ETIAS: saiba mais sobre o novo documento europeu

Por: | 8 de novembro de 2023 |

O ETIAS – Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem não é um visto, mas sim uma autorização de viagem eletrônica. O sistema, criado pela União Europeia, identifica possíveis riscos de segurança antes da chegada dos viajantes.

Se está pensando em viajar para a Europa continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o documento!

O que é o ETIAS?

Você já deve ter ouvido falar do Espaço Schengen, uma área composta por 27 países europeus que não exigem passaporte e não possuem nenhum outro tipo de controle de fronteira.

Pensando em reduzir os riscos e promover o controle dos viajantes, a União Europeia decidiu instaurar o ETIAS para essa região. Com esse novo documento, a entrada nos países se torna mais segura, sendo possível garantir a verificação de antecedentes e assim, manter o nível de segurança elevado. Com o ETIAS, o viajante elegível garante uma pré-autorização para a entrada em qualquer país da região.

É importante lembrar que não são todos os países da Europa que fazem parte do Espaço Schengen, portanto, o documento não é exigido em todo o continente europeu.

Além disso, o ETIAS será exigido para viagens de até 90 dias, sendo consecutivas ou não.

Quando começa a valer?

O Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem está em processo de liberação há alguns anos. Recentemente foi divulgado pela Comissão Europeia que a obrigatoriedade do documento seria a partir de 2024, porém o início da vigência foi novamente adiado para maio de 2025. Com isso, ganha-se mais tempo para visitar o continente europeu sem a necessidade do ETIAS.

Como emitir?

Para emitir o ETIAS, será necessário fazer uma solicitação pela internet. Após preencher o formulário e pagar a taxa estipulada de 7 € (cerca de R$ 37,00), é necessário aguardar a liberação. Caso as informações não apresentem nenhuma divergência, seu documento será liberado em até 10 minutos. Após aprovado, o documento terá validade de três anos, ou até o vencimento do passaporte do titular.

O documento também é exigido para menores de 18 anos, porém estarão isentos da cobrança de taxa.

Prontinho, agora você já está por dentro das principais informações sobre o novo documento exigido para viajar para a Europa, que tal começar a se preparar?

Ah, e não se esqueça, o IZZI Transferências Internacionais quer te acompanhar em todas as suas viagens! Baixe o app e saiba mais.

Conheça o IZZI Transferências Internacionais

O IZZI Transferências Internacionais é um app de transferências internacionais que facilita sua rotina de envios de dinheiro para o exterior. Com o nosso app você manda o seu dinheiro de um jeito rápido e seguro e pode realizar suas transferências de duas formas: de conta para conta ou via MoneyGram.

Nos envios de conta para conta, você pode enviar do Brasil para os Estados Unidos e Europa. Já via MoneyGram, é possível enviar e receber dinheiro para saque, em todo o mundo.

Saiba mais sobre o IZZI Transferências Internacionais.

Fonte: https://izziremessas.com.br/etias-saiba-mais-sobre-o-novo-documento-europeu/ 

Últimos Posts

Boletim B&T XP – Junho/25

Por: | 9 de junho de 2025

Apresentamos o B&T InvestBack: um produto que faz o seu dinheiro render enquanto aguarda a liquidação. Quem é cliente B&T XP sabe que estamos sempre em busca de inovação! Por isso criamos o B&T InvestBack, um produto que vai mudar o jeito de fazer câmbio futuro. Com ele é possível programar a remessa de câmbio […]

Ler Matéria

Boletim B&T XP – Maio/25

Por: | 6 de maio de 2025

Visão do especialista Com Bruno Nascimento – Gerente de Relacionamento B&T XP Abril termina com dólar em queda e mercados atentos à guerra comercial e política monetária. O mês de abril começou com apreensão entre os investidores, diante da implementação de tarifas comerciais recíprocas pelos Estados Unidos — ação denominada pelo presidente Donald Trump como […]

Ler Matéria

Boletim B&T XP – Abril

Por: | 29 de abril de 2025

Visão do Especialista Com Diego Costa – Head de Câmbio da B&T XP O câmbio ainda não encontrou paz e não deve encontrar tão cedo. A inflação brasileira continua resistente, com pressões que dificultam a convergência para a meta. A taxa Selic deve voltar a subir, o que expõe a dificuldade em calibrar a política […]

Ler Matéria