Possíveis efeitos da Guerra da Ucrânia para o Brasil Possíveis efeitos da Guerra da Ucrânia para o Brasil

Os possíveis efeitos da Guerra da Ucrânia para o Brasil

Por: | 28 de março de 2022 |

A guerra da Ucrânia vem afetando diversos países e suas economias, inclusive a do Brasil. Isso acontece uma vez que tanto a Rússia, que começou o conflito, quanto a Ucrânia, são importantes fornecedores mundiais.

O que tem relação com o preço das commodities como petróleo, gás natural, trigo e milho e como a guerra estaria pressionando o valor desses produtos, já que os países envolvidos fornecem estes bens.

Assim, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), é esperado que a inflação cresça no mundo e a economia mundial diminua o ritmo. Para o Brasil, alguns efeitos são considerados em curto e longo prazo.

Neste post, separamos alguns dos possíveis impactos do conflito para o Brasil. Boa leitura!

Alimentos

A Rússia é um dos principais fornecedores de insumos agrícolas para o Brasil. O Departamento de Relações Exteriores da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Derex/Fiesp) apontou que o país ocupa a 6º posição no quadro de importações feitas pelo Brasil.

Tal ponto trouxe preocupação com o início do conflito uma vez que a Rússia representa 25% dos fertilizantes usados nas safras e o Brasil tem o agronegócio como um pilar da economia.

No entanto, de acordo com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o Brasil tem estoque de fertilizantes por mais três meses. O Ministério já começou a negociar com outros fornecedores como Irã e Canadá, para caso a guerra se estenda.

Além disso, a Rússia é a principal exportadora de trigo no mundo e a Ucrânia ocupa a 4º posição no ranking. Por ser uma commodity, as sanções impostas à Rússia e todo o conflito, fizeram com que os valores subissem pelo risco de escassez. 

Mesmo o Brasil não dependendo unicamente do trigo da Rússia e da Ucrânia, as flutuações impactaram os preços dos produtos, assim como a questão dos insumos agrícolas mencionados antes. 

Outras commodities como milho, principal alimento utilizado pela pecuária, também dispararam, o que consequentemente causou um aumento no preço das carnes.

Além disso, outra questão que afeta os preços dos alimentos tem relação com o preço dos combustíveis, já que o transporte no Brasil é feito, em sua maioria, por rodovias.

Leia também: Empresas que saíram da Rússia e as sanções econômicas ao país

Combustíveis

Com o conflito entre Rússia e Ucrânia, dois dos principais fornecedores de bens como petróleo e gás natural, o efeito nos combustíveis já era esperado pelo mercado.

De acordo com especialistas, o barril do petróleo deve continuar acima de 100 dólares por algum tempo, mesmo que a guerra acabe. No início de março, chegou a ser negociado em 111 reais, o que significou um aumento de 44% em relação ao mês de dezembro do ano anterior.

Além disso, o real, vem se valorizando em relação ao dólar, e isso, para a economia, se mostra como uma espécie de contenção para os combustíveis não subirem mais no Brasil até esse momento.

Câmbio

De acordo com levantamento da provedora de informações financeiras Economatica, o dólar teve uma desvalorização de 12,72% em relação ao real na referência Ptax para venda desde o início do trimestre.

Vale lembrar que o dólar Ptax é uma referência para instituições financeiras que atuam no mercado de câmbio e reúne a média de cotações apuradas pelo Banco Central.

Leia também: Como funciona a cotação do dólar?

A valorização do real tem relação com o fato de que o Banco Central subiu a taxa de juros para conter a inflação e isso chama atenção de investidores, o que traz dólares ao país.

Além disso, com o conflito, os investidores também passaram a buscar novos mercados emergentes, tal como o Brasil. Outro ponto é que pelo país ser um importante exportador de commodities, beneficia o real e abre perspectivas para a entrada em outros mercados globais.

Conheça a B&T Câmbio

A B&T Câmbio é uma referência no mercado e já atendeu mais de 1 milhão de pessoas e mais de 12 mil empresas.

Somos a maior corretora de câmbio do Brasil e contamos com uma rede de mais de 40 lojas de câmbio espalhadas por todas as regiões do país, próprias e de correspondentes. 

Por meio da atuação em produtos e serviços de câmbio comercial e turismo, a empresa cobre 189 países e oferece soluções para pessoas físicas e jurídicas com eficiência, segurança e qualidade.

Confira os nossos produtos e serviços aqui!

Últimos Posts

Boletim B&T Câmbio – Julho

Por: | 15 de julho de 2024

Visão de Especialista Com Tulio Portella – Diretor Comercial da B&T B&T e XP: parceria transformadora para o mercado de câmbio. A união entre as marcas B&T Câmbio e XP Inc. representa um marco no mercado de câmbio brasileiro e vai beneficiar a todos: os clientes, o mercado e o país como um todo. Esta […]

Ler Matéria

Veja 4 vantagens ao internacionalizar a sua empresa

Por: | 8 de julho de 2024

Existem muitos motivos que levam um empresário à internacionalização de sua empresa. A necessidade de manter o negócio competitivo no mercado e alcançar um crescimento sustentável tem sido um grande motivo para levar as empresas para o exterior. Sabemos que expandir para fora do país pode parecer desafiador, mas existem muitas vantagens também. Neste artigo, […]

Ler Matéria

Contratar um seguro-viagem é obrigatório?

Por: | 1 de julho de 2024

Viajar é uma das melhores experiências que podemos ter. Conhecer novos lugares, culturas e pessoas amplia nossos horizontes e nos proporciona momentos inesquecíveis. Porém, sabemos que imprevistos podem acontecer, e é aí que entra a importância do seguro-viagem. Mas, afinal, o seguro-viagem é obrigatório? A resposta é: depende do destino e do tipo de viagem. […]

Ler Matéria