à educação e manutenção de dependentes no exterior, podem ter alíquotas de IOF reduzidas ou até mesmo serem isentas. Consulte a legislação atualizada para verificar se você se qualifica para alguma isenção.

Lembre-se de que as leis fiscais podem mudar, e é sempre aconselhável consultar um profissional de finanças ou uma corretora de câmbio para obter orientação específica sobre a legislação atualizada e as melhores práticas para reduzir os custos em transferências internacionais.

Conheça o IZZI Transferências Internacionais

O IZZI Transferências Internacionais é um app de transferências internacionais que facilita sua rotina de envios de dinheiro para o exterior. Com o nosso app você manda o seu dinheiro de um jeito rápido e seguro e pode realizar suas transferências de duas formas: de conta para conta ou via MoneyGram.

Nos envios de conta para conta, você pode enviar do Brasil para os Estados Unidos e Europa. Já via MoneyGram, é possível enviar e receber dinheiro para saque, em todo o mundo.

Para uma viagem ainda mais segura e econômica, conte com o IZZI Transferências Internacionais.

 

Fonte: https://izziremessas.com.br/o-que-e-iof-tire-suas-duvidas-sobre-o-imposto/ 

Últimos Posts

Boletim B&T Câmbio – Julho

Por: | 15 de julho de 2024

Visão de Especialista Com Tulio Portella – Diretor Comercial da B&T B&T e XP: parceria transformadora para o mercado de câmbio. A união entre as marcas B&T Câmbio e XP Inc. representa um marco no mercado de câmbio brasileiro e vai beneficiar a todos: os clientes, o mercado e o país como um todo. Esta […]

Ler Matéria

Veja 4 vantagens ao internacionalizar a sua empresa

Por: | 8 de julho de 2024

Existem muitos motivos que levam um empresário à internacionalização de sua empresa. A necessidade de manter o negócio competitivo no mercado e alcançar um crescimento sustentável tem sido um grande motivo para levar as empresas para o exterior. Sabemos que expandir para fora do país pode parecer desafiador, mas existem muitas vantagens também. Neste artigo, […]

Ler Matéria

Contratar um seguro-viagem é obrigatório?

Por: | 1 de julho de 2024

Viajar é uma das melhores experiências que podemos ter. Conhecer novos lugares, culturas e pessoas amplia nossos horizontes e nos proporciona momentos inesquecíveis. Porém, sabemos que imprevistos podem acontecer, e é aí que entra a importância do seguro-viagem. Mas, afinal, o seguro-viagem é obrigatório? A resposta é: depende do destino e do tipo de viagem. […]

Ler Matéria