Mão segurando um globo terrestre iluminado por alguns pontos. Mão segurando um globo terrestre iluminado por alguns pontos.

Segundo estudo da B&T, exportação de serviços em tecnologia cresceu 32% em 2022

Por: | 30 de maio de 2023 |

A exportação de serviços de tecnologia apresentou aumento de 32% em 2022 comparado ao ano anterior, segundo dados de transações da natureza de serviços de computação realizadas pela B&T Câmbio, uma das maiores corretoras de câmbio do país. 

O primeiro levantamento deste tipo foi realizado pela corretora em 2021, e apontou que, comparado a 2019, houve um aumento de 72% no volume de exportação de serviços em tecnologia. 

Embora com crescimento menor do que o de 2021, o levantamento mostra que a tendência de exportação de profissionais deste segmento ainda é uma realidade. 

De acordo com Vivian Portella, CEO da B&T Câmbio e Diretora de Negócios Internacionais do Grupo B&T, esse crescimento pode estar atrelado a vários fatores, como a necessidade de as empresas migrarem para o ambiente digital durante e após a pandemia, o que aumentou a demanda por desenvolvimento de sistemas e plataformas online, o que estimulou o mercado de tecnologia.

A depreciação do real, o baixo custo para a contratação de empresas e profissionais brasileiros e a forte tendência de internacionalização de mão de obra tomou maior proporção pela tendência do home office – o ‘novo normal’ para muitas empresas.

Leia também: Dolarização: como construir uma aposentadoria em dólar

A quantidade de operações também cresceu. No ano passado alcançou 5,3 mil operações desta natureza. Quando em 2020, este número era de apenas 2,8 mil operações. 

Entre os serviços presentes no levantamento estão:

  • Atividades de desenvolvimento, produção, documentação, venda ou licenciamento de software personalizado;
  • Consultoria em hardware e software; gestão terceirizada de serviços de computação;
  • Instalação, manutenção e reparo de sistemas de software e hardware;
  • Serviços de armazenamento e processamento de dados;
  • Hospedagem de aplicativos, abrangendo páginas da web; e fornecimento de aplicativos online.

O estudo da B&T Câmbio já saiu em veículos de imprensa como EXAME, TI Inside e Economia em Pauta.

Conheça a B&T Câmbio

A B&T Câmbio tem 30 anos de trajetória e oferece operações financeiras entre o Brasil e mais de 189 países. Já atendemos mais de 1 milhão de clientes e somos uma das maiores corretoras de câmbio do Brasil.

Temos a garantia de um serviço otimizado, feito por quem entende realmente do assunto e ainda com uma economia de até 70% nos custos de câmbio comparado aos grandes bancos.

Contamos com diversos produtos e serviços como pagamentos internacionais, transferências de dinheiro para diversos países, recebimentos internacionais, compra de papel-moeda, financiamentos à importação e exportação, e consultoria para assuntos cambiais, comerciais e tributários.

 

Entre em contato com a nossa equipe e economize tempo e dinheiro, conte com a B&T Câmbio.

 

Últimos Posts

Boletim B&T XP – Junho/25

Por: | 9 de junho de 2025

Apresentamos o B&T InvestBack: um produto que faz o seu dinheiro render enquanto aguarda a liquidação. Quem é cliente B&T XP sabe que estamos sempre em busca de inovação! Por isso criamos o B&T InvestBack, um produto que vai mudar o jeito de fazer câmbio futuro. Com ele é possível programar a remessa de câmbio […]

Ler Matéria

Boletim B&T XP – Maio/25

Por: | 6 de maio de 2025

Visão do especialista Com Bruno Nascimento – Gerente de Relacionamento B&T XP Abril termina com dólar em queda e mercados atentos à guerra comercial e política monetária. O mês de abril começou com apreensão entre os investidores, diante da implementação de tarifas comerciais recíprocas pelos Estados Unidos — ação denominada pelo presidente Donald Trump como […]

Ler Matéria

Boletim B&T XP – Abril

Por: | 29 de abril de 2025

Visão do Especialista Com Diego Costa – Head de Câmbio da B&T XP O câmbio ainda não encontrou paz e não deve encontrar tão cedo. A inflação brasileira continua resistente, com pressões que dificultam a convergência para a meta. A taxa Selic deve voltar a subir, o que expõe a dificuldade em calibrar a política […]

Ler Matéria